Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Governo quer metade do Brasil com banda larga até 2014

Recommended Posts

Governo quer metade do Brasil com banda larga até 2014

Redação do IDG Now!

25-11-2009

 

Plano Nacional de Banda Larga prevê rede federal de fibra óptica, conexões a 30 reais e melhor equilíbrio na cobertura nacional.

 

O Plano Nacional de Banda Larga, apresentado pelo Ministério das Comunicações (Minicom) na terça-feira (24/11), pretende fazer com que metade dos domicílios brasileiros tenham conexões para acesso à internet em banda larga até 2014 explorando infraestrutura federal e incentivos para diminuir o preço de equipamentos e planos para o consumidor final.

 

O documento publicado no site do Minicom traça como principais objetivos do plano levar banda larga a 50% dos domicílios urbanos e 15% dos domicílios rurais nos próximos cinco anos. Até lá, o Governo também pretende cobrir com conexões todos os órgãos federais, unidades de saúde, bibliotecas e escolas, tanto nas cidades como no campo.

 

O projeto ainda prevê, no período, a construção de 100 mil novos telecentros federais espalhados pelo País e fazer com que 60 milhões de brasileiros tenham acesso a serviços de acesso móvel à internet.

 

O Minicom pretende também aumentar em dez vezes a velocidade mínima ofertada das conexões de banda larga, sem se comprometer, no entanto, com um número fixo relativo à velocidade.

 

Para atingir os números, o Minicom calcula que serão precisos investimentos na ordem de 75,5 bilhões de reais entre 2010 e 2014, sendo que a iniciativa privada, representada principalmente pelas operadoras, terá de desembolsar 49 bilhões de reais, sendo 18 bilhões de reais em banda larga fixa e 31 bilhões de reais no acesso à web móvel.

 

Os custos do Governo serão de cerca de 26,5 bilhões de reais, sendo que metade disto (12,6 bilhões de reais) diz respeito à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para que os planos de banda larga atinjam preço máximo de 30 reais, em projeto já em curso nos Estados de São Paulo e Pará, além do Distrito Federal.

 

Adiamento

O anúncio do Plano Nacional de Banda Larga foi adiado por três semanas a pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente esteve reunido na tarde desta terça-feira (24/11) para discutir o assunto com representantes de diversos órgãos do governo federal, mas quer mais detalhes sobre duas propostas apresentadas.

 

>> Entenda o Plano Nacional de Banda Larga

 

Participaram da reunião representantes dos seguintes órgãos: ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações; Planejamento, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Educação; e Fazenda; além da Advocacia da União e do comitê de Inclusão Digital do Gabinete da Presidência da República e da Casa Civil.

Nenhum dos participantes falou com a imprensa após a reunião. Mais cedo, ainda durante o encontro, o Ministério das Comunicações divulgou a sua proposta no seu site.

 

Fonte: pcworld

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.