Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Nokia processa fabricantes de telas LCD por fixação de preços

Recommended Posts

Microblog ficou em segundo lugar no ranking de palavras mais procuradas pelo Binga, da Microsoft, desbancando até a gripe suína.

Fabricante de dispositivos móveis argumenta que pagou valor alto pelos componentes comprados e agora quer recuperar parte do dinheiro gasto.

 

A fabricante de celulares Nokia está processando as fornecedoras de telas Samsung, LG, Philips, Toshiba, entre outras, por fixação de preços. Conforme afirmou a companhia nesta terça-feira (1/12), o valor pago pelas peças foi muito alto e agora a empresa quer parte do seu dinheiro de volta.

 

Os processos envolvem ações movidas nos Estados Unidos e no Reino Unido referente a telas LCD, e outra ação no Reino Unido referente a telas CRT. A Nokia não estimou o valor da indenização, que se refere a produtos vendidos entre janeiro e dezembro de 2006, segundo os documentos.

 

As companhias LG, Sharp e Hitachi já foram declaradas culpadas de fixação de preços em telas LCD e pagaram multas em uma investigação realizada pelo Departamento de Justiça norte-americano (DOJ). A Nokia afirmou que esse fato a deixa confiante de sua vitória.

 

A Europa também está atenta aos casos de fixação de preços. No dia 26 de novembro, a Comissão Europeia acusou fabricantes de telas CRT, incluindo a Philips, de formação de cartel nos mercados de monitores e TVs.

 

A Nokia utiliza a tecnologia LCD em seus celulares e fabricava telas CRT. A companhia vende cerca de 35 milhões de dispositivos por mês, portanto mudanças no valor pago por peça têm um grande efeito no custo total.

 

Essa é a segunda ação de grande importância apresentada pela Nokia nos últimos meses. Em outubro, a companhia processou a Apple por violar dez diferentes patentes no iPhone.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/12/01/nokia-processa-fabricantes-de-telas-lcd-por-fixacao-de-precos/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

creio que trocou o título da noticia por outra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.