Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio Lody

Chip, e certificado digital: conheça a nova carteira de identidade

Recommended Posts

RIC, que começa a ser confeccionado ainda este ano, deve substituir documentos como RG, CPF e título de eleitor até 2020

 

 

Imagem Postada

 

São Paulo - Até o fim deste ano, os brasileiros passarão a ser identificados um novo número de identidade, o Registro de Identificação Civil (RIC). O novo documento tem o objetivo de unificar as bases de cadastros de cidadãos, que atualmente é separada por unidade federativa e, assim, permite que uma mesma pessoa tenha até 27 números de Registro Geral (RG) diferentes. Do ponto de vista da segurança, a grande mudança está na tecnologia envolvida na confecção do novo documento, que se assemelhará a um cartão de crédito.

 

Previsto por lei desde 1997, o projeto de criação do RIC deu o último passo para sair do papel na semana passada, com a publicação do decreto que regulamenta a lei. A ideia é que o novo documento, além de substituir o RG, fique vinculado ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ao título de eleitor, à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros documentos, para que o mesmo número identifique os brasileiros diante das diversas situações que hoje exigem novos cadastros.

 

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini explica que as especificações técnicas do novo documento ainda não estão totalmente definidas, já que dependem do crivo do Comitê Gestor de Registro de Identificação Civil, instituído no dia 6 de maio e que começa a se reunir neste mês.

 

Alguns elementos, entretanto, já se pode dizer que estarão no RIC por estarem de acordo com padrões internacionais de sistemas de identificação. Com base nesses padrões, o ITI, em parceria com o Instituto Nacional de Identificação (INI) e o Instituto Nacional de Criminalística (INC) desenvolveram um protótipo, apresentado à sociedade há dois anos.

 

fonte: portalexame.abril.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito top, vai agilizar demaaaaaaaais qualquer atendimento, ou processo burocrático que hoje temos que fazer com no mínimo 3 tipos de documentos diferentes... sem dúvida espetacular, espero que não demore tanto para implementar em todo o país (isso se for aprovado né? ainda dependemos disso)...

 

Alguém sabe se o Brasil é pioneiro nisso? se tem algum outro país do mundo que utiliza os documentos dos cidadãos dessa forma?

 

Abs

 

Notícia mais completa aqui: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/conheca-a-nova-carteira-de-identidade-11052010-32.shl?2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num acredito que o Brasil conseguiu bolar uma coisa bacana assim. Tá eu sei que fizemos o melhor Biodiesel, mas essa inovação ME afetaria diretamente, afinal, são menos números a serem decorados.

 

Por enquanto, parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chega com algumas décadas de atraso mas concordo que será uma grande avanço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Mário, o Brasil ja deveria ter feito isso pelo menos no final da decada de 90. Antes tarde do que nunca.

 

Existe sim @~Thiago uma coisa parecida lá nos Estados Unidos. Só que lá, não existe de fato um Documento de Identidade. Eles utilizam a carteira de motorista para se identificar, uma vez que não "precisam" levar documentos consigo.

 

Nesse quisito o Brasil realmente é pioneiro.

 

Lgl...Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.