Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Weikm@n

Botão para altera de ASC para DESC

Recommended Posts

Olá Galera, como vai? tw cm uma duvida, tw querendo exibir uma lista em ordem alfabetica "ASC" do banco de dados, usando o codigo

$sql = "SELECT * FROM nomes ORDER BY id ASC";
ele organiza tudo beleza, mas o q eu queria era criar um botao para mudar esse codigo pra em ordem alfabetica ao contrario "DESC", sei q o codigo eh
$sql = "SELECT * FROM nomes ORDER BY id DESC";
, mas como faço isso em um botao? tipo, para ficar alterando entre DESC e ASC,

tipo qnd eu aperta a primeira vz, ele fica em DESC, se eu aperta denovo, ele muda pra ASC

Alguem pode me ajudar?

OBS: espero tr explicado direito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode passar a informação pela URL e usar o valor na SQL.

Por exemplo:

tabela.php?order=desc

na SQL:

$sql = 'SELECT dados FROM tabela ORDER BY campo ' . $_GET['order'];

Logicamente, filtre o valor de $_GET['order'], a fim de certificar-se de que está com o valor 'desc' ou 'asc', evitando erros dirante a consulta.

PS: Acredito que haja solução em JavaScript também, sem ser necessário selecioanr tudo de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que, para todos os casos, você deverá enviar a sinformações por GET e, se na página em que você tiver esses botões houverem outros elementos de formulários, mesmo que ocultos, os mesmos passarão via URL também, expondo informações potencialmente perigosas.

Se você optar por fazer via POST para contornar esse "problema", após navegar em duas páginas seguidamente, ao pressionar o botão voltar do navegador, a mensagem de "Reenviar" (Firefox) ou "Repetir" (IEca) irá aparecer e isso pode ser irritante.

Para acabar com todos esse problemas, faça sem botões, por links. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

beleza,vw fazer por link jah q fica melhor, mas seguro, vw jah testar e retorno aki, mas pelo q li, terei q criar dois links, uma pra desc e outro pra asc, certo? nao teria como ser somente um link?

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser só um link.

Você verifica qual é a ordenação corre3nte e gera o link para a ordenação inversa

if ( $order == 'asc' )
    $link = 'desc';
else
    $link = 'asc';

Depois coloque $link como o tipo de ordenação

Compartilhar este post

Link para o post

<a href="?ordem=asc">ASC</a>

<a href="?ordem=desc">DESC</a>

acho que isso resolve

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.