Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

flavioavilela

sistema lento

Recommended Posts

bom dia a todos

a uns dias atrás estou percebendo que meu sistema que estou desenvolvendo está ficando lento... nao sei se é pq causa do pc ou pela quantidade query e storedprocedures que tem no DM. Alguem sabe me dizer se essas querys e StoredProcs tem algo haver com a lentidão? tem alguma propriedade desses objetos que otimiza o trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom dia a todos

a uns dias atrás estou percebendo que meu sistema que estou desenvolvendo está ficando lento... nao sei se é pq causa do pc ou pela quantidade query e storedprocedures que tem no DM. Alguem sabe me dizer se essas querys e StoredProcs tem algo haver com a lentidão? tem alguma propriedade desses objetos que otimiza o trabalho?

Olá e bom dia para você também. Camarada, os fatores para a lentidão de um sistema podem ser diversos. Você tem que analisar se a máquina tem capacidade de memória e processamento, se o banco suporta o volume de dados e transações que são solicitados, se a versão da linguagem utilizada é suporta o hardware... e não para por aí.

Sugiro que você examine sua máquina. as vezes a gente pensa que os componentes tem problema, quando na verdade é falta de memória ou espaço no hd.

agora se quiser uma ajuda mais específica ofereça um diagnóstico mais preciso de todo o ambiente ok??

Espero ter ajudado... um grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

é, disso eu sei, só que meu pc é até legal... tem 4GB de memória e um processador Turion64 X2 3.0...

nao sei se você ou algum outro companheiro nosso aqui no forum já passou por isso, mas, se passou, me ajude por favor...

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta dizer "meu pc é bom", porque isso não quer dizer que o problema seja de hardware... muitas vezes querys mal-estruturadas fazem o BD demorar mais para as processar do que desejamos.... falta de índices dentro do BD também podem trazer problemas... a questão é: você consegue identificar quais querys / processos do seu sistema estão sendo rodados mais lentos hoje do que quando você não tinha massa de dados no BD? Digamos que a rotina X faça uma pesquisa envolvendo N tabelas e que a query esteja mal estruturada ou não existam índices que agilizem a pesquisa pelos parâmetros que você usa para ligar as tabelas numa de suas pesquisas... isso pode gerar lentidão e fazer a pesquisa demorar de segundos a horas, dependendo do volume de dados...

Ou se você usa TTables em algum trecho do programa, a abertura das mesmas no começo da aplicação pode causar lentidão se as tabelas em questão comportarem um volume de dados muito grande, visto que uma TTable copia em memória toda a tabela do BD a ela ligada....

Sugiro que faça uma análise do sistema como um todo e procure analisar onde seu programa está comprometido em questão de performance e depois trabalhar nisto para identificar as causas e as soluções que pode implementar.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta dizer "meu pc é bom", porque isso não quer dizer que o problema seja de hardware... muitas vezes querys mal-estruturadas fazem o BD demorar mais para as processar do que desejamos.... falta de índices dentro do BD também podem trazer problemas... a questão é: você consegue identificar quais querys / processos do seu sistema estão sendo rodados mais lentos hoje do que quando você não tinha massa de dados no BD? Digamos que a rotina X faça uma pesquisa envolvendo N tabelas e que a query esteja mal estruturada ou não existam índices que agilizem a pesquisa pelos parâmetros que você usa para ligar as tabelas numa de suas pesquisas... isso pode gerar lentidão e fazer a pesquisa demorar de segundos a horas, dependendo do volume de dados...

Ou se você usa TTables em algum trecho do programa, a abertura das mesmas no começo da aplicação pode causar lentidão se as tabelas em questão comportarem um volume de dados muito grande, visto que uma TTable copia em memória toda a tabela do BD a ela ligada....

Sugiro que faça uma análise do sistema como um todo e procure analisar onde seu programa está comprometido em questão de performance e depois trabalhar nisto para identificar as causas e as soluções que pode implementar.

[]'s

pois é kra, eu fiz uma modelagem do meu banco, havia mtas tabelas que nao estavam relacionadas e tal... a partir do momento em que eu relacionei todas pelo um campo chave, fiz tudo belezinha deu essa zica ai toda q eu to falando... as operações de salvar, editar e excluir estão perfeitas... mas as consultas, algumas estão lentas, nao sao todas...

será pq???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, seu problema seria melhor analisado por DBA's, visto que código sql e indexação é mais a área deles que a nossa pra analisar... seria bom você postar aqui qual o BD que usa, exemplo da query e da estrutura das tabelas envolvidas (com as respectivas keys e os index que você já criou) e solicitar a moderação mover seu post para o fórum correspondente.... dizer porque a query está lenta sem saber estrutura das tabelas, forma de montagem da query, volume de dados armazenados nas tabelas em questão, etc... é muito difícil.

Fica a sugestão.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.