Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo Coach

[Resolvido] É possivel fazer consulta sql com duas tabelas difere

Recommended Posts

Amigos, eu tenho duas tabelas (alunos e notas), e ambas tem como chave primaira um campo chamado (matricula)...

eu gostaria de apresentar um relatorio baseado em uma consulta que mostre alguns campos de uma tabela e alguns outros da outra. Tipo:

Ex: Nome (da tabela aluno), matricula (da tabela aluno), mediafinal (da tabela notas)

Como posso fazer esta consulta no php de maneira que eu possa imprimir na tela depois?

Obrigado pela ajuda....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pr. Ricardo Ribeiro,

No PHP é indiferente se o resultset vem de uma única tabela ou se vem de várias, então tudo que você precisa é montar a consulta com todas as tabelas necessárias que o PHP trabalhará com o resultado normalmente, para você relacionar as duas tabelas você utiliza (INNER|LEFT|RIGHT)? JOIN, qual o banco de dados que você está trabalhando ?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim , vou te explicar como

$con1 = "SELECT aluno.nome, aluno.matricula, notas.mediafinal // campos selecionados para a consulta e suas respectivas tabelas
         FROM aluno,notas                                     //tabelas de origem dos campos
         WHERE aluno.matricula = notas.matricula_fk";         //Regras de integridade, matricula na tabela notas seria uma chave  
                                                              //estrangeira

$cons = mysql_query($con1); //executa consulta da variável acima
        $linhas = mysql_num_rows($cons); //recupera o número de linhas(resultados)obtidos na consulta, você já saberá o por que

for($i=0;$i<$linhas;$i++) //laço for para imprimir as consultas, é aqui que entra o linhas
       { 
            $vetorresultados = mysql_fetch_array($cons); //transforma resultado em um array, lembra? $cons é quem faz a consulta

echo $vetorresultados['nome'].'<br />'; //basta imprimir $vetor['nomedocampo'];
            echo $vetorresultados['matricula'].'<br />';
            echo $vetorresultados['mediafinal'].'<br />';
       }

Espero ter ajudado cara, caso haja alguma dúvida é só postar!

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você pode fazer assim tb, foi o João Batista

$sql=("SELECT * FROM tabala1 JOIN tabela2 ON (tabela1.codigo=tabela2.codigo) WHERE codigo = '$variavel'");

$rs=mysql_query($sql);

Aki você pode colocar diretamente os valores que você quer, assim:

while ($linha=mysql_fetch_array($rs)){

echo '

<tr>

<td>',$linha['codigo'],'</td>

<td>',$linha['nome'],'</td>

<td>',$linha['nota'],'</td>

';

}

É o exemplo que ele fala sobre o JOIN.

Espero q te ajude, pois me ajudou bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.