Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JonatasFn

Problema no Count Delphi + MySQL

Recommended Posts

Pessoal, tô com um probleminha aqui.

Criei um gráfico e estava funcionando bonitinho. Só que agora criei uma Query que tá dando erro:

SELECT
funcionarios.setor, count(movimentos.cracha) as soma
FROM
movimentos
INNER JOIN
funcionarios
ON
funcionarios.cracha_func = movimentos.cracha
group by funcionarios.setor order by soma DESC

Se eu executar no Gerenciador do MySQl(Heidi SQL), ele exibe os resultados exatamente como eu quero.

Só que quando eu coloco na propriedade SQL do ZQuery, ele dá um erro:

queGraficoLinhas:Field'count(movimentos.cracha)' not found

Como vou resolver isso? Na primeira vez que fiz isso, ele deu certinhu, com a mesma query, mas quando desativei a query e ativei novamente deu este erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aparentemente na query que colocou aqui não há nenhum erro na sua montagem... já verificou no componente se na hora da execução a query executada é esta mesma e se o BD para onde aponta é o correto? Por acaso você tinha adicionado com duplo clique na TQuery o campo do count sem o aliás? Revise os componentes envolvido nesta consulta, algum deles pode estar fazendo referência ao count sem o aliás.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente na query que colocou aqui não há nenhum erro na sua montagem... já verificou no componente se na hora da execução a query executada é esta mesma e se o BD para onde aponta é o correto? Por acaso você tinha adicionado com duplo clique na TQuery o campo do count sem o aliás? Revise os componentes envolvido nesta consulta, algum deles pode estar fazendo referência ao count sem o aliás.

[]'s

Entaum Chrnos, a query é exatamente a mesma, só copie e colei. O BD está correto, como eu vejo se a Query que está sendo excutada é esta mesmo, e eu não entendi à respeito do Alias.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Aliases são palavras usadas nas querys para retornar o nome do campo com um outro nome... por exemplo, na sua query você pos count(movimentos.cracha) as soma . O comando as soma cria um aliás que gera uma coluna de retorno soma na sua query, que é alimentada pelo seu count(movimentos.cracha).

Pelo erro que estou observando, seu problema deve provavelmente ocorrer não na hora que abre a query, mas sim na hora que seu gráfico está tentando ler o valor que antes devia vir sem o aliás, ou seja, provavelmente seu programa está tentando ler um registro com o valor de field = count(movimentos.cracha), que já não existe mais, visto que você faz sua query retornar agora um field soma onde antes era count(movimentos.cracha).

Dê uma verificada se o problema não é este... debuge o código e veja se ao dar o open o erro ocorre.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.