Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lordtux

Padrões de Projeto

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Bom dei uma olhada por aqui mas não vi nada a respeito.

 

Bom, atualmente trabalho com desenvolvimento web, faz pouco tempo que comecei a levar isso a sério mesmo, ai foi aquela coisa, a medida que as coisas iam aparecendo eu ia aprendendo para dar conta do trabalho.

Então agora estou trabalhando com joomla, no desenvolvimento de extensões, estou gostando bastante.

 

Então já faz algum tempo que estou com uma boa idéia, pelo menos pra mim, quero construir um site baseado em joomla e o que vai pegar mesmo é nas construção das extensões que vou usar nele e pelo que já vi vai ser algo bem grande e complexo em termos de código. No joomla tem como usar a abordagem MVC para construir extensões.

 

Então queria me aprofundar mais nisso, em padrões de projeto para poder construir esse site que estou planejando, e ir um pouco mais fundo em modelagem de banco de dados, no meu caso, o mysql que é o que o joomla usa.

 

Queria já planejar tudo desde de o início para depois precisar apenas me focar na programação. Pois atualmente estou envolvido em um projeto e só agora pude ver como um negócio que você não planeja os mínimos detalhes pode de dar tanto trabalho depois.

 

Então, que materiais vocês me recomendariam para me aprofundar mais nisso, pode ser site, livro, etc....

 

Desde já obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico criado pelo companheiro aqui,

e já dando um up. Eu também gostaria de alguma dica a respeito de livros sobre MVC

to precisando muito aprender sobre isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lordtux eu não sei muita coisa de joomla, então não posso lhe ajudar muito. Na verdade não precisa de livro pra aprender a usar MVC, basta você entender o conceito e aplicar a implementação manual mesmo, ou se quiser usar um framework para o proposto, existem vários.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, no meu caso não seria nem tanto MVC, mas voltando a qualquer outra metodologia para projetos mesmo, pesquisando por ai, vi alguns livros interessantes que vou procurar adquirir para me aprofundar mais, são:

 

  • Design Patterns, escrito por Erich Gamma e cia (Dizem que esse é um pouco complicado)
  • Head First: Design Patterns (Esse aqui tem linguagem bem fácil)

E para melhores práticas em projetos de software:

 

  • Code Complete (ou Código Completo), 2nd Ed, Steve McConnell
  • Head First: Software Development

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai sim tudo bem pensei que queria so pra MVC. Mas um livro de design patterns é essencial.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Design Patterns, escrito por Erich Gamma e cia (Dizem que esse é um pouco complicado)

 

Esse ai é o melhor livro sobre os padrões clássicos que você irá encontrar.

 

Além desse ai, procure também Patterns of Enterprise Application Architecture de Martin Fowler, é provavelmente o melhor sobre domínio específico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.