Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gustavo L. Martins

[Resolvido] Select em uma tabela, com order de outra

Recommended Posts

Bom dia pessoal, preciso do seguinte, fazer select em uma tabela, mas com order de outra. Essa primeira tabela tem uma coluna com o id da outra tabela, e quero ordenar alfabeticamente pela outra. Vou postar um exemplo:

tabela_marcas

id_marca nome_marca

1--------Ford

2--------Fiat

3--------Chevrolet

tabela_carros

id_carro nome_carro id_marca

1--------Vectra-----3

2--------Fiesta-----1

3--------Celta------3

4--------Uno--------2

Quero fazer um select no tabela_carros mas ordenando pelo nome_marca da tabela_marcas, como posso fazer?

Já procurei como pode ser feito, e nada. Sei que posso estar querendo tudo pronto na mão, mas é que não consegui achar mesmo a solução pra isso e nem sei quais termos posso usar pra localizar isso. Sim, sou ainda novato com SQL, e ainda não tenho base de estudo de banco de dados.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

i aew Gustavo L. Martins, bom basicamente tu precisa fazer um join das tabelas e setar o order by pelo campo nome_marca, seria mais ou menos isso:

SELECT *
     FROM tabela_carros as tc
INNER JOIN tabela_marcas as nm
       ON tc.id_marca = nm.id_marca
 ORDER BY nm.nome_marca , tc.nome_carro

procura dar uma estudadinha assim que tiver algum tempo livre carinha, esses são comandos simples.

bom espero que ajude, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, muito obrigado mesmo, acontece que como já trabalho com isso, então ainda não tive tempo pra me aprofundar no sql além dos comandos mais básicos, então não entrei ainda em joins. Meu estudo era muito mais centrado ao PHP e ao Javascript. Agora to começando a pegar o BD. Agradeço mesmo. Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.