Jerfs 1 Denunciar post Postado Junho 18, 2010 Galera, estou pela primeira vez trabalhando com Delphi7 + MySQL. Preciso entender como funciona o banco de dados na rede... alguém poderia me explicar por favor?! obs. Estou usando o SQL-Front para moldar o banco de dados. Valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raficcha 1 Denunciar post Postado Junho 18, 2010 Bom, não sei se esssa é a resposta que você queria. Mas a principio ele funciona como se estivesse rodando no seu micro. Com a diferença que você teria que ter junto com sua aplicação, as dlls do banco. :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jerfs 1 Denunciar post Postado Junho 18, 2010 Bom, não sei se esssa é a resposta que você queria. Mas a principio ele funciona como se estivesse rodando no seu micro. Com a diferença que você teria que ter junto com sua aplicação, as dlls do banco. :D Valeu por responder, vou tentar ser mais detalhado para facilitar o entendimento. Eu tenho uma rede local onde terei que colocar o banco de dados e as pessoas nas suas estações de trabalho acessariam esse banco. Eu conseguiria fazer isso sem custo com programas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo R. Moraes 0 Denunciar post Postado Junho 18, 2010 Bom, não sei se esssa é a resposta que você queria. Mas a principio ele funciona como se estivesse rodando no seu micro. Com a diferença que você teria que ter junto com sua aplicação, as dlls do banco. :D Valeu por responder, vou tentar ser mais detalhado para facilitar o entendimento. Eu tenho uma rede local onde terei que colocar o banco de dados e as pessoas nas suas estações de trabalho acessariam esse banco. Eu conseguiria fazer isso sem custo com programas? - Você vai ter que verificar se tal tabela do banco já nao está sendo utilizada na rede, ok? Não se esqueça disso. - Pesquisa sobre isso por aqui, com certeza você vai achar algo que ajude. - Segue um texto que achei na net, talvez te da uma idéia. O texto te da uma idéia que pode ser usando em qualquer banco. Acessando SQL Server com o Delphi - CRÉDITOS: Marcio Castilho O Delphi, é uma poderosa linguagem de programação que entre seus muitos recursos, pode através de links SQL, acessar bancos de dados relacionais tais como : SQL Server,ORACLE,InterBase,Informix Etc. Isto é feito através de três possibilidades : ODBC,BDE e ADO. O que iremos tratar aqui é o ODBC, pois é um modo universal de acesso a dados (mesmo porque, via ADO não conseguimos conectar As classes DataSetProducer aos componentes de acesso a dados.) Antes de colocar a mão na massa, devo lembrar-lhes de certos detalhes : - Para toda aplicação que exerca controle em um banco de dados, é necessário que a instância de serviço do banco de dados seja carregada na memória RAM. - Na criação (SQL DDL) e manipulação (SQL DML) de banco de dados, é necessário que se faça a criação de respectivos usuários do banco de dados, bem como as respectivas permissões e classes no banco.Isto é feito através de utilitários que acompanham o banco de dados ou (No caso do ORACLE e SQL Server) pelos comandos "Create User". - Para que o Delphi possa acessar o banco de dados com segurança e estabilidade, você deve ao modelar seu banco de dados, criar todos os relacinamentos possíveis, evitando redundância e inconsistência de dados no Sistema,bem como a criação de "Procedimentos Armazenados" os quais são responsáveis pelo processamento "pesado" dos dados no Servidor (Isto é a base da programação Cliente X Servidor). Agora, podemos trabalhar em paz ... Via ODBC : Vá ao painel de controle e clique em "ODBC Data Source 32 Bits". Lá você deve criar um apelido ao seu banco de dados (Alias). Isto é necessário para que na sua aplicação delphi, você apenas diga aos seus componentes de acesso a dados, trabalhe com o banco "NOME_ALIAS". Clique em System DSN,seguido de Add, escolha o driver para o banco de dados (no caso SQL Server), clique em avançar. Digite o nome para seu Alias,digite uma descrição para seu banco de dados logo após digite o path ou identificação da máquina que contém o banco de dados SQL Server. Ao indicar o path do banco, tenha em mente a regra lógica de redes, que nos diz que dois computadores para se comunicarem, devem falar a mesma língua ou protocolo de rede. No caso do SQL Server, eu recomendo a utilização do protocolo nativo "Named Pipes" que faz INTERFACE direta com o SQL Server. Obs : Atente para os seguintes detalhes, se a máquina que contém o SQL Server é a máquina Local, apenas digite '(local)' sem aspas. Se o banco de dados está numa máquina remota, digite o path "\\SERVIDOR\pipe\sql\Instancia_do_SQL_Server", onde a instancia referida, é um nome do serviço remoto do banco de dados relacional,ou seja,o tal do programinha que fica rodando na memória RAM do servidor realizando as operações de log e conectividade do SQL server. Clique em "Avançar".Defina se você quer validar a instância de conexão com o banco,pela integridade do Windows NT, ou pela integridade do próprio SQL Server.(Eu recomendo pelo SQL Server,pois se você pretende criar conexões DCOM ou CORBA para utilização na Internet, a possibilidade de invasão dos seus dados serão menores.). se você escolheu pelo SQL Server, digite seu nome de usuário e sua senha de acesso, logo clique em "Avançar". Caso sua rede esteja funcionando perfeitamente,o path de ALIAS direcione corretamente para o banco de dados remoto,e sua senha tenha sido validada corretamente, será criado o alias ODBC para seu banco de dados. Clique em "Test Data Source" para ver se o banco de dados responde lá do servidor (equivale ao ReadPipe do SQL Server). Feche o ODBC e vá até o SQL Explorer da Borland. Olha que surpresa,foi criado um ALIAS identico ao que você acabou de criar no ODBC. Isto acontece pois os drivers de banco de dados são compartilhados entre o BDE e o ODBC (o que torna o Borland Delphi uma ferramenta completa de acesso a dados.) Dai para frente meu amigo, siga os passos padrões para criar uma aplicação de banco de dados com Dephi, que se segue abaixo : - Para conectar o banco de dados utilize a classe "TDataBase" setando suas propriedades padrões e afirmando um DataBaseName qualquer para que dentro da IDE do Dephi, todos os formulários que contiverem uma classe "TDataSet", tenham como DataBaseName este DataBaseName. |===========================================================================| Obs : uma dica importante que tenho que lhe dizer é a de configurar a propriedade "LoginPrompt" para false para que quando compilado o seu sistema, não lhe seja exigido um parâmetro de login. |============================================================================| - Depois de configurado o DataBaseName dos componentes de acesso a dados, faça as devidas configurações padrões que você faz com banco de dados paradox. |============================================================================| Obs : Para fins de atualização de rede, faça uso dos métodos "StartTransaction","Commit"e "RollBack" da classe TDataBase (após e antes) das operações de Inserir , Remover , Editar. Para tal crie Procedimentos privados / protegidos na unidade de programação de cada tela de cadastro ou pesquisa e chame-os quando necessário. Espero que tenha sido bem compreendido e que você tenha aumentado seu potencial de programador. Recomendo que visite o site da Microsoft "www.microsoft.com/sql" para obter informações e dicas deste poderoso banco de dados relacional. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites