srnetcave 1 Denunciar post Postado Dezembro 2, 2009 Ola galera, Após ver alguns posts da galera criando a estrutura de diretórios para uma aplicação ZF, e hard coding o bootstrap, resolvi escrever este simples tutorial sobre Zend Tool. Para este tutorial utilizaremos. •Última versão estável do Zend Framework. •Última versão do Wamp Server 2. Configuração 1.Copie os arquivos zf.bat e zf.php da pasta bin para a pasta C:\wamp\bin\php\php5.3 ou mude o destino dependendo de onde você instalou o Wamp. 2.Instale o Wamp Server 2. Simples de duplo clique no instalador e o resto é muito simples, basta seguir as instruções na tela. 3.Agora, vamos adicionar esse diretório para nosso enviroment path no Windows, para que possa chamar a linha de comando do Zend Tool de qualquer lugar que estiver. Você pode chegar lá segurando a tecla WINKEY no seu teclado (aquela com o logo do Windows) e presionar a tecla pause break. Outra maneira é localizar o Ícone Meu Computador, que pode estar no Menu Iniciar, ou no seu Desktop. De um clique direito e vá em propriedades. 4.Vá na aba Avançado e lá embaixo Variáveis de Ambiente(acho que é assim com Windows em português). 5.Agora va em Variáveis do Sistema, selecione a linha Path e clique editar. Adicione essa linha ao final, C:\wamp\bin\php\php5.3. Repare que cada path ou caminho é separado por “;”, portanto acrescente um ; antes de adicionar o caminho se já não existir um. Clique OK em todas as janelas. É recomendável reiniciar seu sistema. 6.Bem agora já esta quase tudo pronto para você usar, temos apenas que adicionar a library para o include_path do php. Abra seu php.ini, se você está utilizando o Wamp, de um clique no ícone do Wamp na barra de tarefas do Windows, ao lado do relógio. 7.Procure pela linha include_path, bem como coloquei a livraria ZF dentro de c:\wamp\bin\php\library, vou adicionar essa linha no meu include_path, ficaria assim. include_path = "c:\wamp\bin\php\library". Salve o arquivo e reinicie seu Servidor. 8.Agora você pode acessar a linha de comando do Zend Tool de qualquer lugar. Abra sua linha de comando. E digite zf show version. 9.Agora você pode criar seus projetos, controllers, actions, modules tudo utilizando a linha de comando. 10.Vale lembrar que para criar um projeto na sua pasta www ou htdocs por exemplo, você deve ir até o diretório que você deseja criar o projeto. E para criar controllers, actions ou modules dentro deste projeto, você deve apontar para o diretório do projeto ao qual você deseja criar controllers etc. Comandos zf create project NOME-DO-SEU-PROJETO zf create controller NOME-DO-SEU-CONTROLLER zf create action NOME-DA-SUA-ACTION NOME-DO-CONTROLLER zf create module NOME-DO-SEU-MODULO para criar um controller dentro de outro modulo zf create controller NOME-DO-CONTROLLER 1 NOME-DO-MODULO o 1 diz para o zf também incluir a action indexAction dentro deste controller. O bom de usar a linha de commando para criar controllers ou actions é que ele também cria as view automaticamente, então você não precisa crialas manualmente. Outra coisa importante em mencionar é que zf create project ja faz o trabalho de criar a estrutura do seu projeto, assim como o application.ini e o seu bootstrap. Outra dica, no seu application/Bootstrap.php crie a seguinte função. <?php class Bootstrap extends Zend_Application_Bootstrap_Bootstrap protected function _initAutoload() { $moduleLoader = new Zend_Application_Module_Autoloader(array( 'namespace' => '', 'basePath' => APPLICATION_PATH)); return $moduleLoader; } ?> Isso fará que todas classes e recursos sejam automaticamente carregados para seu modulo, não precisando utilizar Zend_Loader::LoadClass(); Acho que é isso pessoal, abraço a todos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
enricoalvarez 0 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2010 Excelente topico. Procurei por varios sites como fazer esse negocio funcionar mas este foi o unico jeito que deu certo. Funcionou até no linux. Parabens Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zeuzlinux 0 Denunciar post Postado Abril 5, 2010 Muito bom mesmo o seu tutorial, você poderia esta nos passa como criar um model usando a linha de comando e como criar conecções com o banco de dados, com parte admim e default Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
srnetcave 1 Denunciar post Postado Abril 7, 2010 zeuzlinux, Para criar o model pela linha de comando eh bem facil. zf create model MODEL-NAME ou zf create model MODEL-NAME -m MODULE // cria o modelo dentro do modulo especificado. Para coneccao com o banco de dados você pode configurar dentro do seu Application/configs/application.ini mesmo. resources.db.adapter = PDO_MYSQL resources.params.host = localhost resources.params.username = meuuser resources.params.password = meupass resources.params.dbname = meudb o mesmo pode ser feito com a linha de comandos. zf configure dbadapter "adapter=Pdo_Mysql&host=localhost&meuuser=user&password=meupass&dbname=meudb" Lembrando que estes comandos estao apenas disponiveis a partir da versao 1.9 do framework, mas eh estremamente recomendavel que você utilize a ultima versao. http://framework.zend.com/download/latest Abracao Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cesarmast 0 Denunciar post Postado Junho 23, 2010 Parabéns cara! muito bom mesmo, já fazia dias que eu estava tentado e não conseguia nada, só uma pergunta, quando for subir minha aplicação para um servidor web, é só enviar toda a arvore de pastas, ou tenho que fazer alguma configuração no servidor? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
1sefirot1 0 Denunciar post Postado Setembro 2, 2011 Cara.. qdo eu tento dar o show version no terminal aki.. ta dando "php.exe nao é reconhecido como um comando interno ou externo.. blablabla" verifiquei o php.ini e o path do windows.. e ta tudo ok.. sera q tenho q reiniciar? reiniciei e n funfou!! Fuck! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites