Popin 0 Denunciar post Postado Abril 21, 2010 Ola, alguem poderia me dar uma ideia de como fazer a validação de datas no sistema para saber se a data digitada é valida e não é menor que a data atual. Lembrando que essa data que me refiro é uma daat de nascimento, pois a data atual esta sendo geran automaticamente. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Faccruz 0 Denunciar post Postado Abril 22, 2010 Ola, alguem poderia me dar uma ideia de como fazer a validação de datas no sistema para saber se a data digitada é valida e não é menor que a data atual. Lembrando que essa data que me refiro é uma daat de nascimento, pois a data atual esta sendo geran automaticamente. Mas se a data é de nascimento, vai ser menor que a data atual. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Popin 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2010 Ola, alguem poderia me dar uma ideia de como fazer a validação de datas no sistema para saber se a data digitada é valida e não é menor que a data atual. Lembrando que essa data que me refiro é uma daat de nascimento, pois a data atual esta sendo geran automaticamente. Mas se a data é de nascimento, vai ser menor que a data atual. Ops, quis dizer maior que a data atual Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Faccruz 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2010 Ola, alguem poderia me dar uma ideia de como fazer a validação de datas no sistema para saber se a data digitada é valida e não é menor que a data atual. Lembrando que essa data que me refiro é uma daat de nascimento, pois a data atual esta sendo geran automaticamente. Mas se a data é de nascimento, vai ser menor que a data atual. Ops, quis dizer maior que a data atual Bom nesse caso você pode fazer um if simples if cdsDtNasc.AsDate >= Now() then 'Trata para data maior ou igual end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Popin 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2010 Ola, alguem poderia me dar uma ideia de como fazer a validação de datas no sistema para saber se a data digitada é valida e não é menor que a data atual. Lembrando que essa data que me refiro é uma daat de nascimento, pois a data atual esta sendo geran automaticamente. Mas se a data é de nascimento, vai ser menor que a data atual. Ops, quis dizer maior que a data atual Bom nesse caso você pode fazer um if simples if cdsDtNasc.AsDate >= Now() then 'Trata para data maior ou igual end; No caso o cdsDtNasc corresponde ao meu DBEdit, e o AsDate? O Now() é a data atual certo, mas preciso colocar algum parametro no ()? Desculpe a ignorancia mas é pq sou iniciante no delphi. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Faccruz 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2010 No caso o cdsDtNasc corresponde ao meu DBEdit, e o AsDate? O Now() é a data atual certo, mas preciso colocar algum parametro no ()? Desculpe a ignorancia mas é pq sou iniciante no delphi. você pode alterar o cdsDtNasc pelo DbEdit sim, o AsDate serve para "transformar" os dados do BD para data. Como você vai utilizar um DbEdit, tem que transformar a data atual para string. DateToStr(Now()) Não estou com Delphi instalado nessa maquina, por isso posso estar me enganando com algum procedimento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Popin 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2010 Tentei fazer mas ele não reconheceu o AsDate. Tbm pansei mais na logica desta validação, mas assim ele nao ira validar se a data é valida ou nao e sim só ira validar se é menor que a data atual correto? mas como fazer para saber se ela é valida ou não? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Faccruz 0 Denunciar post Postado Abril 29, 2010 Tentei fazer mas ele não reconheceu o AsDate. Tbm pansei mais na logica desta validação, mas assim ele nao ira validar se a data é valida ou nao e sim só ira validar se é menor que a data atual correto? mas como fazer para saber se ela é valida ou não? O que você diz de validar a data? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Popin 0 Denunciar post Postado Abril 30, 2010 Tentei fazer mas ele não reconheceu o AsDate. Tbm pansei mais na logica desta validação, mas assim ele nao ira validar se a data é valida ou nao e sim só ira validar se é menor que a data atual correto? mas como fazer para saber se ela é valida ou não? O que você diz de validar a data? Para não digitar valores invalidos, por exemplo um mes 13. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Faccruz 0 Denunciar post Postado Abril 30, 2010 Tentei fazer mas ele não reconheceu o AsDate. Tbm pansei mais na logica desta validação, mas assim ele nao ira validar se a data é valida ou nao e sim só ira validar se é menor que a data atual correto? mas como fazer para saber se ela é valida ou não? O que você diz de validar a data? Para não digitar valores invalidos, por exemplo um mes 13. Coloque essa função function ValidarData(const aData: string): Boolean; var Retorno: Boolean; begin try StrToDate(aData); Retorno := True; except on EConvertError do Retorno := False; end; Result := Retorno; end; e no OnExit do componente coloque isso if not (ValidarData(Dbedit1.text)) then begin ShowMessage('Data Inválida. Tente novamente.'); DbEdit1.Clear; -> não me lembro se existe essa Função DbEdit1.SetFocus; end; Onde DdEdit1 é o componente onde o usuário irá digitar a data. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites