Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Geelherme

MySQL x DBF

Recommended Posts

Olá

no escritório que trabalho existem inúmeros programas desenvolvidos em clipper do tempo de DOS ainda e que utilizam banco de dados dbf.

Estou tentando convencer o meu patrão a migrar o banco de dados para mysql onde eu posso desenvolver aplicações em conjunto com Delphi e PHP integrados em um único banco de dados.

A resistência do velho é sobre os índices, que no caso do DBF servem para organizar por ordem algum campo da tabela, criando um arquivo CDX.

Porém, quando vou para o mysql, o unico indice que conheço é o de chave primária. Gostaria de saber se o uso de indíces desse tipo é necessária em banco de dados mysql, já que eu posso colocar na query um ORDER BY (creio que isso seria o mesmo que criar o índice em tempo de execução, isso é certo?) e se existem vantages ou desvantagens nesse método de trabalhar. Ou é possível sim, criar os índices igualzinho era feito no dbf? como eu faço isso? aceito também recomendação de textos para leitura sobre o assunto...

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi amigo, estou dando uma lida agora no link que me enviou...

parece que tem algumas informações que quero como a necessidade de se usar indices, quando e onde... se alguém tiver mais algo para contribuir co mminha pesquisa... vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Fale com o seu chefe da importância de um sistema de gerenciador de banco de dados..

Apesar da resistência como voce disse, a migração pro MYSQL vai melhorar a segurança, performance, dentre outras características. Pense pelo lado negativo: e se um dos arquivos .dbf corromper? o que será feito? nada!

Consulte o manual do mysql no site oficial e leia os tópicos aqui do fórum, será de grande ajuda!

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

sim sim.. estou primeiro coletando informações antes de apresentar alguma coisa...

outra coisa, no dbf existia um arquivo que ficavam com as informações digitadas ali dentro, o que facilitava na hora de fazer um backup...

no mysql tem como fazer dessa maneira tbm? um arquivo de sistema com o banco de dados ou pelo menos a tabela e sua estrutura?

pq eu sei que posso salvar as tabelas como uma isntrução SQL que ele vai colocar os comandos como INSERT INTO e tal... tem como? um arquivo sql que tenha a estrutura da tabela e as informações tbm?

Compartilhar este post

Link para o post

Backup é extremamente simples utilizando o mysqldump. Você simplesmente digita uma linha de código na sua interface do banco e pronto. Ele gera um arquivo .sql onde possui a estrutura da tabela e as linhas populadas.

Leia aqui no manual: http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/mysqldump.html

Compartilhar este post

Link para o post

O maior problema que você vai ter será em função de que o Clipper não trabalha de forma nativa com o MySQL. Se não me engano, só utilizando o Harbour e/ou xHarbour. Outro grande problema será a diferença na forma de trabalhar. Clipper + DBF as consultas e as filtragens são feitas direto no programa e não no banco de dados.

Vantagens do MySQL versus DBF:

- DBF não aceita multiconexões, enquanto MySQL aceita

- Se o Lock da tabela do DBF falhar e duas pessoas conectarem para inserir dados ao mesmo tempo (acontece com frequência), a integridade dos índices será perdida, sendo necessário reindexar o sistema (processo demorado)

- Como cada tabela fica em um arquivo separado, você perde um pouco a segurança, pois é mais fácil localizar os dados

- MySQL é um banco de dados relacional. Para efetuar relacionamento entre tabelas no DBF com Clipper, você tem que abrir todos os DBF necessários e fazer o relacionamento direto no programa

No momento só lembrei destas, mas com certeza tem mais. Utilize estes argumentos com o teu chefe, e veja a questão de compatibilidade do Clipper com o MySQL.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

h4v3st, tow dando uma lida no tema, isso vai me ajudar bastante... vou procurar sobre como fazer o dump em delphi e php... brigadao mesmo

Matias, eu meio que vou imprimir essas vantagens que você postou... o problema todo em aceitar o mysql é porque não tem como eu ter um arquivo somente e visualizar pelo dbu, como no caso do dbf... atualmente como alternativa, estamos usando o firebird, mas eu achei mais complexo e um pouco pesado para os programas.... porém, o firebird gera um arquivo .fdb para cada "empresa" cadastrada no programa... sabe alguma coisa parecida que o mysql possa fazer?

E muito obrigado pelas respostas amigos, estou fazendo uma base cada vez mais reforçada para argumentar com ele... espero que funcione

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade você esquece o DBU.

Para o Mysql, você vai usar o Mysql Workbench - http://dev.mysql.com/downloads/workbench/5.2.html. Agora ele substitui o Query Browser e o Administrator, além de fazer o que já fazia antes.

http://dev.mysql.com/downloads//gui-tools/5.0.html

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.