Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

EFF cria site que calcula o quanto seu browser pode identificar você n

Recommended Posts

Ferramenta online usa as mesmas informações que seu PC fornece durante visita a sites e as compara com uma base com 5 milhões de configurações.

A Electronic Frontier Foundation (EFF) criou uma ferramenta online que mostra em detalhes as informações que um navegador web revela, o que poderia levantar questões de privacidade em sites que tentam identificar usuários de acordo com seu perfil.

 

A ferramenta, chamada Panopticlick, leva apenas alguns segundos para listar as informações que um navegador web divulga quando um usuário visita um site. A coleção de dados inclui sistema operacional, números de versão de plug-ins, fontes do sistema e até tamanho e número de cores do monitor.

 

Tomadas em conjunto, essas informações são uma 'impressão digital única' para um PC específico, o que poderia ser usado para identificar um visitante particular em um site web, alega a EFF. Segundo a entidade, empresas de publicidade já usam tais técnicas.

 

"Eles desenvolvem esses métodos em segredo, e nem sempre contam ao mundo o que têm descoberto", escreveu o tecnólogo Peter Eckersley, da EFF, no blog da organização. "Mas esta experiência nos ajudará a pensar sobre os riscos à privacidade a que os browsers nos expõem."

 

Banco de dados

O Panopticlick registra de forma anônima a configuração do sistema do visitante, e então a compara com um banco de dados com 5 milhões de outras configurações. Na sexta-feira, o site dizia já ter coletado 220.572 'impressões digitais'.

 

Os usuários estão enganados se pensam que o simples desligar dos cookies - pequenos arquivos de texto armazenados nas pastas do navegador, e que ajudam a reconhecer os visitantes, entre outras funções - vão proteger sua privacidade.

 

No blog da EFF, Eckersley escreveu que a sequência de caracteres "user-agent" de um navegador revela o sistema operacional, a versão precisa do navegador e o tipo de browser utilizado. Apenas um em 1.500 internautas tem a mesma sequência, diz Eckersley.

 

Uma sequência como essa não é suficiente para rastrear alguém, mas "em combinação com outros detalhes, como geolocalização ou um código de CEP específico ou um plug-in incomum instalado, essa sequência se torna um problema real", nota.

 

Smartphones

Para aumentar o anonimato, a EFF recomenda o uso de um navegador comum, como a última versão do Firefox, com uma versão recente do sistema operacional Windows. Desligar o JavaScript é outra opção, já que é com ele que os sites detectam plug-ins e fontes, mas isso pode afetar a forma como são exibidos os sites.

 

Outra opção é usar um navegador móvel, diz a EFF.

 

"As versões atuais do iPhone, do Android e do BlackBerry não variam muito com respeito a plug-ins, fontes instaladas ou tamanho de tela", diz a EFF. "Esta situação poderá mudar no futuro, mas até que isso não aconteça, a maioria desses aparelhos são bem menos identificáveis que qualquer tipo de PC de mesa."

 

(Jeremy Kirk)

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/01/29/eff-alerta-sobre-uso-de-dados-do-browser-para-identificar-usuario-na-web/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Privacidade é algo que não temos mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.