Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PIFFARETTI

Somar valores MySQL

Recommended Posts

Olá, sou iniciante em linguagem SQL, estou utilizando o MYSQL, fiz uma tabela chamada COMPRAS.

Ela possui vários campos, mais um deles é um campo chamado PREÇO_UNIT. Ele seria o preço unitário de um certo produto.

No formulario que futuramente irei criar, você poderá ter mais de 1 item por formulário, ou seja, vou ter o preço unitario de varios items.

Primeira duvida:

Vou ter q criar no MYSQL PREÇO_UNIT1, PREÇO_UNIT2, PREÇO_UNIT3 e etc, para poder armazenar todos os valores dos items que eu der entrada? e se eu tiver N items? To na duvida de como montar isso.Ei nao quero dar entrada em 1 item por formulario entenderam, quero poder arpoveitar um unico formulario para dar entrada em quantos items eu quiser.

O outro ponto é: Como faço para somar os valores deste campo PREÇO_UNIT e jogar num campo PREÇO_TOTAL ??? Tem q usar SUM né? como ficaria o código?

Se alguem puder me ajudar eu ficaria muito agradecido.Obrigado a compreensão de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você for usar os campos PREÇO_UNIT1, PREÇO_UNIT2, PREÇO_UNIT3 você tera apenas que fazer o seguinte:

SELECT (preco_unit1 + preco_unit2 + preco_unit3) AS preco_total

FROM tabela

Agora se você tem vários registro onde tem apenas 1 campo de valor ai você sua o SUM:

SELECT SUM(preco_unit) AS preco_total

FROM tabela

GROUP BY pedido

Compartilhar este post

Link para o post

PIFFARETTI, você terá uma tabela para os produtos, onde terá uma coluna para o armazenamento dos preços.

A sentença para a soma dos preços ficaria mais ou menos assim.

SELECT SOMA(preco) AS soma FROM tabela_produtos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.