Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

[ENTREV.] Fabyo "Master iMasters"

Recommended Posts

iMasters,

Acaba por aqui as curiosidades que muitos têm sobre o grande profissional Fabyo.

Sem dúvidas uma das melhores entrevistas que já tivemos por aqui.

Tópico de abertura

Entrevistadores:

Beraldo David Ramires Edultra João Batista NetoMatias Rezende

Coordenação:

LunG_ShiH

Participação de usuários do fórum:

Mário Monteiro, Dee, Untill, novato_PHP, Kandrade, MoOiO, Devair Guimarães de Olivei, Pantoja, Douglas, Renato Siroma, Siriusred.

Entrevistado:

Fabyo

Imagem Postada

Imagem Postada

Entrevista:

iMasters: Quando e como exatamente iniciou está paixão pela programação em sua vida? Em algum momento pensou em largar tudo e desenvolver outra atividade antes de atingir este nível de excelência?

Fabyo Bom o que meu levou a mexer com programação foi conseqüência pelo gosto da informática, eu arrumava computadores e sempre gostei de fuçar em tudo, nunca tive medo de apertar a “tecla errada”, no começo com Windows 3.11, 98/me, eu fazia muito Batch ou arquivo de lote (também conhecidos por .bat)

E eu fazia telas de menus para jogos, mas o que me firmou mesmo em programação

Foi um amigo chamado Natan, ele começou a mexer com vb6 e começou a me dar aulas, logo que peguei o gosto por programação vb6, meu amigo começou a mexer com php, daí comecei a aprender php com ele, daí ele foi pra .net

Respondendo a 2º pergunta esse foi um dos motivos por quase desistir de programar

Pois quando eu estava quase pegando o jeito meu amigo mudava de linguagem =]

Mas daí eu continuei mexendo com php, e vb6, anos depois voltei a mexer com .net

Mas me dediquei totalmente em php.

Mas o que me motivou mesmo a gostar de programar é que tive um professor muito bom, ele sempre me ensinou a trabalhar do jeito certo, sempre mostrou que gambiarra não é coisa que se deva fazer, por isso devo muito do que eu aprendi ao meu amigo Natan.

iMasters: O Brasil evoluiu bastante graça a generosidade dos brasileiros. O que motiva você a postar dicas e tutoriais sem ganhar dinheiro por isso?

Fabyo O que me motiva a ajudar a comunidade é que eu ajudando eu também sou ajudado, quando eu ensino eu também aprendo, e da mesma forma que quando alguém pesquisa e acha alguma dica minha, eu também pesquiso e acho dicas de outros, acredito que essa troca é muito importante para a evolução do homem, não só na área da informática mas em tudo na vida.

iMasters: Sabemos que o mercado brasileiro, nos fornece poucos recursos e opções de trabalho, você como a nova geração teve dificuldades a ingressar no mercado?

Fabyo Acredito que foi justamente o contrario, por não ter muito recursos e mão de obra qualificada, o emprego sempre veio fácil, graças a Deus, eu sempre arrumei bons empregos e bons salários, justamente pelo meu conhecimento, e sempre que eu precisei arrumar outro emprego não foi difícil

iMasters: Sei que voce programa em algumas linguagens, mas se especializou mais em PHP. Tem alguma razão? O que fez voce seguir para essa linguagem de programação?

Fabyo Eu programo um pouco de Delphi, vb3-6, .Net, C e PHP

Eu acho que me identifiquei mais com PHP, aprendi rápido, e tudo que precisei fazer com PHP eu sempre consegui, e gosto de programar em PHP, porque sinto uma certa liberdade, posso abrir o bloco de notas e criar um script, já .NET tenho que instalar o visual Studio, eu sei que existe outras linguagens mais poderosas que o PHP, mas eu gostei do PHP e até hoje não tive vontade de mudar.

iMasters: Teria alguma dica para quem deseja começar a programar em PHP? Quais são os pré-requisitos se é que precisa ter algum. Se puder indique algum link para materiais sobre o assunto.

Fabyo A dica que posso dar para quem quer começar é estudar muito

Se você tiver que ler muitas páginas, para entender de um assunto leia você não pode ter preguiça ou procurar um jeito mais fácil, se você é daqueles que procura códigos fontes prontos para usar, mas nem se preocupa com o que esta escrito no código, você nunca vai ser um bom programador.

O segredo do sucesso é sempre ter curiosidade em aprender, baixe códigos da internet, mas tente entender cada linha.

http://forum.imasters.com.br/index.php?/forum/3-php/

http://www.php.net/manual/pt_BR/index.php

iMasters: PHP ou PHPOO? O PHPOO tem futuro? Seria bom aprender, só para ter um conhecimento a mais ou por que se tornará uma metodologia útil nos próximos anos? Qual é a sua opinião?

Fabyo PHPOO claro, e é o futuro, e é uma metodologia muito útil e padronizada

E é interessante aprender, porque é o que precisa para se ter um conhecimento mais solido e que pode ser aproveitado em qualquer linguagem

iMasters: O que voce acha que poderia ser melhorado hoje no PHP, e qual recurso voce mais sente falta?

Fabyo Acredito que poderia existir um editor mais robusto e completo para PHP, claro que existe o Studio zend, phpedit ou eclipse que são muito bons, mas não é popularmente usado, então a grande maioria de programadores nem saber o que é debugar um código.

Eu por exemplo uso o notepad++, mas sinto falta de um editor estilo visual Studio 6

E o código fonte do PHP poderia ser compilado para rodar mais rápido

E a linguagem ser tipada estilo o c#

iMasters: Gostaria de saber se voce está acompanhando o projeto HipHop do Facebook? (http://wiki.github.com/facebook/hiphop-php/)?

Fabyo Sinceramente não conhecia, mas depois que você mostrou o link fiquei curioso

iMasters: Quais os Mecanismos de segurança da informação que você utiliza em suas aplicações, o PHP deixa a desejar em alguma coisa?

Fabyo Eu utilizo tudo que tenho ao meu alcance, como falei no começo da entrevista sempre aprendi a fazer da maneira certa, então sempre me preocupei em validar os dados ao Maximo, e com isso tudo vem em seqüência, um banco de dados bem modelado, cada campo com sua definição correta, criptografar senha com md5, filtrar todos os dados validar cada tipo de variável, sempre criar um select passando os dados por parâmetros e evitar SQL injection, PHP injection

O php não tem nada a desejar, porque o principal é o programador, se o programador é ruim, ou não tem uma boa lógica, o programa dele vai ser inseguro não importa a linguagem, por exemplo, hoje utilizo o Zend Framework, ele veio pra ficar e é um framework muito robusto e seguro, mas ainda vejo muitos programadores usando o zend de forma errada, com isso percebe-se que nem um bom framework ajuda esse programador a fazer um sistema bem feito.

iMasters: O MVC é muito visto também em aplicações para Web, voce utiliza - se de alguma ferramenta profissional para trabalhar com o mesmo no PHP ou em outra linguagem de programação?

Fabyo Sim, já me acostumei tanto que não consigo mais trabalhar sem MVC, e eu utilizo o Zend Framework.

iMasters: Qual sua opinião sobre C# em relação a PHP, como C# é uma linguagem mais nova que PHP voce vê muitas vantagens nesta questão?

Fabyo Bom gosto muito de PHP, mas sempre que se teve discussão de PHP vs C# eu sempre defendi o C#, porque o pessoal confunde gosto, e gosto não se discute

Por exemplo, eu posso gostar muito de fusca, mas tenho que saber que uma Ferrari é melhor, não estou comparando o PHP com fusca, mas o exemplo é esse eu gosto do PHP e pra sites serviços pra WEB, intranet acho que PHP é muito superior, pode perceber que existe muito mais sites feitos em PHP do que aspx

Mas eu sei que C# é uma linguagem mais nova, ela já nasceu forte, porque já aprendeu com as linguagens do passado e veio com metodologias novas e inovadoras

E se comparar tudo que se pode fazer é claro que C# é muito superior, mas como falei eu gosto de PHP e pra mim PHP ainda é muito útil.

iMasters: De onde veio a Motivação para manter a Comunidade brasileira da biblioteca EXTJS , e de onde vem tanto esforço para que isso se realize?

Fabyo Essa pergunta é interessante, eu sempre gostei de Javascript e sempre achei uma linguagem muito rica e dinâmica, logo com o surgimento do Ajax, começaram a aparecer frameworks em jascript, e quando descobri o jquery achei muito interessante e comecei a fazer coisas que nunca pensei que poderia fazer com javascript.

Mas eu me apaixonei por extjs quando vi os datapikers, e grid que poderia ser feito com ele, com isso meus trabalhos evoluíram muito, pois eu não precisava me preocupar com designer que era só programar que o sistema já sairia bonito e pratico.

E hoje a comunidade esta muito forte e o framework muito robusto, a comunidade esta crescendo a cada dia, e minha motivação para mexer com extjs é que da para se fazer sistemas WEB que antes parecia impossível, hoje já se pode fazer muitos sistemas que antes só programação em desktop poderia fazer.

iMasters: Saber programar FrontEnd (js, jquery, ExtJs), seria uma adaptação ao mercado de trabalho , onde cada vez mais se procura um programador que goste de Js, ou apenas uma experiência para realização pessoal ?

Fabyo Sim com certeza, hoje quanto mais se sabe mais você pode oferecer e ganhar dinheiro

Existe trabalhos freelance que faço que são só para mexer com extjs, e tenho feito 80% dos trabalhos em extjs o resto em PHP puro

Então se um programador sabe mexer com javascript ele terá muito mais chance de conseguir um emprego ou mais trabalhos.

iMasters: O que voce acha dos Frameworks de desenvolvimento rápido?

Fabyo Depende do framework, acredito que tudo que venha para facilitar é útil

O programador precisa saber o que esta acontecendo, não se pode usar um sistema desses tipos microondas onde você aperta um botão espera uns segundos e pronto.

O programador precisa ter uma experiência para depois começar a tirar vantagens disso.

iMasters: Quais seus projetos futuros? Têm intenção de estudar outra(s) linguagem(s)? Se sim, qual(ais)?

Fabyo Sempre pensei em desenvolver algum sistema que me gere algum lucro, por exemplo um ERP, ou sistemas online onde os clientes pagariam um aluguel para usar.

Tenho muitas idéias na cabeça, mas ainda não coloquei nada em pratica, porque ando trabalhando muito, e muitos projetos profissionais em desenvolvimento, não sobra tempo para projetos particulares, mas devagar vou desenvolvendo alguma coisa

E se fosse para eu mudar de linguagem hoje eu gostaria de aprender Java.

iMasters: Quem já leu algum artigo, tutorial até mesmo um post escrito por voce, sabe que voce não gosta de fazer a famosa "Gambiarra" ou como falam por ai a POG(programação orientada o Gambiarra). Voce nunca precisou fazer algo do tipo para entrar no prazo e depois concertou?

Fabyo Claro que sim, mas nunca me senti bem fazendo isso, porque eu amo programar e fico contente só de olhar para um código bem feito.

Eu já tive que fazer gambiarras, mas depois sempre arrumei quando terminava

É muito difícil eu fazer gambiarras hoje pela sistemática de trabalho, por eu estar trabalhando com Zend, e seguindo um padrão basicamente o sistema já sairia perfeito

Mas eu sou muito perfeccionista e me cobro muito, então às vezes um código esta bem feito, mas pra mim não, hoje eu faço de um jeito amanha eu já tento melhorar ele

iMasters: Fabyo, como iniciou a sua relação com o fórum iMasters? Conte um pouco sobre esta história.

Fabyo Eu sempre gostei de freqüentar fóruns, e freqüentei um fórum há muito tempo, mas La ouve diversas brigas, então resolvi procurar outro fórum, achei o iMasters muito legal, pessoas bacanas, e bem rápido fui acolhido pela equipe, lembro até hoje em 3 meses de freqüência do fórum o próprio Tiago Baeta (admin dono do iMasters) confiou em mim e me colocou como moderador do fórum de PHP, e em pouco tempo eu já era Administrador, e tinha acesso ao FTP e fazia modificações nos scripts do fórum sempre que precisava, e foi eu que fiz as primeiras tags para códigos PHP e ASP. Agradeço muito pela confiança que me deram, e até hoje vejo o carinho que a equipe me trata, sinto não poder estar tão presente hoje, mas sempre me preocupo quando alguém responde um tópico meu, eu sempre venho responder.

BATE BOLA:

iMasters: Fabyo, resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo:

Fabyo – Amigo

Programação – Paixão

Internet –Novas Fronteiras

Fórum iMasters – comunidade de amigos

Vida – Deus

Mulher bonita – a que me fazer feliz

Hobby –Programar

Esporte –Futebol

Time de Futebol –São Paulo

Morte –Inevitavel

Presente –Ver meus filhos sorrindo

Futuro –Ver meus netos sorrindo

Lugar perfeito –Onde estiver minha familia

Amigo –Meu Pai

Sucesso –Consequencia

Perfeição –Deus

Arte –Natureza

Detestável –Egoismo

Cor – Azul

Inesquecível –Nascimento dos meus filhos

Desejável –Ver meus filhos vencerem na vida

Frase – Não se pode ter tudo na vida, mas tem que amar tudo que se tem.

iMasters: Fabyo foi muito bom contar com sua participação para a entrevista. Agradecemos pela oportunidade que a nós foi dada.

LunG_ShiH:

Senhores(as),

Segue mais uma entrevista de muitas que ainda estão por vir! Agradeço ao Fabyo pela atenção que foi dada.

Abraço!

Ahhh! Quanto a se ainda é aceito perguntas, não combinei com o Fabyo se ele permite, mas passarei o link da entrevista para ele, quem quiser tentar fazer as perguntas, que fique a vontade.

Valendo lembrar:

- Perguntas ofensivas e/ou repetidas serão excluídas sem aviso prévio (e de acordo com a ofensa o membro poderá ser punido ao critério da administração).

Atenciosamente,

Beraldo

David Ramires

Edultra

João Batista Neto

Matias Rezende

LunG_ShiH

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista mais uma vez

Parabéns Fabyo e a todos os envolvidos

Compartilhar este post

Link para o post

Pow Fabyo adorei sua entrevista cara, você além de um mostro na sua área de programação você deu um show de humildade que pra mim conta demais em um profissional de altissimo nivel que é.

Parabens aos criadores desta fasntástica entrevista também.

Abração pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal

e fiquei muito contente tbm em participar e responder as perguntas, ainda mais que uma delas era do meu Pai

usuario Devair Guimaraes

abraços

Hummm que legal eim... Tinha visto algo de "estranho" mesmo em relação ao nick, mas não cheguei a identificar que era o sobrenome "Guimarães de Oliveira".

Fabyo, Devair Guimaraes também é programador?

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns atrazado ai Fabião, e a galera do Imasters também...

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.