Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Infecção pelo botnet Kneber indica uso de antivírus desatualizado

Recommended Posts

Praga que contaminou 75 mil máquinas em mais de 2.500 empresas no mundo na semana passada não é nova e poderia ter sido evitada.

 

Um botnet malicioso denominado Kneber foi identificado pela NetWitness há alguns dias e infectou quase 75 mil computadores, em cerca de 2.500 diferentes empresas no mundo todo. Tal comportamento foi suficiente para que muitos o comparem ao worm Conficker, um pouco de exagero se lembrarmos que o Conficker infectou milhões de máquinas.

 

No entanto, é sabido que a ameaça do Conficker nunca foi totalmente explorada, e que embora tenha afetado menos PCs, o Kneber representa uma risco maior em termos de comprometimento de informações pessoais e corporativas.

 

O Kneber não é uma ameaça nova e sim uma nova denominação para o infame e conhecido trojan Zeus. Seu código é o mesmo que o Trojan.Zbot, que também é baseado no Zeus, e vem sendo observado há algum tempo.

 

Apesar de ser conhecido pelas empresas de segurança, o Kneber infelizmente é apenas mais um botnet disponível na rede. Em recente pesquisa da McAfee constatou-se que nos últimos três meses de 2009 quase 4 milhões de novas máquinas foram infectadas por botnets.

 

Mas embora o Kneber esteja aumentando o potencial de infecção do botnet Zeus, ele não envolve nenhuma nova ameaça. E usuários que utilizam softwares de segurança atualizados também estarão protegidos desta praga. Por isso, especialistas afirmam ser importante manter softwares e sistemas atualizados, para evitar falhas na segurança.

 

O lado ruim dessa história é constatar que cerca de 2.500 empresas de todo o mundo, incluindo agências do governo, tenham uma segurança tão fraca a ponto de permitir que seus 75 mil sistemas ficassem comprometidos com essas ameaças, as quais há mais de um ano já foram detectadas e informadas como se proteger.

 

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/02/22/infeccao-pelo-botnet-kneber-indica-uso-de-antivirus-desatualizado/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa ser especialista para sugerir que todos mantenham seus softwares e sistemas atualizados, para evitar falhas na segurança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.