.Cic 0 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Olá galera estou aqui fazendo meu primeiro post então sejam legais comigo uasheuhse vamos direto ao assunto... Meu conhecimento de PHP é "estranho", tipo eu não sei quase nada, mas se me der um código (qualquer que seja eu acho) irei entender ele, como funciona e etc. Falo isso pois eu trabalha com um amigo e eu fazia o design e ele a programação então sempre eu via a programação, tinha contato com aquilo, inclusive ajudava ele a resolver problemas, erros, e etc, conheco o PHP mas para "criar do zero" sou uma negação ausheuahse. Nada melhor para aprender do que praticar, sei isso por experiencia propria, entao decidir fazer um site para mim aprender PHP, o site é "Simples": É um site de download de jogo, funciona como um "blog" eu admin vou ter meu painel onde posto noticias, jogos e etc, cada jogo tem sua sessao e tal, os membros poderao votar nos posts dessa forma posso fazer a pagina destaques que mostra os posts mais avaliados, haverá visitantes no site normalmente mas também haverá membros, ou seja os usuarios poderao se cadastrar no meu site, dai eles vao ter um perfil pessoal e tal, podem enviar MP (como em foruns) e abrir tickets de suporte com a administracao (eu) Tera os moderadores tambem que serao membros com previlegios que eu vou excolher, esse moderadores eu irei escolher quais funcoes eles vao ter nos paineis deles, tipo eu qero q eles possam postar noticias e etc entao eu habilito isso para eles, banir usuarios, soh eu posso por exemplo e assim vai indo. o site vai ser muito complexo, muito mesmo, vai ter muito detalhe e etc, muito javascript e tal e principalmente PHP auhseusha. Um site desse eu axo q compensaria eu fazer em modo de forum mesmo, ou no joomla, ou um blog mas como disse quero aprender php e eu gosto de fazer porque depois de pronto quando eu quiser adicionar ou remover algo eu sei onde mexer e como mexer. As vezes vcs falam, p**** se você eh iniciante pq vai fazer TUDO isso ? simples, a gente (eu e meu amigo) ja fizemos uns 3 4 sites desse jeito, nao com a msm complexibilidade e tal e eu sei q nao eh tao dificil, eh mais xato q dificil pq tem muito "insert" no mysql, e poe dado e tira dado aushuheas e por ai vai e tambem pq eh um projeto que eu nao qero pra terminar agora, pode ser para longo prazo sem pressa. OBS: Site sera feito em PHP + MySQL. OBS2: o site teria sistema de chat online tbm com o suporte (esses estilo msn) enfim, seria um site MUITO COMPLEXO mesmo, tezao pra cara***. OBS3: como disse nao tenho pressa, mas pretendia terminar ele em 1 ano e meio no maximo (que eh o prazo que vou levar creio eu) Dúvidas: Primeiramente, axei muita coisa boa aqui no forum, scripts pronto e etc e vou usar isso, agradeco a todos por isso ja. 1- O que compensa mais ? - Eu faco como aquela parte de "abrir a pagina no meio", sabe todo site tem isso, de você clica no link e a pagina dakele link abre no meio da tabela, como voces acham melhor eu fazer isso, faco em iframe ou faco em divs (ajax) ? (eu ja tenho o script do ajax, ja usei ele umas par de vezes e tal) pergunto isso pq nao sei as vezes para isso eh melhor usar iframes, pq tbm eu tenho uma duvida especifica pq tentei por akelas Shadowbox (quando você clica pra visualiza uma imagem e ela abre no meio da tela e o exterior da tela fica meio pretinho e tal) e como era as paginas abertas num div nao funcionava, se eu tirava isso e abria a pagina direto o shadow funcionava, mas nem fui atras disso muito. - Enfim, Iframe ou Ajax? e por que de preferencia. 2- A parte de comentarios, noticias e tudo isso que vai ter MUITA LETRA, MUITO CONTEUDO NO SQL, eh aquela coisa simples mesmo ? crio uma tabela no sql la com o nome x e faco os comentarios e etc ficar tudo la, depois o site pega de la os dados ? pergunto isso tbm pq sei la as vezes eu penso imagina, 50 mil linhas de comentarios, e o site tem que pegar as linhas de um certo post isso nao fica lento ? - É desse jeito que os blogs utilizam o mecanismo de comentarios/noticias deles ? enfim, muito dado numa tabela do sql nao dexa o site lento ? 3- Eu achei uma template pra joomla que seria bem o que eu qeria, alias quase, pq eu qeria com membros , administracao, banir nao banir e etc mas isso eh detalhe, enfim se eu ja tenho o site "pronto" o template joomla pronto ja com a base pronta, vcs axam tipo MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOO mais facil eu fazer pelo joomla do que sozinho ? (eh que mexi no joomla esses tempos, parece ser bom, pra qem sabe mexer auheuhs) No momento soh tenho essas duvidas, me desculpem pelo portugues errado mas escrevi na correria. Agradeco desde ja a todos que me ajudarem. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Shrek-BH 0 Denunciar post Postado Março 5, 2010 Vamos aos seus questionamentos: 1) Isto é você quem tem que achar o melhor. Eu particularmente prefiro abrir no meio da tabela. 2) Se o seu site tiver uma navegação muito grande o melhor é você gerar uma página estática das notícias e toda vez que você atualizar alguma coisa na notícia ou alguém comentar alguma coisa na notícia, você atualiza esta página. Isto ajuda para não ter muitas solicitações no banco e também para indexação nos sites de busca, principalmente se você colocar o link "amigável". Imagina se uma notícia teve 1000 visitas em 1 dia, se a página for dinâmica, serão 1000 selects no banco. 3) Sem dúvida! Se você achou uma template que te atenda e sabe mexer com joomla vai nessa. Obs.: Como dizem nas séries: "Todos os comentários acima são opiniões pessoais do seu autor...". rs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
.Cic 0 Denunciar post Postado Março 6, 2010 Vamos aos seus questionamentos: 1) Isto é você quem tem que achar o melhor. Eu particularmente prefiro abrir no meio da tabela. 2) Se o seu site tiver uma navegação muito grande o melhor é você gerar uma página estática das notícias e toda vez que você atualizar alguma coisa na notícia ou alguém comentar alguma coisa na notícia, você atualiza esta página. Isto ajuda para não ter muitas solicitações no banco e também para indexação nos sites de busca, principalmente se você colocar o link "amigável". Imagina se uma notícia teve 1000 visitas em 1 dia, se a página for dinâmica, serão 1000 selects no banco. 3) Sem dúvida! Se você achou uma template que te atenda e sabe mexer com joomla vai nessa. Obs.: Como dizem nas séries: "Todos os comentários acima são opiniões pessoais do seu autor...". rs Entao 1) nao entendi o que você disse ausehusahe "meio da tabela" mais seria iframe ou ajax? abrir o meio da tabela eh ctz ^^ soh qero saber qual modo seria melhor 2) Eu acho que iria fazer do jeito mais "trabalhoso" para o mysql, nao sei se eh o que você disse ali mas axo q eh, tipo, eu iria colocar la no SQL "Selecione os 10 ultimos posts ordenados por data" isso na pagina "Home.php" todo mundo q entrasse no site o site ia pegar a noticia la na hora "Fresquinha", ou seja, quando eu adicionasse uma noticia la no painel do admin ela ja seria inserida no site intero automaticamente. Quanto essa da "pagina estatica" nunca tinha ouvido falar, vou dar uma procurada sobre o que é isso dai vejo se vale mais a pena ou nao ;) OBS: É que eu acredito que um site dificilmente tera mais de 2000 visualizacao por dia (um meu digamos ausheuashe) e acredito que o mysql pode executar sem problemas ate umas 100000 (cem mil) operacoes num dia sem problemas, o detalhe seria no numero de operacoes ao mesmo tempo, mas que no caso nao seria quase nada, dificilmente alguem veria algo bem exatamente no mesmo tempo que outras 300 pessoas e se acontecesse geraria uma demora de 1 seg a mais na abertura do site por exemplo. É o que eu penso mas posso estar enganado ^^ 3) Sim tipo achei o template perfeito do joomla só que como eu disse não sei mexer com joomla, soube dele semana passada eu axo, entao seria, compensa eu larga o que estou fazendo e tentar aprender a mexer no joomla pra poder mexern esse template ? ou dexo o joomla de lado e vo faze o meu site sozinho que ganho mais. vlw a ajuda ai :) EDIT: Vi o que é pagina estatica, mas nao consegui associar com o que você disse, o que eu vou (ou pelo menos iria) fazer era uma pagina estatica, tipo eu nao ia criar 300 paginas diferentes para cada noticia, seria 1 pagina soh, e na hora q abrisse a pagina "home.php" por exemplo o site ia busca as ultimas noticias no mysql e lista-las no site, na mesma pagina. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Batista Neto 448 Denunciar post Postado Março 6, 2010 @.Cic, Primeiramente, bem vindo. Caso ainda não tenha lido as regras do fórum, sugiro que o faça para sua melhor participação: Regras do Fórum Bom, Se o seu site for proporcional ao seu tópico de abertura, então será realmente grande. Nesse caso, planejamento é a parte mais importante, não inicie nada sem antes planejar, por exemplo: Quando um usuário entra em uma aplicação, existem coisas que ele pode fazer, diagramas de caso de uso ilustrarão essas "coisas" e as dependências de cada uma delas. Quando você tiver os casos de uso você poderá planejar as atividades de cada caso: O diagrama acima ilustra a atividade "Fazer Login", você terá vários casos de uso e várias atividades em uma aplicação, quando você tiver tudo isso pronto você poderá começar a decidir sobre a arquitetura que será utilizada, MVC, N-Tiers ou qualquer arquitetura que você preferir: Com um bom planejamento você será capaz de dedicar em uma parte específica da aplicação, conhecendo o que ela deverá fazer antes de começar a implementação, isso evitará que você tenha "remendos" em uma aplicação e consequentemente evitará bugs, muitas vezes realmente difíceis de se localizar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Shrek-BH 0 Denunciar post Postado Março 6, 2010 Cic 1) Faltou o com AJAX (rs). 2) Aqui estou pensando em performance do servidor. Quando falo em gerar uma página estática é gerar uma página mesmo em html da sua notícia. Veja esse site: http://outerspace.terra.com.br (Você que tá querendo fazer um de download de jogos, vai gostar!) Todas as notícias inclusive os índices de notícias são estáticos, ou seja, não busca nada no banco. Tudo fica armazenado no banco de dados, mas para mostrar para o usuário tem uma página em html que é atualizada cada vez que alguém altera algo. Vamos supor, que alguém inclua uma notícia, o sistema insere ela no banco e atualiza automaticamente o indice de notícias e também gera uma página em html desta notícia. Quando alguém acessa o site o sistema só monta o site dando include em cada uma das partes (cabeçalho, meio, esquerda, direita etc). Antes esse site aí tinha um acesso ao banco muito grande, pois toda a capa era dinâmica, ou seja, era montada buscando as informações no banco de dados. Desse novo jeito as informações continuam sendo dinâmicas, porém como é exibido para o usuário é que mudou. Deu para entender melhor! Ás vezes não consigo escrever direito o que tô querendo explicar. 3) Se tiver tempo para aprender vai de Joomla senão vai na mão mesmo e "sozinho", pois pode contar conosco aqui para ajudá-lo. E o que o João disse vale MUITO pois sem esse planejamento aí, ainda mais para um SUPER SITE que você tá querendo montar, as probabilidades de insucesso são grandes. No site acima, perdemos um bom tempo planejando. Só assim a execução fica mais fácil. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
.Cic 0 Denunciar post Postado Março 6, 2010 Galera, realmente MUITO OBRIGADO, esses dois ultimos posts foram de extrema importancia para mim, quando a você Shrek gostei das dicas, vou fazer em ajax mesmo por ser mais facil de mexer (pelo menos eu axo) quanto a pagina estatica eu entendi, eu ja sabia disso, fizemos uma vez em um site mais eu nao lembrava, eh muito util mesmo vou fazer dessa forma realmente. Quanto a você Joao, muito obrigado tbm adorei o "metodo de planejamento", eu fazia isso antes mais fazia isso na minha cabeca tipo ia comecara a pagina dai eu pensava, e tal dai comecava dai no otro dia quando eu ia continuar eu nem "voltava pensa" eu continuava direto e as vezes eskecia uma coisa aki ou ali e ia "remendando" como você disse, gostei muito desse metodo do planejamento, vou comecar a usalo, muito obrigado. Ainda aceito novas opinioes :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
João Batista Neto 448 Denunciar post Postado Março 6, 2010 Então se vale a dica http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Eclipse UML2 Tools é open source e multi plataforma, se usando em conjunto com Eclipse PDT e Dynamic Languages Toolkit você terá um único ambiente para diagramação, desenvolvimento PHP e Javascript. ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
.Cic 0 Denunciar post Postado Março 6, 2010 vlw cara eu ia pedi isso agora uaheuaheuahseuaeh vlws xD vo usar Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites