Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

McAfee alerta sobre a nova era das ciberguerras

Recommended Posts

McAfee alerta sobre a nova era das ciberguerras

 

A McAfee revelou, em seu 5º Relatório Anual sobre Criminologia Virtual 2009, que a corrida das ciberarmas não é mais ficção. O levantamento descobriu que os ataques com motivação política aumentaram, e cinco países (Estados Unidos, Rússia, França, Israel e China) estão armados agora com ciberarmas.

 

O novo Relatório de Criminologia Virtual inclui panoramas de mais de 24 dos melhores especialistas do mundo em relações internacionais. Três especialistas brasileiros também colaboraram para o estudo, entre eles, Raphael Mandarino, diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Repúplica do Brasil. "Como as ameaças na Internet são globais por natureza e sua tecnologia está em constante evolução, a luta para acompanhar essa evolução exige uma estrutura jurídica aprimorada e maior cooperação internacional", afirma Mandarino.

 

Pela primeira vez, o relatório oferece um modelo para definir a ciberguerra, identifica os países envolvidos no desenvolvimento de ciberataques e ciberdefesas, descreve exemplos deste tipo de ataque com motivação política e revela como o setor privado será prejudicado com esse fogo cruzado.

 

As descobertas dos governos, bem como as ciberiniciativas e as informações geralmente obtidas e não divulgadas pelos governos prejudicam a proteção contra o cibercrime no setor público e privado. Os especialistas pedem uma definição clara e um debate aberto sobre a ciberguerra, pois sem uma discussão entre o governo e os setores privado e público, os próximos ciberataques que têm como alvo infraestruturas críticas podem ser devastadores.

 

"Nos próximos 20 a 30 anos, os ciberataques se tornarão cada vez mais um componente de guerra", afirma William Crowell, ex-diretor adjunto da Agência de Segurança Nacional dos EUA, no Relatório sobre Criminologia Virtual. "O que eu não consigo prever é se a Rede também estará tão desprotegida que as operações da ciberguerra irão vencer", conclui.

 

O Relatório de Criminologia Virtual da McAfee de 2009 está disponível para download, em português. No blog McAfee Security Insights há mais detalhes sobre as conclusões e as opiniões da pesquisa.

 

 

Via McAfee do Brasil

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e que pode ser mais devastadora do que muita bomba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.