Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AcquaBlue

Aquecimento do processador

Recommended Posts

Saaaalve galera da Hardware! Tudo tranquilo?!!?

Então! Acho que vocês ja tão de saco cheio de mim, mas a história a é mesma de uns 6 meses atrás que eu postei aqui e acabei sumindo. Bem... O problema nunca foi resolvido desde aquela epoca, por isso parei de usar o computador para tarefas que elevassem a temperatura do computador.

Atualmente eu dei uma limpada no cooler do processador e saiu nada mais nada menos que isso ai:

Imagem Postada

IAUSHIOAHSIOHASAS Melhorou um pouco, mas o computador ainda esquenta com facilitada quando executo programas pesados como por exemplo o 3Ds Max. A temperatura ambiente aqui esta em 25° e o processador esta a 36° (pelo RealTemp)...

Bem a coisa é a seguinte. Ja troquei a pasta térmica e não adiantou. Da ultima vez vocês me pediram fotos de dentro do gabinete e eu queria que vocês me ajudassem. As fotos estão logo ai:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Bem... O gabinete é um ELITE todo vazado na parte da frente e o tampo lateral possui duas saidas de ar, sendo um exatamente na frente do processador (inclusive com um canudo para direcionar o fluxo nessa região, q eu ja tirei e pus e não fez diferença nenhuma!)

Existem somente 2 fans no gabinete, um posterior que suga ar e um anterior que joga o ar. Além disso existe o cooler que sopra o processador.

Eu precisava algum sistema que fosse efetivamente bom pra segurar a temperatura. O processador é um Core 2 Quad Q9950, e aparentemente é o único componente que esta esquentando. A temperatura dentro do gabinete não esta muito alta, esta ficando por volta dos 30° nesse exato momento.

Idéias rentaveis?! Queria um gasto razoavel! :S

Abraços galera!

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá AcquaBlue beleza?

A temperatura ambiente aqui esta em 25° e o processador esta a 36° (pelo RealTemp)...

Você ainda acha alta essa temperatura de 36º? para você ter uma ideia a temperatura maxima de um Core 2 Quad Q6700 2,66 GHz é 71º.

O seu processador é um Core 2 Quad Q9950 (mais avançado) , "PODE SER" que a temperatura maxima dele seja ate mais alta que esse que postei!!..

A temperatura máxima admissível pelo processador está normalmente estampada no próprio corpo do processador, de forma codificada. No Data Book do processador (documento que pode ser baixado no site do fabricante do processador) há uma parte dedicada a explicar o código estampado sobre o invólucro do processador, que inclui a sua temperatura máxima admissível.

É lógico que essa é a temperatura máxima admissível, isto é, que o processador pode trabalhar sem queimar. Quanto menor a temperatura em que o seu processador funcionar, melhor. Coolers de melhor qualidade e o uso adequado de pasta térmica farão com que o seu processador trabalhe a uma temperatura bem abaixo da máxima admissível.

Leia esse artigo Diminuindo a Temperatura de Seu Processador, apesar de ser um pouco antigo mais ajuda bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sim edvan! Concordo com você que em Idle o meu processor mantém uma temperatura muito boa.

O problema é que quando o uso da CPU se torna alto (quando renderizo imagens em 3D por exemplo) a temperatura do processador pula dos 35° pros 50° em 1 segundo, e a partir dai vai crescendo em progressão sem parar... O ápice do meu desesperado (que não permitiu inclusive que eu renderizasse uma imagem) foi quando o processador bateu 73° brincando, pois chegaria facilmente a casa dos 78° no ritmo em que ele cresceu no dia.

Meu problema é segurar a temperatura do PC quando este esta trabalhando intensamente e no caso, o programas que você me sugeriu, funcionariam bem quando meu computador estivesse como esta agora, tranquilo! :P

Abraaços!

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de seu cooler ser box não era para fazer tudo isso, esse cooler pode muito facilmente não ser encaixado com pressão, verifica isso veja se está bem preso, lubrifique-o, verifica se a pasta térmica é boa e se ainda não venceu (depois que ela passa da data de validade ela solta a água dela e fica mais seca), há também a tecnica de lapidação que você pode experimentar:

LINK:

http://www.combodigital.com/tutoriais/lapidacao-de-cooler/

Se nada disso resolver teste outro cooler e veja se da conta do recado.

OBS: AcquaBlue tenho alguns amigos que tiveram problemas semelhantes ao seu, problema de superaquecimento, e a melhor solução na opinião deles que achou foi essa:

LINK:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126010364-cooler-evercool-buffalo-intel-hpfi-10025-lga775-core-duo-_JM

Ou essa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128363876-cooler-zalman-cnps9700-led-cpu-intel-or-amd-nota-fiscal-_JM

Com esse cooler, principalmente o segundo o pc dele fica sempre entre 35 e 40º, e também é um Core 2 Quad..

OBS: Uma medida mais radical seria o uso das pastilhas peltier, da uma olhada no esquema de montagem:

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Uhhmmm maravilhosas dicas Edvan!

Vou procurar fazer essa limpeza que você sugeriu e posto resultados a respeito dela, se não melhorar eu procuro trocar o cooler... POREM... Você tocou num assunto que eu quase falei no primeiro post...

A Placa de Peltier.

Eu conheço essa placa, ja cheguei a ver uma frente a frente com um vendedor, e eu cheguei nela justamente pesquisando a respeito de formas de refrigeração do computador. Mas eu fiquei com medo... Quais são os riscos do uso da placa de peltier? Esse esquema disposto ai em cima é suficiente para evitar o condensamento dos componentes ou existem riscos?

Abraaaços!

Compartilhar este post

Link para o post

Então AcquaBlue, essa placa de peltier, tem que ser nesse esquema ae, porque ele fica por fora do gabinete, e um cooler joga o ar frio pra dentro, ae não tem risco de condensar agua dentro da cpu, só o ar frio mesmo, que é mais seco que o ar quente que fica do lado de fora. com certeza com esse esquema você vai conseguir abaixar até em 20º a temperatura da sua cpu. sem risco nem um.

OBS: Não estou falando que seja seu caso, mais vi muita gente não encaixar direito o cooler box, ele nao enconstar direito no processador e dai quando você abre qualquer aplicativo pesados sobe mesmo a temperatura..

Você fez a remoção do box pra limpeza ae??? Se você removeu, veja se encaixou direitinho o box em cima do processador...

Pode ser que no seu caso ae, está com alguma coisa errada é no BOX do processador.. :o

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh tranquilo então! Vou ver esse esquema da placa de peltier depois!

Primeiro eu ainda vou fazer a limpeza completa, dar uma checada nos encaixes, como recomendou, e trocar a pasta térmica também (ja faz uns 6 meses que eu troquei). Se não melhorar eu dou uma olhada no peltier! :D

Valeu Edvan! Vou seguir seus conselhos! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Obrigadão!

Eu posto resultados! ;)

Abraaaços!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok..AcquaBlue, qualquer coisa estamos as ordens.. :D

Fico no aguardo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opinião esse cooler box não está sendo eficiente para voce já que trabalha com aplicações pesadas....

eu acho que no seu caso vale a pena investir num cooler mais potente como um da cooler master ou thermaltake.

Pelo que eu vi nas fotos, faz muito pó.... na minha casa tbem é assim.....

posso estar enganado, mas pelo menos na foto aparenta que a parte frontal do seu gabinete está cheio de pó.... já tentou abrir essa parte frontal e limpou ela.... pode resolver na passagem de ar....

essa limpeza não vai fazer cair 20ºC da temperatura mas já ajuda na circulação doa ar

Compartilhar este post

Link para o post

Algusn pitacos:

Já tentou medir as temperaturas com outros softwares?? Porque achei estranho o seu processador subir tanto e a parte interna do gabinete permanecer fria, já que o calor gerado pela CPU e VGA aqueceriam por consequência o restante do sistema...

Instalar corretamente o cooler da cpu, retirando, efetuando uma boa limpeza e aplicando uma boa pasta térmica...pois como os colegas citaram, este cooler teoricamente daria conta do recado...

Quanto ao sistema com a "peltier", a montagem e instalação deverá ser precisa e o consumo de energia é alto... verifique se a fonte atual suportaria o conjunto...

Quanto ao gabinete, gosto dele, apenas os coolers que acredito serem aqueles da CoolerMaster com leds azuis que não gosto, apesar de serem silenciosos, não tem um bom fluxo de ar como informa o fabricante. Uma limpeza nos "feltros" que ficam na frente do gabinete também podem ajudar. No duto de ar que vai direto no processador, já vi algumas pessoas instalarem um cooler de 8 que joga o ar diretamente no mesmo e relatam melhoras...

No mais, após efetuar todos os testes e eventuais correções, resta trocar o cooler por um de melhor qualidade...

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Traks:

Que saaudade brother! o/

Então cara, eu to pensando mesmo na troca do Cooler Box, mas eu ainda vou testar as dicas que ja foram dadas, to esperando um dia bem tranquilo pra começar e terminar sem enxeções de saco no meio do processo. Fora isso, eu limpo o gabinete com BOA frequencia, inclusive abrindo a parte frontal pra limpar essa grade, mas por incrivel que pareça não é a parte daonde eu tiro mais sujeira não! xD~

Public2004:

Ja sim, ja tentei medir com no minimo uns 4 programas diferentes, mas todos eles dão a mesma temperatura, com uma variação de no max. 5° pra cima ou pra baixo.

Vou executar as limpezas e vou pensar na peltier como extremo ultimo caso. Mas a fonte aguenta sim, ela possui 650w reais como mostra na foto e acho que não esta usando nem 500w (mas esta perto disso se eu estimei certo quando montei, preciso refazer as contas depois).

Com relação aos Fans da CoolerMaster, são esses mesmos com led azuis (nem sabia que possuiam led quando comprei). Não sabia que eles possuiam pouco fluxo de ar. Segunda-feira eu vou sair as compras e vou buscar mais informações a respeito de Fans melhores. Alguma sugestão com bom custo/beneficio?

----

Me surgiu uma duvida recente em relação a pasta térmica Artic Silver 5. Conversei ja faz um tempo com um técnico aqui perto de casa e ele me disse que essa é uma pasta arriscada de se passar pelo fato dela ser condutora, e que exigia extremo cuidado no manuseio dela. Concordo pelo fato de ser condutora que deve-se tomar cuidado para não passar acidentamente em outras parte do computador, mas ele me falou com uma cara de "tensão" que me deixou meio na duvida se era tão arriscado assim...

Vocês tem alguma opnião a respeito disso? É recomendavel o uso a AS5 aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Acqua Blue... velhos tempos hein rsrs.

Eu estava vendo uns modelos que a temperatura maxima é de no maximo 71ºC mas não era especificamente do Q9550.

Só para confirmar o cooler está bem preso né? Está bem firme o dissipador no processador?

Sobre a pasta termica eu desconheço... nunca tive experiencia com ela.

Estava vendo a dica do Edvam realmente parece ser muito boa... mas precisa ter um bom espço no gabinete.... pois ele fica com altura de dois coolers.... precisa tbem contar o espaço queé ocupado pelo cooler do processador e a placa de video.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.