TNT 0 Denunciar post Postado Novembro 6, 2009 Olá a todos. Seguinte: tenho experiência com MySql e php, sempre trabalhei com as duas linguagens e tudo mais. Porém, agora me surgiu a necessidade de trabalhar com Delphi/MySql e estou com uma dúvida. Quem conhece php, deve saber que para usar o MySql deve-se instalar o banco no servidor e a partir disso trabalhar sobre ele. Sempre utilizei phpmyadmin para facilitar, inclusive. Gostaria de saber como isso funciona no Delphi. Preciso integrar o programa com o banco de dados, entretanto, não quero que o usuário precise instalar nada relacionado ao mysql. Ou seja, o usuário instala o programa e todos os arquivos necessários para que o banco de dados funcione são instalados no mesmo instante. Analisei uma aplicação que utiliza banco de dados, no caso o Firebird, e vi que é possível fazê-lo funcionar exatamente como eu quero, com os arquivos integrados à minha aplicação. Porém, como tenho familiaridade com o MySql, gostaria de saber se é possível que se trabalhe da mesma forma com ele. Alguém poderia me explicar basicamente, ou ao menos fornecer um link sobre como fazer esta integração? Pesquisei mas realmente não consegui sanar esta minha dúvida. Desde já agradeço pela atenção. Até mais. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bdexterholland 0 Denunciar post Postado Novembro 9, 2009 Olá, Dá para fazer esta conexão com o MySQL assim como você esperimentou com o FireBird, porém, o Delphi não tráz nenhum componente que faça a conexão com o MySQL sem algum truque (acredito que o delphi 2009 traga sim) Para conectar o Delphi ao MySQL 5, você pode usar ADO ou usar DBExpress. Para usar ADO, você precisa instalar um driver ODBC disponível no site do MySQL, para o DBExpress, você precisar realizar alguns ajustes no arquivo de configuração do DBExpress, você pode usar também os Componentes ZEOS, com eles será fácil realizar a conexão Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elisei 0 Denunciar post Postado Novembro 9, 2009 Olá a todos. Seguinte: tenho experiência com MySql e php, sempre trabalhei com as duas linguagens e tudo mais. Porém, agora me surgiu a necessidade de trabalhar com Delphi/MySql e estou com uma dúvida. Quem conhece php, deve saber que para usar o MySql deve-se instalar o banco no servidor e a partir disso trabalhar sobre ele. Sempre utilizei phpmyadmin para facilitar, inclusive. Gostaria de saber como isso funciona no Delphi. Preciso integrar o programa com o banco de dados, entretanto, não quero que o usuário precise instalar nada relacionado ao mysql. Ou seja, o usuário instala o programa e todos os arquivos necessários para que o banco de dados funcione são instalados no mesmo instante. Analisei uma aplicação que utiliza banco de dados, no caso o Firebird, e vi que é possível fazê-lo funcionar exatamente como eu quero, com os arquivos integrados à minha aplicação. Porém, como tenho familiaridade com o MySql, gostaria de saber se é possível que se trabalhe da mesma forma com ele. Alguém poderia me explicar basicamente, ou ao menos fornecer um link sobre como fazer esta integração? Pesquisei mas realmente não consegui sanar esta minha dúvida. Desde já agradeço pela atenção. Até mais. Olá TNT, boa tarde! Estou com a mesma dúvida sua e ainda nao consegui achar uma solução. TEnho uma aplicação em Delhpi cuja conexão estabeleci como nativa po intermédio do componente ZEOS Lib. Porém não quero copiar todo o gerenciador MySQL para a máquina do Cliente, que pesa mais ou menos 300 mb. Minha plaicação tem 5 mb. Quero instalar somente os arquivos de banco de dados como tabelas e estruturas e algum mecanismo que faça a manutenção nos mesmos. Acredito que tenha jeito sim, de levar somente o banco de dados e não o gerenciador inteiro. Estou em busca desta solução e qualquer coisa eu te aviso! Grande abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elisei 0 Denunciar post Postado Novembro 11, 2009 Alguem sabe como instalar o cliente Mysql? Quais arquivos precisam ser copiados para a máquina? Obrigado pela atenção! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TNT 0 Denunciar post Postado Novembro 16, 2009 Olá, Dá para fazer esta conexão com o MySQL assim como você esperimentou com o FireBird, porém, o Delphi não tráz nenhum componente que faça a conexão com o MySQL sem algum truque (acredito que o delphi 2009 traga sim) Para conectar o Delphi ao MySQL 5, você pode usar ADO ou usar DBExpress. Para usar ADO, você precisa instalar um driver ODBC disponível no site do MySQL, para o DBExpress, você precisar realizar alguns ajustes no arquivo de configuração do DBExpress, você pode usar também os Componentes ZEOS, com eles será fácil realizar a conexão Mas aí é que está o problema. Eu não experimentei com o Firebird, até porque nem saberia fazer isso. Eu apenas analisei os arquivos instalados com a aplicação e percebi que o programador havia utilizado o Firebird da maneira que eu gostaria de utilizar o MySql. Minha dúvida creio que seja exatamente a mesma do Elisei: como conectar o programa com o MySql na máquina do cliente? Na minha até tenho uma noção, instala-se o servidor e faz a conexão. Mas na do cliente como instalarei o MySql inteiro só para fazer o programa funcionar? Imagino que deva ser instalado apenas o cliente e essa é minha dúvida: como fazer isso? Obrigado pela atenção e desculpe a demora em responder. Até mais. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites