Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Einstein

Not Null

Recommended Posts

Bom dia todos, tudo bem?

Galera ,

Tenho um sisteminha acces de cadastro, porem nao utilizei comandos vba, fui pela automatizaçao que o access fornece.

Porem estou com um grande problema.

Tenho varias tabelas relacionadas. Cada uma contem chave primaria e relacionada a tabela principal.

Criei um formulario da tabela principal , onde alguns campos ele obtem das outras tabelas, gostaria de saber como faço para que forçe o usuario a colocar informaçao nesse campo, caso ele esqueça, pois o que está acontecendo é que se o usuario esquece de colocar a informacao nesse campo, no meu relatorio(modo impressao), nao sai nada, pois ficou pendente algum campo.

Existe essa possibilidade? Eu acho que é no proprio formulario, pois ja olhei no banco de dados e nao tem nenhum recurso que force a colocar a informaçao.

Esses campo sao imprescindiveis.

Desde ja grato a todos.

Edson

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Einstein,

Você pode alterar o status Requerido deste campo na tabela para SIM, mas daí irá ocorrer um mensagem automática do Access - muito feia.

Recomendo "travar" o preenchimento do formúlário com a obrigatoriedade de clicar no botão finalizar - neste botão você pode usar isso:

'---------------------------------------------------------------------------------------------------

Private Sub cmdFim_Click()

On Error GoTo Err_Cadastro

If MsgBox("Deseja salvar as informações?", vbQuestion + vbYesNo, "Sistema!") = vbYes Then

If IsNull(txtDir) Then

MsgBox "O preenchimento do campo blablabla é obrigatório!", vbCritical, "Sistema!"

txtDir.SetFocus

Else

MsgBox "Informações salvas com sucesso!", vbInformation, "Sistema!"

DoCmd.Close acForm, "frmCadastro", acSaveYes

End If

End If

Exit_Cadastro:

Exit Sub

Err_Cadastro:

MsgBox "Erro número: " & Err.Number & vbLf & vbLf & Err.Description, vbCritical, "Sistema!"

Resume Exit_Cadastro

End Sub

'---------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem mais,

Julien Sorel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.