Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Geelherme

MySQL x DBF

Recommended Posts

Olá

no escritório que trabalho existem inúmeros programas desenvolvidos em clipper do tempo de DOS ainda e que utilizam banco de dados dbf.

Estou tentando convencer o meu patrão a migrar o banco de dados para mysql onde eu posso desenvolver aplicações em conjunto com Delphi e PHP integrados em um único banco de dados.

A resistência do velho é sobre os índices, que no caso do DBF servem para organizar por ordem algum campo da tabela, criando um arquivo CDX.

Porém, quando vou para o mysql, o unico indice que conheço é o de chave primária. Gostaria de saber se o uso de indíces desse tipo é necessária em banco de dados mysql, já que eu posso colocar na query um ORDER BY (creio que isso seria o mesmo que criar o índice em tempo de execução, isso é certo?) e se existem vantages ou desvantagens nesse método de trabalhar. Ou é possível sim, criar os índices igualzinho era feito no dbf? como eu faço isso? aceito também recomendação de textos para leitura sobre o assunto...

 

obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi amigo, estou dando uma lida agora no link que me enviou...

parece que tem algumas informações que quero como a necessidade de se usar indices, quando e onde... se alguém tiver mais algo para contribuir co mminha pesquisa... vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fale com o seu chefe da importância de um sistema de gerenciador de banco de dados..

 

Apesar da resistência como voce disse, a migração pro MYSQL vai melhorar a segurança, performance, dentre outras características. Pense pelo lado negativo: e se um dos arquivos .dbf corromper? o que será feito? nada!

 

Consulte o manual do mysql no site oficial e leia os tópicos aqui do fórum, será de grande ajuda!

 

Até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim sim.. estou primeiro coletando informações antes de apresentar alguma coisa...

 

outra coisa, no dbf existia um arquivo que ficavam com as informações digitadas ali dentro, o que facilitava na hora de fazer um backup...

 

no mysql tem como fazer dessa maneira tbm? um arquivo de sistema com o banco de dados ou pelo menos a tabela e sua estrutura?

pq eu sei que posso salvar as tabelas como uma isntrução SQL que ele vai colocar os comandos como INSERT INTO e tal... tem como? um arquivo sql que tenha a estrutura da tabela e as informações tbm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Backup é extremamente simples utilizando o mysqldump. Você simplesmente digita uma linha de código na sua interface do banco e pronto. Ele gera um arquivo .sql onde possui a estrutura da tabela e as linhas populadas.

 

Leia aqui no manual: http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/mysqldump.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O maior problema que você vai ter será em função de que o Clipper não trabalha de forma nativa com o MySQL. Se não me engano, só utilizando o Harbour e/ou xHarbour. Outro grande problema será a diferença na forma de trabalhar. Clipper + DBF as consultas e as filtragens são feitas direto no programa e não no banco de dados.

 

Vantagens do MySQL versus DBF:

- DBF não aceita multiconexões, enquanto MySQL aceita

- Se o Lock da tabela do DBF falhar e duas pessoas conectarem para inserir dados ao mesmo tempo (acontece com frequência), a integridade dos índices será perdida, sendo necessário reindexar o sistema (processo demorado)

- Como cada tabela fica em um arquivo separado, você perde um pouco a segurança, pois é mais fácil localizar os dados

- MySQL é um banco de dados relacional. Para efetuar relacionamento entre tabelas no DBF com Clipper, você tem que abrir todos os DBF necessários e fazer o relacionamento direto no programa

 

No momento só lembrei destas, mas com certeza tem mais. Utilize estes argumentos com o teu chefe, e veja a questão de compatibilidade do Clipper com o MySQL.

 

Carlos Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

h4v3st, tow dando uma lida no tema, isso vai me ajudar bastante... vou procurar sobre como fazer o dump em delphi e php... brigadao mesmo

 

Matias, eu meio que vou imprimir essas vantagens que você postou... o problema todo em aceitar o mysql é porque não tem como eu ter um arquivo somente e visualizar pelo dbu, como no caso do dbf... atualmente como alternativa, estamos usando o firebird, mas eu achei mais complexo e um pouco pesado para os programas.... porém, o firebird gera um arquivo .fdb para cada "empresa" cadastrada no programa... sabe alguma coisa parecida que o mysql possa fazer?

 

E muito obrigado pelas respostas amigos, estou fazendo uma base cada vez mais reforçada para argumentar com ele... espero que funcione

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade você esquece o DBU.

Para o Mysql, você vai usar o Mysql Workbench - http://dev.mysql.com/downloads/workbench/5.2.html. Agora ele substitui o Query Browser e o Administrator, além de fazer o que já fazia antes.

http://dev.mysql.com/downloads//gui-tools/5.0.html

 

Carlos Eduardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.