Oiq 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2009 Boa tarde pessoal. Bom... eu estou faz um tempo desenvolvendo um projeto em C# utilizando o Microsoft Visual C# 2008 Express Edition e utilizo o Banco de dados Firebird. E o meu projeto estava funcionando corretamentamente,sem nenhum problema, ai eu fiquei uns dois dias sem mexer nele, e quando eu resolvi executa-lo novamente nao estava mais conectando com o banco de dados. Dá erro no Fbcn.Open(); Eu vou colar aqui todos os comandos que contem no form que esta dando erro using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Runtime.InteropServices; using FirebirdSql.Data; using FirebirdSql.Data.FirebirdClient; using System.Windows.Forms; namespace ARCOPRJ { public partial class Form2 : Form { FbConnection fbcn = new FbConnection(); FbConnectionStringBuilder fbcnsb = new FbConnectionStringBuilder(); FbCommand fbcmd = new FbCommand(); public Form2() { InitializeComponent(); FormCloseButtonDisabler.DisableCloseButton(this.Handle.ToInt32()); } private void Form2_Load(object sender, EventArgs e) { textBox1.Enabled = false; textBox2.Enabled = false; textBox3.Enabled = false; textBox4.Enabled = false; textBox5.Enabled = false; maskedTextBox1.Enabled = false; button1.Enabled = false; button2.Enabled = false; fbcnsb.Database = " C:\\TRABALHO\\FLUXO.FDB"; fbcnsb.UserID = "SYSDBA"; fbcnsb.Password = "masterkey"; fbcn.ConnectionString = fbcnsb.ConnectionString; fbcn.Open(); fbcmd.CommandType = CommandType.Text; fbcmd.Connection = fbcn; } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { if ((textBox1.Text == " ") && (textBox2.Text == " ") && (maskedTextBox1.Text == " ") && (textBox4.Text == " ") && (textBox4.Text == " ") && (textBox5.Text == " ")) { MessageBox.Show("Todos os campos estão vazio, para salvar é necessário que o novo pagamento contenha informações."); } int x; if (MessageBox.Show("Deseja salvar esse pagamento?", "Salvar", MessageBoxButtons.YesNo) == DialogResult.Yes) { x = Convert.ToInt32(textBox3.Text); fbcmd.CommandText = "insert into FLUXO (DIRETORIA_SUBSEDE,NOTA_FISCAL,VALOR,DATA,FORNECEDORES,DESCRICAO) values ('" + textBox1.Text + "'," + x + ",'" + textBox2.Text + "','" + maskedTextBox1.Text + "','" + textBox4.Text + "','" + textBox5.Text + "')"; fbcmd.ExecuteNonQuery(); MessageBox.Show("Cadastrado com sucesso!"); textBox1.Clear(); textBox2.Clear(); maskedTextBox1.Clear(); textBox3.Clear(); textBox4.Clear(); textBox5.Clear(); textBox1.Enabled = false; textBox2.Enabled = false; maskedTextBox1.Enabled = false; textBox3.Enabled = false; textBox4.Enabled = false; textBox5.Enabled = false; button3.Enabled = true; button2.Enabled = false; button1.Enabled = false; button4.Enabled = true; } } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { if (MessageBox.Show("Tem certeza que deseja cancelar essa ação?", "Cancelar", MessageBoxButtons.YesNo) == DialogResult.Yes) { textBox1.Text = " "; textBox2.Text = " "; maskedTextBox1.Text = " "; textBox3.Text = " "; textBox4.Text = " "; textBox5.Text = " "; textBox1.Enabled = false; textBox2.Enabled = false; maskedTextBox1.Enabled = false; textBox3.Enabled = false; textBox4.Enabled = false; textBox5.Enabled = false; button3.Enabled = true; button1.Enabled = false; button2.Enabled = false; button4.Enabled = true; } } private void Form2_FormClosed(object sender, FormClosedEventArgs e) { fbcn.Close(); } private void diretoriaSubsedeToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Form3 newForm3 = new Form3(); newForm3.ShowDialog(); } private void notaFiscalToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Form4 newForm4 = new Form4(); newForm4.ShowDialog(); } private void dataToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Form5 newForm5 = new Form5(); newForm5.ShowDialog(); } private void button3_Click(object sender, EventArgs e) { button1.Enabled = true; button2.Enabled = true; button4.Enabled = false; button3.Enabled = false; textBox1.Enabled = true; textBox2.Enabled = true; maskedTextBox1.Enabled = true; textBox3.Enabled = true; textBox4.Enabled = true; textBox5.Enabled = true; textBox1.Focus(); } private void todosPagamentosToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Form6 newForm6 = new Form6(); newForm6.ShowDialog(); } private void fornecedoresToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Form7 newForm7 = new Form7(); newForm7.ShowDialog(); } private void button4_Click(object sender, EventArgs e) { if (MessageBox.Show("Tem certeza que deseja sair?", "Sair", MessageBoxButtons.YesNo) == DialogResult.Yes) { Application.Exit(); } } private void diretoriaSubsedeToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { Form3 newForm3 = new Form3(); newForm3.ShowDialog(); } private void notaFiscalToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { Form4 newForm4 = new Form4(); newForm4.ShowDialog(); } private void dataToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { Form5 newForm5 = new Form5(); newForm5.ShowDialog(); } private void fornecedoresToolStripMenuItem1_Click(object sender, EventArgs e) { Form7 newForm7 = new Form7(); newForm7.ShowDialog(); } private void todosOsPagamentosToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e) { Form6 newForm6 = new Form6(); newForm6.ShowDialog(); } public class FormCloseButtonDisabler { private const int MF_BYPOSITION = 0x400; private const int MF_REMOVE = 0x1000; private const int MF_DISABLED = 0x2; [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "DrawMenuBar")] static extern Int32 DrawMenuBar( Int32 hWnd ); [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "GetMenuItemCount")] static extern Int32 GetMenuItemCount( Int32 hMenu ); [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "GetSystemMenu")] static extern Int32 GetSystemMenu( Int32 hWnd, bool bRevert ); [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "RemoveMenu")] static extern Int32 RemoveMenu( Int32 hMenu, Int32 nPosition, Int32 wFlags ); public static void DisableCloseButton(int hWnd) { int hMenu; int menuItemCount; //Obtain the handle to the form's system menu hMenu = GetSystemMenu(hWnd, false); // Get the count of the items in the system menu menuItemCount = GetMenuItemCount(hMenu); // Remove the close menuitem RemoveMenu(hMenu, menuItemCount - 1, MF_DISABLED | MF_BYPOSITION); // Remove the Separator RemoveMenu(hMenu, menuItemCount - 2, MF_DISABLED | MF_BYPOSITION); // redraw the menu bar DrawMenuBar(hWnd); } } } } Espero q voces possam me ajudar obrigada desde já! :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2009 Se o erro ocorre no Open sua conexão esta errada. Poste a mensagem de erro. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oiq 0 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2009 mas o estranho é que tava funcionando normal antes de para, e eu nao fiz alteração nenhuma! :s aparece essa mensagem: O índece estava fora do intervalo. Ele deve ser não negativo e menor que o tamanho da coleção. Nome do parâmetro: index Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2009 Certeza que o erro ocorre na linha do Open? Consegue abrir conexão em outros formulário? O que tem na sua variável ConnectionString ? Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oiq 0 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2009 Então no meu programa tem um Form de Login, ai quando eu coloco a senha correta ele abre outro form q é aonde usa a conexão. E quando eu digito a senha correta, o programa para de executa, e grifa a parte Fbcn.Open(); e mostra aquela mensagem que eu escrevi lá em cima.Eu tenho outros projetos utilizando a mesma forma de conexão e funciona normal Só que esse do nada paro de pega. 00' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oiq 0 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2009 ai agora eu fui testa os outros projetos que estavam funcionando corretamente e nao estao mais! :s e dá o mesmo erro na mesma linha. oO' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2009 Como eu disse desde o começo sua conexão esta errada, alguem mudou o caminho do banco, ou login ou senha. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oiq 0 Denunciar post Postado Dezembro 21, 2009 Hje eu fui testa o meu programa de novo sem fazer nenhuma alteração e agora rodou! :s eu nao sei oq q aconteceu, mas mto obrigada! :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites