Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ederjsantos

Iniciante - Joomla no Linux

Recommended Posts

Bom dia todos, estou iniciando em Joomla, entretanto todos os tutorias que

eu li, são apenas para desenvolvedores na plataforma windows, mas uso o ubuntu 9.04

e gostaria de começar a aprender o joomla no linux.

Até o momento não obtive êxito, gostaria de saber se vocês sabem

de alguma ferramenta que eu possa usar e desenvolver um site bacana no linux, se não tiver ferramenta

como posso proceder com o meu aprendizado.

 

Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No linux é ainda mais interessante de se utilizar o joomla, mas para isso você tem que instalar o apache, php e mysql para isso utilize os seguintes comandos:

 

sudo apt-get install apache2
sudo apt-get install php5
sudo apt-get install mysql

após instalados, na patas /var/www você cria uma pasta com o nome do seu site:

 

mkdir meusite

dentro desta pasta você descompacta o joomla, após descompactado o joomla você cria o banco de dados:

 

mysql -p

mysql> create database meusite

agora é acessar via browser o seu site, abra o browser e digite:

 http://localhost/meusite

Siga os passos na tela para a instalação, qualquer duvida é só postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso dai eu ja fiz ta tudo pronto, queria saber dai pra frente como faço pra colocar novas templates, e customizar meu site

a instalação é tranquila de fazer.

 

O dificil é customizar e é essa a minha dúvida, mas de qualquer forma obrigado Edultra .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É da mesmissima forma que você faz no windows, a unica diferença é que em algumas pastas você tem que dar permissão para a escrita para que possam ser copiados os arquivos para as pastas especificas, mas qualquer duvida é só postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edultra acho que você não entendeu ou eu não expliquei direito o que quero rsrs.

A minha dúvida é:

 

A maioria dos tutoriais que vejo para aprender joomla uma alguma ferramenta tipo fireworks, dreamweaver e outras mais, pois bem,

no ubuntu 9.04 essas ferramentas não existem eu gostaria de saber por onde posso começar a trabalhar para fazer meu primeiro site e

customiza-lo todo, lembrando que já está tudo instalado e funcionando. Queria saber se tem alguma ferramenta eu se posso customizar usando o

VI do linus ou bloco de notas, ou se o joomla foi feito somente para desenvolvedores da plataforma windows. Essa é a minha dúvida.

 

Mais uma vez obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode utilizar varias ferramentas linux, substituindo a ferramenta windows pela alternativa linux, o joomla é feito em php, ajax e dhtml, portanto basta apenas ter um editor de texto como o VI, Gedit, ou um substitulo para o Dreanweaver, você pode utilizar o Gimp como alternativa para o Photoshop, o Inkscape como alternativa para o software de criação vetorial.

 

Outra alternativa interessante é utilizar o NetBeans com o plugin de php.

 

O Joomla foi feito para ambas as plataformas, porém há a necesidade de entender como utilizar os softwares disponiveis para linux.

 

Qualquer duvida é só postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.