Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viniciusmartin

WebServices

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida no conceito de webservice. Estou desenvolvendo um trabalho em PHP e gostaria de saber se a idéia está correta.

Estou utilizando a classe NUSOAP para fazer a comunicação cliente/servidor. Já criei o cliente e o servidor, e os dois já se comunicam perfeitamente gerando o arquivo WSDL.

Minha dúvida é a seguinte: Esse arquivo WSDL precisa ser criado e salvo em algum lugar do servidor para recuperação dos dados ou apenas cria uma instancia desse arquivo para a comunicação?

Outra dúvida é se é preciso gerar um arquivo XML para a transferência de dados entre cliente/servidor e vice-versa ou se essa transferência é feita mesmo através de strings junto com o WSDL? Eu criando o servidor em PHP consigo fazer o cliente em outras linguagens?

Desde já agradeço a atenção e a ajuda de todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida é se é preciso gerar um arquivo XML para a transferência de dados entre cliente/servidor e vice-versa ou se essa transferência é feita mesmo através de strings junto com o WSDL? Eu criando o servidor em PHP consigo fazer o cliente em outras linguagens?

Sobre XML: Ele gera XML para você.

Sobre Clientes de outra linguagens: Sim, consegue, pois é um padrão que eles conseguem se comunicar, hoje eu utilizo PHP e JAVA se comunicando perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso wolfphw, o arquivo wsdl é o xml que vai comunicar com outras linguagens?

Digo em criar porque o código que tenho não cria o arquivo físico, e sim apenas instancia (http://localhost/server.php?wsdl)... é isso mesmo?

Obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tipo.. quando leio um endereço wsdl ele aparece para mim em formato de XML...

Dai só manipulo os dados... que nos meus casos vem dentro de arrays

um exemplo do arquivo wsdl que eu vojo na WEB quando abro o link:

<wsdl:definitions targetNamespace="UnidadeOrcamentariaWS">
<wsdl:types>
  <xsd:schema attributeFormDefault="qualified" elementFormDefault="qualified" targetNamespace="UnidadeOrcamentariaWS">
    <xsd:element name="getUnidadeOrcamentaria">
      <xsd:complexType>
        <xsd:sequence>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="usuario" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="senha" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="uoLogin" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="exercicio" nillable="true" type="xsd:string"/>
        </xsd:sequence>
      </xsd:complexType>
    </xsd:element>

<xsd:element name="getUnidadeOrcamentariaResponse">
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="out" nillable="true" type="ns1:ArrayOfUnidadeOrcamentariaBean"/>

<xsd:element name="getUnidadeOrcamentaria1">
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="usuario" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="senha" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="uoLogin" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="exercicio" nillable="true" type="xsd:string"/>
          <xsd:element maxOccurs="1" minOccurs="1" name="cdUnidadeOrcamentaria" nillable="true" type="xsd:string"/>
.
.
.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.