Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

osteto

Desenvolvimento em Rails - Workgroup

Recommended Posts

Descobri o rails a mais ou menos 4, 5 meses, mas nunca me aprofundei como estou fazendo agora. E estudando e pesquisando me deparei com alguns problemas que não encontrei a respostas em minhas pesquisas.

Qual a técnica ou método para desenvolvimento em equipe utilizando rails? Divisão/modularização do projeto? somente há essa possibilidade?? Não é possivel todos trabalharem em um unico projeto desde o inicio estando os arquivos em um unico lugar?

Existe uma maneira de usando algum dos editores, como Aptana RedRails ou o Netbeans, criar projetos em um servidor com ruby e rails instalado e trabalhar em cima dele? Assim evitaria a necessidade de instalar na máquina do desenvolverdor o ruby e o rails.

Por enquanto são estas dúvidas.

Espero que possamos discutí-las.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Osteto, em minhas pesquisas tambem me deparei com a mesma dúvida.

É uma pergunta que realmente intriga, por ser uma aplicação fechada, devemos ñ só nos preocuparmos com a divisao do projeto mas tambem com o montante final.

Por favor, se alguem tiver qualquer informação sobre a divisão/modularização do projeto para desenvolvimento em equipe e em varios terminais, poste aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi exatamente qual a sua dúvida.. mas vamos lah...

A primeira coisa que você deve ter em mente é: convenção sobre configuração, não queira fazer as coisas como você fazia antes, siga as convenções do Rails para poder tirar o máximo proveito do framework, dentre outros benefícios (e para evitar dor de cabeça).

O Rails é excelente (e tem tudo a ver) com conceitos de metodologias ágeis (extreme programming, scrum), então eu recomendo fortemente que as utilize como metodologia de desenvolvimento (e esqueça a maioria das idéias do desenvolvimento em cascata). Recomendo fortemente a programação em par (esse é um dos princípios da xp).

Antes quando não utilizava um controlador de versão, costumava deixar todo o código em uma máquina (soh de repositório de arquivos), aí todo mundo da equipe (designers e programadores) acessavam o mesmo local e faziam as atualizações na aplicação. Isso era realmente um problema, pois não existia a possibilidade de várias pessoas atualizarem o mesmo arquivo por exemplo e sempre acontecia algum problema (um estragava o código do outro). Então, recomendo o uso de um controlador de versão, no caso o GIT, é o preferido do pessoal de Rails. Fica um repositório em cada máquina e pode-se deixar um repositório "master" no servidor, isso tem N vantagens, só dar uma procurada na net que você vai achar.

Seguindo a idéia dos repositórios de código, não vejo nenhuma vantagem em não ter o ambiente de desenvolvimento configurado em cada máquina, até porque, com as migrations (no caso de se utilizar um banco relacional) você tem seu banco versionado, e cada par de desenvolvedores pode rodar sua versão atual naquele momento.. e depois mandar para o repositório suas atualizações e baixar as atualizações dos outros pares de desenvolvedores (isso mesmo se nao forem pares de desenvolvedores), o versionamento tbm facilita a resolução de conflitos, qdo o mesmo arquivo é atualizado.

Bom, qualquer coisa posta aí que a gente discute =]

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.