Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Silas Stoffel

[Resolvido] Controlador do Zend Framework

Recommended Posts

Olá pessoal bom dia!

Bom galera vou precisar da ajuda de vocês claro se possível.

Comecei a estudar Zend Framework 1.10 para aplicar nos meus Projetos, de inicio consegui fazer o

QuickStart funcionar ja criei outros actions no IndexController e algo mais.

Mas enfim vamos diretamente explicar minha dúvida:

Eu tenho o Controlador IndexController.php funcionando perfeitamente mas eu quero expandir,

para isso criei outro controlador chamado AgendaController.php (Nesta controlador usarei o medel futuramente e claro quando resolver meu problema)

Dentro da minha classe AgendaController eu criei um action chamado listAction() no diretório controllers e por fim fui em

view/script/agenda e criei a minha view chamado list.phtml.

Enfim acredito que tudo esteja pronto até ai pelo menos para uma simples visualização mas o acontece é o seguinte:

eu tenho acessar http://localhost/Zend/public/agenda/list

resultado o que aparece é o seguinte:

The requested URL /agenda was not found on this server.

Pelo entendi do zend é o seguinte primeiro acesso controlador=agenda e action=list que tenho minha visão ou seja o list.phtml

O estranho e o seguinte se eu acessar o meu controlador index/qualquer action dentro do controlador eu consigo navegar.

e por fim tentei o metodo $this->url(array('controller' => 'agenda', 'action' => 'list')) ele forma a url legal mas da o erro

The requested URL /agenda was not found on this server, pode ser um erro simples mas não entendi o porque pois segui a mesma maneira

que criei o IndexController.

É isso galera se puderem me ajudar ficarei muito Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, em princípio o problema parece ser no Url Rewrite. Tente acessar o controller index e a action index, mas colocando o endereço completo:

localhost/Zend/public/index/index

Se funcionar, poste o seu Bootstrap, index.php e config.ini.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, segue a resposta que iria colocarde manhã, mas o controlede flood do fórum tava de onda comigo (ficou uns 10 minutos falando que eu tinha ue esperar 30 segundos)

-------

Você "instalou" a estrutura padrão se baseando por algum tutorial específico, como os do Akrabat ou o QuickStart do ZF Manual?

Porque o "certo" (entre aspas pois há diversas maneiras corretas) seria um diretório para abrigar o seu projeto, na raiz do Apache (htdocs)

Dentro dele os diretórios application, library e public (ou outros, dependendo da forma como quiser nomear)

Dentro de aplication, um controlers, um models e um views. se você tiver mais de um módulo (admin e portal, por exemplo), essas três pastas devem estar dentro de outra, com o nome de módulo.

O resto você já fez que é criar os controllers e as views.

E agora, a "mágica" é o arquivo .htaccess que, pelo menos eu, deixo na raiz da aplicação, junto com o index.php (que invoca meu bootstrapp).

Daí, site.com/agenda/list vai buscar a action listAction() dentro do arquivo AgendaController.php

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique seu httpd.conf

Lembre de habilitar o mod_rewrite...

Se estiver assim.

#LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

Descomente para ficar assim

LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

Reinicie o apache e pode estar ai seu problema...

Outra coisa, da uma olhada nesse tutorial Zend_Tool de como utilizar o Zend_Tool. Assim a criacao de controllers/actions/views e tudo fica mais facil...

Tipo, com um comando

zf create controller agenda 1 // Cria seu AgendaController e a opcao 1 ja inclue a indexAction no seu controller...

zf create action list 1 agenda // cria a action listAction dentro do seu AgendaController e a opcao 1 ja cria sua view...

E tem muito mais, da uma olhada no tudo, pode te ajudar nisso...

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Galera de ante-mão quero agrader vocês pela força.

Não sei se no post anterior eu tinha deixado claro que não conseguindo criar outro controladores,

algumas das respostas me sugeriram olhar configuracao de leitura de arquivo .htacess, mas eu ja

estou com ambiente configurado no entanto consegui colocar o quickstart para funcinar.

Mas depois de tentar mais três vezes consegui expandir e criar outros controladores e por enquanto meu

problema está resolvido.

Mas também foi interessante pois conheci o ZEND_TOOL.

Desde já sou muito grato pela precupação em me ajudar.

Valeu abraço e fiquem com DEUS.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.