Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rapharede

Como criar uma busca no delphi7

Recommended Posts

Olá; sou novo por aqui e tambem sou novo com o delphi, portanto me desculpem pela falta de experiencia;

bem o fato é o seguinte, estou aprendendo a usar o delphi7 a mais ou menoos 1 mês, e criei um banco de dados no Database desktop(que já vem incluido no delphi7)no modo tabela, usei o Bde para ligar o delphi ao BD, criei uma navigator e tudo de mais simples que eu pude aprender neste ultimo mês, ate que surgiu um problema, comecei a cadastrar livros no BD, com o Nome do Livro, o Nome do Autor e o nome da Editora.

e o meu banco de dados se tornou muito grande; gostaria então de saber se tem alguma forma de eu criar um comando de busca, e procurar por exemplo o nome da editora, e aparecer na tela todos os livros daquela editora com o seus nomes e atutores. ou o nome do livro,e aparecer a editora e o autor.

desde já agradeço muito.

se alguem puder me mandar um tutorial será de bom grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega dentro do delphi existe vários modos de filtrar informações, entre eles:

(LOCATE, FILTER) e o mais recomendável linguagem SQL.

Pesquise um pouco sobre esses métodos e linguagem SQL.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá; sou novo por aqui e tambem sou novo com o delphi, portanto me desculpem pela falta de experiencia;

bem o fato é o seguinte, estou aprendendo a usar o delphi7 a mais ou menoos 1 mês, e criei um banco de dados no Database desktop(que já vem incluido no delphi7)no modo tabela, usei o Bde para ligar o delphi ao BD, criei uma navigator e tudo de mais simples que eu pude aprender neste ultimo mês, ate que surgiu um problema, comecei a cadastrar livros no BD, com o Nome do Livro, o Nome do Autor e o nome da Editora.

e o meu banco de dados se tornou muito grande; gostaria então de saber se tem alguma forma de eu criar um comando de busca, e procurar por exemplo o nome da editora, e aparecer na tela todos os livros daquela editora com o seus nomes e atutores. ou o nome do livro,e aparecer a editora e o autor.

desde já agradeço muito.

se alguem puder me mandar um tutorial será de bom grato.

Eae beleza?

cara sempre fix consultas com grids prontos que ja fazem isso o atraves do comando LIKE no SQL pois bem, vendo sua dificuldade resolvida uma mexida nisso e consegui resolver =D

Coloque num buton kaso quiser que ele busque clicando no botao, porem axo melhor por no evento OnKeyUp do EDIT pois cada letra ke você digitar ele vai buscando auomaticamente

eh bem melhor.

FILTRO

cdsPrincipal.Filtered := false;
 cdsPrincipal.Filter := '( CAMPODATABELA LIKE ' + QuotedStr(Edit1.text + '%') + ')';
 cdsPrincipal.Filtered := true;

caso queira faser com Sql você pode faser assim.

na query você add um

where CAMPO LIKE :PARAMETRO

Ja no codigo do delphi você fas parecido com la em cima assim.

qryEXEMPLO.ParamByName('Parametro').Asstring := edtEXEMPLO.Text + '%'

Espero ter ajudado kalker coisa posta ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Eae beleza?

cara sempre fix consultas com grids prontos que ja fazem isso o atraves do comando LIKE no SQL pois bem, vendo sua dificuldade resolvida uma mexida nisso e consegui resolver =D

Coloque num buton kaso quiser que ele busque clicando no botao, porem axo melhor por no evento OnKeyUp do EDIT pois cada letra ke você digitar ele vai buscando auomaticamente

eh bem melhor.

FILTRO

cdsPrincipal.Filtered := false;
 cdsPrincipal.Filter := '( CAMPODATABELA LIKE ' + QuotedStr(Edit1.text + '%') + ')';
 cdsPrincipal.Filtered := true;

caso queira faser com Sql você pode faser assim.

na query você add um

where CAMPO LIKE :PARAMETRO

Ja no codigo do delphi você fas parecido com la em cima assim.

qryEXEMPLO.ParamByName('Parametro').Asstring := edtEXEMPLO.Text + '%'

Espero ter ajudado kalker coisa posta ai.

Bah você me ajudou mesmo cara, ajudou muito...

Mais uma dúvida, eu tenho a DBGrid, como eu faço para não aparecer nada na DBGrid e aparecer só na hora que eu pesquiso ?

Obrigado mano !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.