Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Severino

Por onde começar esse projeto

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, ultimamente consegui criar um projeto de uma loja virtual, claro como foi feito apenas para estudo tem alguns 'erros' ou talvez algumas falhas.

Agora queria desenvolver uma aplicação um pouco maior que uma loja, queria saber se vocês me indicam começar a estudar um framework ou fazer na unha mesmo, afinal eu não estou tão familiarizado com o .php se alguem conhecer algum site ou algum lugar onde eu possa achar exercicios eu também aceito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha... me parece que o Zend Framework é um dos mais seguros, além de ser muito poderoso e fácil de debugar (que neste caso é muito importante). Fazer uma loja virtual na unha é muito ternebroso, é muito detalhe, compatibilidade com formas de pagamento (que deve a parte mais chata), segurança de formulários, cookies, etc etc.

Não falta tutoriais de Zend pela internet, o Google me deu 902.000 resultados Imagem Postada

Então, veja se você se encaixa com este framework, pois a segurança e flexibilidade do sistema vai depender também do seu poder de manuseio sobre ela. Eu tenho usado CodeIgniter, foi o melhor que já vi, mas cada caso é um caso.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Se falhar nos conhecimentos em PHP, o uso de frameworks, principalmente orientados a objetos como é o caso do ZF pode ser um tiro pela culatra.

Eu sigo a seguinte linha de raciocínio:

- Levanta-se o máximo possível de informações que o sistema irá prover para julgar a necessidade ou não de um banco de dados.

- Caso seja necessário o uso de BD, dá-se início à modelagem do mesmo.

- Teste todas as consultas das atividades que foram previstas até o momento e, assim que surgirem novas atividades, a primeira coisa a se fazer é descobrir a consulta ideal para as mesmas.

Neste ponto, temos a primeira recomendação de ferramenta:

Como vi no seu outro tópico que usará MySQL, recomendo o MySQL Workbench.

- De posse de todas as consultas com antecedência, 90% dos seus problemas com bancos de dados quando for programar com PHP estarão sanados.

- Dê início à criação do lay-out. Visualizando onde fica cada elemento, fica mais fácil para começar a pensar na dinâmica do sistema. Assim você também tem tempo caso seu chefe queira adicionar/remover funcionalidades ao sistema.

- Monte a marcação (x)HTML + CSS e faça os testes de dinâmica/javascript com arquivos estáticos mesmo. Este estágio é como se você estivesse demarcando os espaços que futuramente receberão a dinâmica do sistema.

- Adote uma metodologia de desenvolvimento. Atualmente a mais comumente utilizada é a em camadas MVC. Apesar de ser voltada para a orientação a objetos, funciona perfeitamente em programação procedural, desde que corretamente utilizada.

- Foque na modularização e reutilização dos códigos. Lembre-se "não se repita".

- Comece a trabalhar as funcionalidades do sistema, entrada de dados, processamento, saída e respostas, mas ainda não é a hora de incorporar as respostas ao lay-out.

- Teste o MÁXIMO de bizarrices possíveis. Teste valores imaginários nas entradas de dados, teste SQL Injection, XSS procure por falhas de segurança e vulnerabilidades.

- Comece a desligar a exibição de erros e guardá-los em log's. Neste ponto, seu sistema deve OBRIGATORIAMENTE estar imune a erros de programação, mas erros de entrada de dados sempre existirão e deverão ser devidamente tratados.

- Finalmente, a cereja do bolo, mescle as respostas dinâmicas ao front-end e refaça todos os testes do ponto anterior e mais alguns que você aprendeu nesse meio-tempo. Estipule um prazo de testes público, deixando claro que o sistema ainda não foi totalmente testado (e nunca será). Após este prazo o sistema pode ser dado por concluído.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dica Evandro, em realação ao outro post, esse sistema que eu vou criar é apenas para aprendizagem não tem nada a ver com a oferta do dono da agencia, com ctz se eu fosse fazer isso sozinho eu não conseguiria ainda sou novato na área de programação(php).

Mas eu vou tentar criar dessa forma aqui para ver se consigo. Obrigado e até mais :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.