Marcos. 0 Denunciar post Postado Março 18, 2010 aee geral! tenho um banco que está com diferença no tratamento de acentos entre os campos: coluna 'nome' salvando com acentos: ex. pão coluna 'texto' salvando com acentos: ex. pío só q preciso fazer uma consulta com 'SELECT * FROM noticias MATCH(nome, texto) AGAINST('pão')' que só permite um tipo pra busca... ai esta o problema: neste tipo de pesquisa ou coloco pão ou pío.. nao sei oq fazer...pleaaaaaase!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
horacio2009 1 Denunciar post Postado Março 20, 2010 oi, marcos, tudo bom? então, vou te falar o que eu faria... trataria a entrada dessas palavras no banco de dados, de forma que todos os acentos ficassem padronizados... sei lá, algo como htmlentities para que tudo fique igual e quando for pesquisar, usa o mesmo processo para que as strings sejam convertidas e fiquem iguais as informações do banco de dados... desse jeito, fica complicado a pesquisa porque existem 2 tipos de acentuação...eu tbm ficaria na dúvida como você... esqueci de falar, tbm adapta o banco de dados a esse formato... exemplo: ALTER DATABASE `sua_base` CHARSET = UTF8 COLLATE = utf8_general_ci; tem esses parametros...logo, assim que resolver uns problemas num sistema que to criando, tbm vou usar isso!!! bom, tomara que isso ajude, marcos!!grande abraço e boa sorte no projeto!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcos. 0 Denunciar post Postado Março 22, 2010 oi, marcos, tudo bom? então, vou te falar o que eu faria... trataria a entrada dessas palavras no banco de dados, de forma que todos os acentos ficassem padronizados... sei lá, algo como htmlentities para que tudo fique igual e quando for pesquisar, usa o mesmo processo para que as strings sejam convertidas e fiquem iguais as informações do banco de dados... desse jeito, fica complicado a pesquisa porque existem 2 tipos de acentuação...eu tbm ficaria na dúvida como você... esqueci de falar, tbm adapta o banco de dados a esse formato... exemplo: ALTER DATABASE `sua_base` CHARSET = UTF8 COLLATE = utf8_general_ci; tem esses parametros...logo, assim que resolver uns problemas num sistema que to criando, tbm vou usar isso!!! bom, tomara que isso ajude, marcos!!grande abraço e boa sorte no projeto!!! obrigado pela ajuda horacio. resolvi este problema de acentos com o uso da funcao 'html_entities' do php. troquei minha logica para consulta, usei um select com varios 'like'. minha consulta ficou assim: select * from tabela where (titulo like '% palavra1 %' and titulo like '% palavra2 %') or (texto like '% palavra1 %' and texto like '% palavra2 %'); ou seja, apenas pego a linha se existe as 2 palavras no titulo/texto.. é a mesma logica do 'match against'..mas considerei até melhor o resultado, pois usando 'match against' ele retorna linhas que possuem apenas 'palavra1', por exemplo, e nao obrigatoriamente as 2 juntas.. obrigado pela atenção! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites