Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

trooper7

MySQL Banco de Dados [Iniciando, ou pelo menos tentando...]

Recommended Posts

Olá pessoal, como vão?

Sou membro novo aqui no fórum, mas já frequento-o há muito tempo! Admiro o trabalho que realizam aqui, é impressionante e extremamente satisfatório saber que podemos ter acesso ao conhecimento passado por todos vocês de maneira bastante simples e eficaz! Estão de parabéns mesmo!

Bom, tenho 17 anos (esse ano completo meus 18) e trabalho como estagiário no setor de informática de uma empresa há mais ou menos 3 anos!

Nesse tempo de trabalho, mexi basicamente com Web Designer (HTML, CSS e Java Script/JQuerry). Lá eu fazia páginas WEB para que um servidor local (com linguagem xHarbour, CGI, Apache, não tenho certeza) projetasse dados por toda a empresa, de acordo com cada setor.

Era como se fossem relatórios de tudo o que acontecia, gerados de forma WEB para que cada funcionário/usuário pudesse acessá-los em seu browser!

Normal, até aí tudo bem! :D

Só que o grande X da questão, que vem me assombrando nas últimas semanas, em meio a todos os vestibulares da vida, é o fato de que por este ser o ano que completo 18 anos, meu primeiro registro em carteira virá! :lol:

Algo ótimo, não é mesmo? Deixaria de ser estagiário e passaria a ser um FUNCIONÁRIO da empresa! hehe!

Porém galera, surgiu outra oportunidade, e aí é que entra a ajuda que peço a vocês, do fundo do meu coração! (Bem meloso não? rs)

Meu tio (chefe! rs) arrumou uma chance para que eu trabalhe em uma OUTRA empresa, de um amigo dele!

Lá eu seria o homem da informática! Cuidaria de toda a parte relacionada à tal função, já que eles não possuem Setor de Informática, por enquanto.

Se fosse só isso estaria PERFEITO! Juntaria meus conhecimentos de manutenção com os de Web e estaria tranquilo!

O problema é que a além disso, a proposta seria de criar e administrar um mesmo sistema igual ao que funciona na minha antiga empresa, com um banco de dados relacional, rodando a linguagem MySQL.

Enfim galera, gostaria que me ajudassem com uma maneira de me virar nessa situação agora?

Não sei absolutamente sobre Banco de Dados, linguagem que o movimenta, NADA! :(

Por isso, gostaria de saber como criar um banco de dados MySQL e/ou como relacionar os dados para as páginas? Como mostrar os dados nas páginas que eu farei lá? (Se não me engano, eles já possuem um banco criado)

Desculpem-me por esse texto enorme, estou meio "desesperado" quanto a isso, porque seria um emprego excelente, uma excelente oportunidade para minha carreira futura, já que pretendo fazer o curso de Ciências da Computação na faculdade e se tratando do meu Primeiro Emprego seria ótimo, não é mesmo?

E além de tudo, creio que receberei a resposta do "Ok" dos sócios dessa nova empresa, nesta semana que vem agora! :o

Peço desculpas novamente pelo transtorno, mas peço também, de coração, que me ajudem nessa!

Agradeço a todos desde já! Muito obrigado!

Grande abraço!

Fiquem com Deus! ;D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conselho de alguem q ja trabalha, foque nos estudos e se forme logo, nao vou mentir pra você, você nao irah aprender uma virgula na faculdade, mas o mercado exige o papel.

Alem disso a pior coisa q você pode fazer eh ser 'o homem da informatica', por dois motivos.... q sao duas frases celebres de personalidades do nosso tempo:

'nao seja insubistituivel, quem nao pode ser substituido nao pode ser promovido'

'insubistituivel nao eh sinonimo de indispensavel'

Busque um emprego numa grande coorporaçao, estude para concurso publico e se você tiver tino comercial abra um negocio proprio, mas nao voltado para informatica, pois na crise a verba de 'investimento em TI' se transforma em 'despesa com TI'

Eu sei q essa nao eh a resposta q você queira ouvir/ler, mas eh o melhor conselho q eu posso te dar

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Amigo,

Não vou repetir o que o colega de cima escreveu. Porém vou focar minha resposta em sua dúvida quanto a MySQL.

Seguinte, MySQL é um dos Bancos mais utilizados na WEB, confiável e rápido. Agora, como você não tem experiência com esse tipo de situação fica mais difícil dar uma resposta mais concreta. Você pode encontrar vários (VÁRIOS) tutoriais e exemplos de bancos baseados em MySQL por toda a NET. Trabalhava em uma multinacional, com mais de 50 fábricas espalhadas pelo mundo, como standard da empresa utilizava Microsoft SQL para a intranet. Agora na sua situação, vai depender de alguns fatores, tipo de informação que a empresa ira armazenar no banco, e outros. Utilizava Microsoft SQL dentre alguns motivos segurança e integração com outros programas que desenvolvi em .net, dynamics, Ivara ERP, SharePoint etc...

Pesquise na internet, compre livros, consulte o manual de referência...MySQL é super fácil de aprender, agora outra coisa, vai ser a linguagem que a empresa ira usar, PHP? ASP? Java?, Modelar em MySQL é fácil de aprender o básico, mas você terá que aprender a linguagem server-side também.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa vida giesta, fiquei meio chocado com a resposta cara! hahaha

Mas no bom sentido!

Isso é uma grande verdade, não se deve nunca menosprezar-se a si mesmo! Sempre tem que buscar novos e grandes horizontes, isso é fato!

Mas eu acho que esta oportunidade que estou tendo será de grande valor no meu aprendizado. Somando os conhecimentos que eu já tenho com os que eu vou/pretendo adquirir, uma carreira profissional BOA começa a surgir, entende?

Se tratando do meu primeiro emprego, é um ótimo negócio, com ótimas condições!

Mas o grande problema seria mesmo a parte do gerenciamento de Banco de Dados! :(

Bom srnetcave, realmente, existem zilhões de "tutoriais" espalhados pela NET sobre MySQL e derivados. O sistema que eles usam lá é baseado no MySQL e a linguagem server-side mais apropriada acho que seria o PHP mesmo. Porém, a questão é que todas as "apostilas" que existem por aí (pelo menos as que eu vi até agora, e não foram poucas, hein!? rs), não possuem um esquema, vamos dizer, PASSO A PASSO, um esquema para iniciantes mesmo.

CLARO, eu também não vou querer "melzinho na chupeta", como diria a minha mãe, mas por isso estou vindo aqui, pedir uma ajuda a vocês, de como eu devo começar.

Basicamente, eu preciso aprender a criar ou mesmo gerenciar um Banco MySQL e como fazer as páginas WEB HTML enxergarem os dados e os transmitirem!

Essa é a grande dúvida!

Agradeço a todos pela atenção, de coração! Valeu mesmo!

Abraços a todos!

;D

Compartilhar este post

Link para o post

Então,

Iniciar em PHP + MYSQL é muito fácil, simplesmente consulte a referência MySQL, e referência PHP. Não tem muito oque falar na verdade, ou você inicia explorando a modelagem do banco e integrando com php, ou terá que fazer algum curso. Compre algum livro de PHP + MySQL. Livros PHP + MySQL.

Se você não meter a cara a fundo, não vai aprender.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu pelas dicas, amigão!

Vamos ver no que dá, vou começar lá, ir estudando em livros, artigos, nas referências, e seja o que Deus quiser! o/

hehe!

Valeu aí, obrigado a todos!

Abraços! ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte no novo emprego...

Agradeço mesmo srnetcave, muito obrigado!

Espero poder contar contigo e com todos aqui do fórum nessa minha nova jornada! :)

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte no novo emprego...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.