Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

srnetcave

Zend Tool

Recommended Posts

Ola galera,

Após ver alguns posts da galera criando a estrutura de diretórios para uma aplicação ZF, e hard coding o bootstrap, resolvi escrever este simples tutorial sobre Zend Tool.

Para este tutorial utilizaremos.

•Última versão estável do Zend Framework.

•Última versão do Wamp Server 2.

Configuração

1.Copie os arquivos zf.bat e zf.php da pasta bin para a pasta C:\wamp\bin\php\php5.3 ou mude o destino dependendo de onde você instalou o Wamp.

Imagem Postada

2.Instale o Wamp Server 2. Simples de duplo clique no instalador e o resto é muito simples, basta seguir as instruções na tela.

3.Agora, vamos adicionar esse diretório para nosso enviroment path no Windows, para que possa chamar a linha de comando do Zend Tool de qualquer lugar que estiver. Você pode chegar lá segurando a tecla WINKEY no seu teclado (aquela com o logo do Windows) e presionar a tecla pause break. Outra maneira é localizar o Ícone Meu Computador, que pode estar no Menu Iniciar, ou no seu Desktop. De um clique direito e vá em propriedades.

Imagem Postada

4.Vá na aba Avançado e lá embaixo Variáveis de Ambiente(acho que é assim com Windows em português).

Imagem Postada

5.Agora va em Variáveis do Sistema, selecione a linha Path e clique editar.

Imagem Postada

Adicione essa linha ao final, C:\wamp\bin\php\php5.3. Repare que cada path ou caminho é separado por “;”, portanto acrescente um ; antes de adicionar o caminho se já não existir um. Clique OK em todas as janelas. É recomendável reiniciar seu sistema.

Imagem Postada

6.Bem agora já esta quase tudo pronto para você usar, temos apenas que adicionar a library para o include_path do php. Abra seu php.ini, se você está utilizando o Wamp, de um clique no ícone do Wamp na barra de tarefas do Windows, ao lado do relógio.

Imagem Postada

7.Procure pela linha include_path, bem como coloquei a livraria ZF dentro de c:\wamp\bin\php\library, vou adicionar essa linha no meu include_path, ficaria assim. include_path = "c:\wamp\bin\php\library".

Imagem Postada

Salve o arquivo e reinicie seu Servidor.

8.Agora você pode acessar a linha de comando do Zend Tool de qualquer lugar. Abra sua linha de comando. E digite zf show version.

Imagem Postada

9.Agora você pode criar seus projetos, controllers, actions, modules tudo utilizando a linha de comando.

Imagem Postada Imagem Postada

10.Vale lembrar que para criar um projeto na sua pasta www ou htdocs por exemplo, você deve ir até o diretório que você deseja criar o projeto. E para criar controllers, actions ou modules dentro deste projeto, você deve apontar para o diretório do projeto ao qual você deseja criar controllers etc.

Comandos

zf create project NOME-DO-SEU-PROJETO

zf create controller NOME-DO-SEU-CONTROLLER

zf create action NOME-DA-SUA-ACTION NOME-DO-CONTROLLER

zf create module NOME-DO-SEU-MODULO

para criar um controller dentro de outro modulo

zf create controller NOME-DO-CONTROLLER 1 NOME-DO-MODULO

o 1 diz para o zf também incluir a action indexAction dentro deste controller.

O bom de usar a linha de commando para criar controllers ou actions é que ele também cria as view automaticamente, então você não precisa crialas manualmente. Outra coisa importante em mencionar é que zf create project ja faz o trabalho de criar a estrutura do seu projeto, assim como o application.ini e o seu bootstrap.

Outra dica, no seu application/Bootstrap.php crie a seguinte função.

<?php

class Bootstrap extends Zend_Application_Bootstrap_Bootstrap
	protected function _initAutoload()
	{
		$moduleLoader = new Zend_Application_Module_Autoloader(array(
			'namespace'		=> '',
			'basePath'		=> APPLICATION_PATH));
		return $moduleLoader;
	}
?>

Isso fará que todas classes e recursos sejam automaticamente carregados para seu modulo, não precisando utilizar Zend_Loader::LoadClass();

Acho que é isso pessoal, abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo o seu tutorial, você poderia esta nos passa como criar um model usando a linha de comando e como criar conecções com o banco de dados, com parte admim e default

Compartilhar este post

Link para o post

zeuzlinux,

Para criar o model pela linha de comando eh bem facil.

zf create model MODEL-NAME

ou

zf create model MODEL-NAME -m MODULE // cria o modelo dentro do modulo especificado.

Para coneccao com o banco de dados você pode configurar dentro do seu Application/configs/application.ini mesmo.

resources.db.adapter = PDO_MYSQL

resources.params.host = localhost

resources.params.username = meuuser

resources.params.password = meupass

resources.params.dbname = meudb

o mesmo pode ser feito com a linha de comandos.

zf configure dbadapter "adapter=Pdo_Mysql&host=localhost&meuuser=user&password=meupass&dbname=meudb"

Lembrando que estes comandos estao apenas disponiveis a partir da versao 1.9 do framework, mas eh estremamente recomendavel que você utilize a ultima versao.

http://framework.zend.com/download/latest

Abracao

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns cara! muito bom mesmo, já fazia dias que eu estava tentado e não conseguia nada, só uma pergunta, quando for subir minha aplicação para um servidor web, é só enviar toda a arvore de pastas, ou tenho que fazer alguma configuração no servidor?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. qdo eu tento dar o show version no terminal aki.. ta dando "php.exe nao é reconhecido como um comando interno ou externo.. blablabla"

verifiquei o php.ini e o path do windows.. e ta tudo ok.. sera q tenho q reiniciar?

reiniciei e n funfou!!

Fuck!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.