Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedro Bento

[Resolvido] Estrutura do site, criando models

Recommended Posts

Olá,

Entendo que uma boa estrutura se faz com um controlador simples delegando o trabalho mais para os Models.

Eu comecei com o quickstart do site do ZF onde só tem um controlador e um model, o model parece ser uma classe especifica para trabalhar com determinada tabela do banco de dados. É assim que vcs trabalham? um model para cada tabela ou vcs um model para cada aplicação/controller? Quando criar os models?

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedro,

A melhor pratica seria separar um modelo por tabela, seu codigo fica mais organizado, mas isso nao te restringe de consultar tabelas diferentes em um mesmo modelo.

a variavel $_name que se define no topo do seu modelo, é usada para quando você utiliza o constructor. Mas você pode manualmente criar suas queries, sem o uso do constructor.

um exemplo como definir sua query manualmente seria mais ou menos assim.

<?php class Model_MyModel extends Zend_Db_Table_Abstract
{  
protected $_name = 'tabela1'; 
//essa função não utiliza a variável $_name para a query, pois estamos definindo uma query manual e não utilizando fetchAll ou qualquer outro método.
public function listarCategorias()
{
$sql = 'SELECT * FROM tabela2';
$result = $this->_db->query($sql);
return $result;
}

//essa função passara a variavel $_name para fetchAll();
public function listarUsuarios()
{
$result = $this->fetchAll();
return $result;
}
}
?>

qualquer dúvida posta ae flw

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Entendo que uma boa estrutura se faz com um controlador simples delegando o trabalho mais para os Models.

Eu comecei com o quickstart do site do ZF onde só tem um controlador e um model, o model parece ser uma classe especifica para trabalhar com determinada tabela do banco de dados. É assim que vcs trabalham? um model para cada tabela ou vcs um model para cada aplicação/controller? Quando criar os models?

Obrigado,

Isso mesmo Pedro, o model é uma classe de abstração de dados para trabalhar com uma determinada tabela do banco da dados. Ou seja, para cada tabela é interessante a criação de um model para ela.

Dentro da models/ ficarão todos seus models referentes as tabelas, por exemplo: se você tem uma tabela chamada users, criará um model chamado Users.php e dentro desse arquivo você extenderá a classe para Zend_Db_Table_Abstract class Default_Model_Users extends Zend_Db_Table_Abstract.

É interessante se fazer assim, pois em cada model você definirá o nome da tabela referente, a chave primária da tabela, as tabelas dependentes e referenciará cada chave primária e estrangeira para que possa comunicar ao Zend sobre os relacionamentos entre suas tabelas.

É isso, se tiver mais dúvidas, fique a vontade!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma pergunta:

No caso estou fazendo a parte de administração, que são umas 50 telas, projeto meio complexo. O controller admin já está ficando com umas 400 linhas, apesar de serem dezenas de funções pequenas, até acabar vai estar enorme. É assim? um controller só para a aplicação?

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma pergunta:

No caso estou fazendo a parte de administração, que são umas 50 telas, projeto meio complexo. O controller admin já está ficando com umas 400 linhas, apesar de serem dezenas de funções pequenas, até acabar vai estar enorme. É assim? um controller só para a aplicação?

Pedro, pode ser feito sim um controller só para a aplicação, mas não é recomendado, ainda mais em seu projeto que é grande e complexo, vai te prejudicar na hora de uma manutenção ou atualização!

Nesse link você pode se informar melhor sobre como organizar isso.

http://www.danieldeveloper.com/2009/12/22/estruturando-uma-aplicacao-completa-usando-zend-framework/

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mais uma vez, irei utilizar um controlador por seção, ou menu do site. e uma pasta na view para cada

link para mudar de controlador:

<a href="<?php echo $this->url(
    array(
        'controller' => 'comercial',
        'action'     => 'index'
    ), 
    'default', 
    true) ?>">Link</a>

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos, eu sou novo no Zend e eu estou com uma duvida, eu crie um model e tentei chamar ele dentro de um modeles e esta dando erro

Fatal error: Class 'Empresa' not found in D:\projetosWeb\sisdeve\application\modules\default\controllers\IndexController.php on line 13

Minha estrutura esta assim

library/

site/

application/

config...

controlleres/

Index...

Erro...

layout...

models

?

modules/

admin/

default/

Controllers/

Index...

{

<?php

class IndexController extends Zend_Controller_Action

{

public function init()

{

/* Initialize action controller here */

}

public function indexAction()

{

$empresa = new Empresa();

}

})

Models/

Empresa.php meu modulo

{<?php

class Model_Empresa extends Zend_Db_Table_Abstract{

protected $_name = 'empresa';

}}

public/

test

e Quando eu tento usar esse modulo esta dando esse erro

D:\projetosWeb\sisdeve\application\modules\default\controllers\IndexController.php on line 13

eu estou usando o Zend 1.10

Compartilhar este post

Link para o post

Axo interessante criar um "modelo para os modelos", ou seja, um classe com os principais métodos (inserir, editar, excluir, retornar) de uma maneira genéria que deriva da Zend_Db_Table. Os demais modelos, das tabelas da aplicação em si, derivam desse modelo que criei ... axo que fica bem legal e organizado, além de reaproveitar bastante os códigos é claro.

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Juliana

Não vejo necessidade de fazer isto, já que isto é feito por qualquer classe que estende Zend_Db_Table_Abstract. Você só define a função se quiser.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.