Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Google diz sofrer censura em 25% dos países em que atua

Recommended Posts

Google diz sofrer censura em 25% dos países em que atua

 

China e Vietnã foram citados no blog da companhia, nesta segunda-feira (19). Os nomes das outras 23 nações, no entanto, não foram revelados.

 

O Google afirmou nesta segunda-feira (19) que em 25% dos países em que atua sofre algum tipo de censura. A informação foi publicada no blog oficial da companhia, em post sobre liberdade de expressão na web.

 

“Nós vemos essas tentativas de controle de muitas maneiras. A China é o exemplo mais polarizado, mas não é o único. Os produtos do Google – desde busca e Blogger até YouTube e Google Docs – foram bloqueados em 25 dos 100 países onde oferecemos nossos serviços”, diz o post, assinado por Rachel Whetstone, vice-presidente de Comunicações Globais e Relações Públicas da gigante.

 

A companhia, no entanto, citou apenas os nomes de China e Vietnã, deixando de identificar os outros 23 países em que diz sofrer algum tipo de censura, conforme ressaltou o “TechCrunch”.

 

“Embora todos concordem que há limites sobre que tipo de informação deve estar disponível on-line – por exemplo, ---ografia infantil – muitas das novas restrições governamentais que estamos vendo hoje não só atacam o coração de uma internet livre, como também viola o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem”, continuou o post.

 

“Especificamente, nós não queremos nos aliar à censura política. Isto é especialmente verdadeiro em países como China e Vietnã, que não têm processos democráticos através dos quais os cidadãos podem contestar mandatos de censura. Nós avaliamos cuidadosamente se devemos ou não estabelecer uma presença física em países onde é provável que ocorra censura política”.

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

Google é censurado em 25% dos países em que opera

Fonte: Tecnoblog

 

Nós, brasileiros, temos acesso irrestrito a todos - absolutamente todos - os serviços que o Google oferece na internet. No entanto, há uma enorme quantidade de usuários que não tem esse privilégio.

 

De acordo com post publicado ontem por Rachel Whetstone, vice-presidente para comunicações globais e relações públicas, o Google sofre restrições de acesso em 25% dos países nos quais mantém operações.

 

"A censura na web é um problema crescente", escreveu Rachel. "Mais de 24 horas de vídeos são enviadas para o YouTube a cada minuto de cada dia. Isso cria grandes desafios para governos acostumados a controlar a mídia impressa e rádio/televisão". A executiva ainda afirma que governos que censuram os sites do Google - ou qualquer outro site que não esteja cometendo crimes, obviamente - estão infringindo o artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que assegura a liberdade de opinião e expressão.

 

O Google afirma que a busca é o serviço cujas políticas da própria empresa são menos restritivas. Em alguns países, como Alemanha e França, eles seguem leis locais que proíbem a exibição de determinados conteúdos, então isso é feito nas versões locais do buscador (Google.de e Google.fr), com direito a um recado informando quantos resultados de busca foram omitidos.

 

Num caráter intermediário, estariam as plataformas de publicação da empresa, como YouTube, Blogger e Picasa Web. A empresa tenta oferecer todas as ferramentas para que conteúdo inadequado seja sinalizado dessa forma e revisado. Não é à toa que há pessoas revisando o que é publicado nos serviços do Google durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Por fim, os produtos relacionados à publicidade são os que têm as políticas mais restritivas. "Porque são produtos comerciais cuja intenção é gerar receita", acrescentou a executiva.

 

Por Thássius Veloso

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.