Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

renato augusto tavares

[Resolvido] Boas práticas

Recommended Posts

Olá estou iniciando na programação de gostaria de um dica de quem faz isso a muito tempo, eu sempre separo meus arquivos por pastas (mania de organização)tipo assim:

• img
  • css
  • js
  • config
  • biblioteca
  • adm

isso cria muitas pastas mais em contra partida facilita muito meu trabalho para aprender; Só queria saber de vocês se o script fica mais lento por isso ou e quase irrelevante? já quero começar a programar certinho sem vícios.

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

biblioteca -> lib

utilizo apenas em alguns casos, quando necessário utilizar uma classe ou ferramenta de terceiros (PHP)

também existe uma /js/lib onde são adicionados scriptaculous, mootools, jquery e extjs (claro desde que sejam necessários) e uma /js/lib/plugins a qual você já deve perceber o motivo.

a engine principal do site vai dentro de /app onde as funções são postadas em /app/functions e as classes são postadas em /app/(model|view|controller) de acordo com a sua natureza

a perda de desempenho (utilizando apache) é relativa ao número de arquivos .htaccess dentro de cada diretório. A varredura pelos arquivos em si é irrisória, mas a aplicação e execução dos mesmos consome tempo de processamento.

para mais 'sugestões', baixe aplicações prontas como fóruns PHPBB/InvisionPB, Wordpress, cPanel e veja como os scripts são organizados em seus respectivos diretórios

Se for executar em uma plataforma PHP5.3 recomendo fortemente a separação em diretórios pois você pode fazer uso de Namespaces e combar com uma função __autoload e/ou o Design Pattern Factory

Compartilhar este post

Link para o post

esse é o caminho =] proximo passo é a organização em camadas separando por exemplo as regras de negocio do acesso aos dados ^^ isso é algo bem interessante.

não sei se isso possa de alguma maneira reduzir milesimos de segundos na execução mas voce pode acabar ganhando ate mesmo horas no desemvolvimento ^^ entao toda via é uma boa pratica

valw

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.