Derme 0 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2010 Tem como fazer um order by se aplicar hierárquicamente a mais de um critério em uma unica query? Exemplo: Quero ordenar primeiro por cidade, depois por morador, aí chamaria a todos os moradores de Araraquara de A a Z depois então chamaria os moradores de Barretos de A a Z aí os moradores de Campinas de A a Z etc... Pode ser feito? funciona tipo Order By cidade, moradores? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2010 sim.. Order By cidade, moradores o default é ASC (ascendent) mas no seu caso, deve fazer um "group by" para organizar o relacionamento "cidades X moradores" senão ficará tudo misturado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
-=Érico=- 5 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2010 Derme, É exatamente isso que você disse e o hinom confirmou, ORDER BY cidade, moradores hinom, Não entendi porque ele deveria usar GROUP BY nesse caso, ele quer apenas a listagem em uma ordem específica, ele não quer fazer nenhum agrupamento de dados. Abraços! Érico Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Derme 0 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2010 Peraí, agora deu um tranco no cerebro aqui (rs), eu sei que Group BY faz agrupamentos de dados, mas nesse caso com Order By do jeito que falamos, de certa forma já não tá agrupando? quero dizer: ia listar todos os moradores de Araraquera em ordem alfabética só depois então listar todos os moradores de Barretos também em ordem alfabetica ai em seguida os de Campinas. Então mesmo sem usar Group BY, já não estaria agrupado por cidade? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
-=Érico=- 5 Denunciar post Postado Janeiro 23, 2010 Derme, desculpe se eu te compliquei, rsrs. Não, você não vai estar agrupando, apenas ordenando, que é o que você quer. Pelo que eu entendi já que você está ordenando os dados, e a lista vai aparecer por ordem de cidade / morador, você considera eles agrupados, deve ser isso certo ? rsrs. No conceito de banco de dados, você não está agrupando, está apenas ordenando. Caso tenha complicado ainda mais, rsrs, é só dar um toque. Abraços! Érico Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Derme 0 Denunciar post Postado Janeiro 24, 2010 Num sei se complicou (rs) Olha só, eu só quero saber se desse jeito que a gente tá falando, sem Group BY, o resultado na tela, se o usuário fizesse uma pesquisa que atenderia as 3 cidades, iria sair: 1º) todos os moradores de "Araraquara" de A a Z 2º) todos os moradores de "Barrteos" de A a Z 3º) todos os moradores de "Campinas" de A a Z Ou pra eu conseguir nessa sequencia exata teria que usar Group By? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ava.rj 0 Denunciar post Postado Janeiro 24, 2010 Creio que não, apenas colocando os campos separados por vírgula já irá funcionar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
-=Érico=- 5 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Derme, Order BY apenas, é que você precisa, rsrs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites