Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Max Cal

Programa de Cadastramento

Recommended Posts

Estou com alguns problemas, o primeiro é o seguinte:

1) Criei o programa em casa, para um escritório. O Programa busca o banco de dados em C:\BD\BD.mdb.

Onde eu vou usar ele, seria necessario estar em 4 computadores, lá todos são compartilhados, pare que quando alguem abrisse ja tivesse os cadastros que outro computador tivesse cadastrado. Pensei em hospedar o banco de dados .mdb em algum servidor mais nem sei se isso é possivel.

2) Outro problema é o seguinte, no quickreport de por exemplo um form3 abre corretamente os dados em uma folha a4 usando page header, detail e page footer, mais por exemplo, em outro form, se eu abrir pelo quickreport outros dados, ele aparece totalmente errado, aparece na metade da folha apenas, e cortando ainda. Sendo que os dados do form são os mesmos em ambos, não sei porque desse erro.

3) Meu banco de dados de clientes utiliza o id_cod que é number e primary key, entao no programa se eu excluir o cliente x, ele vai voltar do x para mim continuar. Mais no meu outro table esta como autonumber e tambem primary key, só que se excluir algum cliente, ele nao volta, ele continua como se nunca houvesse deletado ninguem. Mais se eu vo lá editar ele para number, diz que nenhum valor pode ser a 0. Não entendi muito bem, porque no outra table de certo.

Por enquanto essas são as minhas dúdvidas, fico muito grato se alguem poder ajudar. abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Criei o programa em casa, para um escritório. O Programa busca o banco de dados em C:\BD\BD.mdb.

Onde eu vou usar ele, seria necessario estar em 4 computadores, lá todos são compartilhados, pare que quando alguem abrisse ja tivesse os cadastros que outro computador tivesse cadastrado. Pensei em hospedar o banco de dados .mdb em algum servidor mais nem sei se isso é possivel.

2) Outro problema é o seguinte, no quickreport de por exemplo um form3 abre corretamente os dados em uma folha a4 usando page header, detail e page footer, mais por exemplo, em outro form, se eu abrir pelo quickreport outros dados, ele aparece totalmente errado, aparece na metade da folha apenas, e cortando ainda. Sendo que os dados do form são os mesmos em ambos, não sei porque desse erro.

3) Meu banco de dados de clientes utiliza o id_cod que é number e primary key, entao no programa se eu excluir o cliente x, ele vai voltar do x para mim continuar. Mais no meu outro table esta como autonumber e tambem primary key, só que se excluir algum cliente, ele nao volta, ele continua como se nunca houvesse deletado ninguem. Mais se eu vo lá editar ele para number, diz que nenhum valor pode ser a 0. Não entendi muito bem, porque no outra table de certo.

Por enquanto essas são as minhas dúdvidas, fico muito grato se alguem poder ajudar. abraços!!

1 - Mude de MDB (Access) para Firebird (ou outro de sua preferencia) assim você não terá tanta dor de cabeça em relação a "compartilhar" os dados na rede do cliente.

2 - eu não entendi muito bem, como assim você abre em dois forms os mesmos dados para o relatório?

3 - Ele não volta automaticamente, por isso se chama autonumeração, não é você quem controla e sim o proprio banco.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Mude de MDB (Access) para Firebird (ou outro de sua preferencia) assim você não terá tanta dor de cabeça em relação a "compartilhar" os dados na rede do cliente.

2 - eu não entendi muito bem, como assim você abre em dois forms os mesmos dados para o relatório?

3 - Ele não volta automaticamente, por isso se chama autonumeração, não é você quem controla e sim o proprio banco.

1) Teria que refazer todo o banco de dados, daria mais trabalho pra mim, e onde eu vou usar o programa ja estou atrasado, o programa é em beneficio meu e do meu patrão, então até eu refazer outro programa com o banco de dados do firebird vai me dar mais trabalho, sem dizer que antes de eu começar fazer em access eu ja fiz em firebird, mas por algum motivo não abria o banco de dados em outros computadores.

A questão mesmo seria compartilhar o meu banco de dados em (.mdb) para os 4 computadores.

2) por exemplo, no meu banco de dados .mdb tem varias tabelas, tbl_cliente tbl_advogado ... e por ai, em uma parte o programa faz o cadastramento somente de clientes, e visualiza pelo quickreport, em outra parte do programa, somente se faz o cadastramento de advogados, e uso outro quickreport, o problema ta nesse segundo quickreport, que ao criar o relátorio, ele cria pela metade, o inicio fica no final da pagina, e não há se quer pagina numero 2 para ver o resto da visualização, sendo que os dados são os mesmos que a do cliente, que abre normalmente.

3) Entendi, mas porque não consigo colocar Number e primary key? Number eu até consigo, mas quando coloco ele como primary key ele da um erro no field e só é possivel como AutoNumber.

Abraços e grato pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Colegas apesar de todo esse preconceito com o Access eu vou dar algumas dicas que talvez vcs não ainda tenham visto:

1) O Access trabalha muito bem com até 10 estações de trabalho, hospede o banco de dados e o Executável a mesma pasta no servidor, nas estções só coloque o link do executável. Uso esses tipo de conexão frequentemente e não dá erro.

2) Esqueça esse esquema de conexão via path exemplo "C:\BD\BD.mdb", imagino q você esteja usando conexão ADO muito fácil e prático de se trabalhar com Access, na cofiguração do seu ADOConection no campo onde você digita o caminho digite assim ".\BD.mdb", isso significa que o sistema vai procurar BD na mesma pasta que está o executável, ou seja em qualquer drive inclusive pendrive.

3) Use Fortes Report muito fácil e dinâmico de se trabalhar com relatórios.

Bom essa são algumas dicas.

Obs.: Eu só uso Access, pelo fato de não ter que instalar o BD na máquina do Cliente, coisa q a maioria dos BDs tem que ser feito. Claro para sistemas pequenos e médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Colegas apesar de todo esse preconceito com o Access eu vou dar algumas dicas que talvez vcs não ainda tenham visto:

1) O Access trabalha muito bem com até 10 estações de trabalho, hospede o banco de dados e o Executável a mesma pasta no servidor, nas estções só coloque o link do executável. Uso esses tipo de conexão frequentemente e não dá erro.

2) Esqueça esse esquema de conexão via path exemplo "C:\BD\BD.mdb", imagino q você esteja usando conexão ADO muito fácil e prático de se trabalhar com Access, na cofiguração do seu ADOConection no campo onde você digita o caminho digite assim ".\BD.mdb", isso significa que o sistema vai procurar BD na mesma pasta que está o executável, ou seja em qualquer drive inclusive pendrive.

3) Use Fortes Report muito fácil e dinâmico de se trabalhar com relatórios.

Bom essa são algumas dicas.

Obs.: Eu só uso Access, pelo fato de não ter que instalar o BD na máquina do Cliente, coisa q a maioria dos BDs tem que ser feito. Claro para sistemas pequenos e médios.

1) Deixa eu entender, eu posso ir no computador que está com as pastas compartilhadas e criar um atalho dele pro meu desktop (outro computador) que ele irá funcionar normalmente?

2) Interessante!

3) O Fortes Report já se encontra no delphi, ou é um componente a parte que é necessário baixar?

4) Outra dúvida, eu não to conseguindo raciocinar direito como vou planejar o seguinte, aproveitando o cadastramento de clientes, eu gostaria de sempre estar incluindo os "processos" da pessoa. Não sei como estar armazendo isso.

Por exemplo, cadastrei o fulano da silva, o fulano da silva teve um processo em 2003 contra o fulano pereira, onde o fulano da silva é o autor e cliente, e o fulano pereira é o réu. E depois em 2010 o fulano da silva, em mais um processo, mas dessa vez como o réu e ainda cliente contra o fulano de jesus (autor).

Com base nesses dados, queria anexar todos os processos de um cliente, porque em alguns casos, chega um cliente ter vários processos para registrar. Então eu fiz um cadastro de processos separados, só que é o seguinte, no cadastro tem lá autor, réu, comarca, vara, natureza do crime ..., bem resumindo, nem sempre o nosso cliente vai ser autor, ou nem sempre o réu. Aproveitando isso, eu queria descartar o cadastro de processos e aproveitar o cadastro de clientes, selecionando o cliente pela Dbgrid, abrindo um novo form, e fazer um meio de registrar todos os seus processos. Como eu vou fazer isso de modo que fique bem separado, com as informações que eu desejo ainda não consegui pensar.

Qualquer idéia, sugestão ou modo pratico de exemplo fico agradecido.

Abraços

Aproveitando, surgiu mais dúvidas:

5) Coloquei agora uns DBComboBox, por exemplo, um deles chama-se Natureza:

Nos itens coloquei:

* Trabalhista

* Previdenciario

* Inventário

Entre outros itens, então ao abrir o programa, ele não seleciona, meio óbvio, aparece a lista, então eu precisa entender como vai ser possivel selecionar o item pra eventualmente depois, eu passar para um DBGrid.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, bom colega muitas dúvidas ...

Vamos ver se algumas eu consigo te ajudar.

1) O Fortes Report você baixa na net.

2) Do modo que eu expliquei sobre as pastas é só criar um atalho para pasta do servidor onde está o BD e o EXE, que vai funcionar legal, apesar que tem um truquezinho nesse ponto q vou passar para você.

3) Quanto a anexar vários processos, no fortes tem um esqueminha de anexo de relatórios acho que vai servir para você nesse caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, bom colega muitas dúvidas ...

Vamos ver se algumas eu consigo te ajudar.

1) O Fortes Report você baixa na net.

2) Do modo que eu expliquei sobre as pastas é só criar um atalho para pasta do servidor onde está o BD e o EXE, que vai funcionar legal, apesar que tem um truquezinho nesse ponto q vou passar para você.

3) Quanto a anexar vários processos, no fortes tem um esqueminha de anexo de relatórios acho que vai servir para você nesse caso.

Compreendi, e sobre a dúvida do ComboBox o que eu posso estar fazendo? Eu troquei agora para um DBLookupComboBox, parece ser mais eficaz, porem eu não tenho a lista do tipo de natureza, queria acrescentar tipo um DBComboBox.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Será q eu entendi bem, você quer filtrar a partir do item selecionado no DBCombobox ?

Por exemplo, eu estava usando um DBComboBox, no DBComboBox eu coloquei, em Itens, adicioneis algumas strings:

execucao, trabalhista, ... e eu queria o seguinte, ao preencher todo o cadastro, quando selecionar o item no DBComboBox, ele fique salvo, e futuramente, eventualmente, passe o resultado para o DbGrid, porque do jeito que está, não está sendo possível selecionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o DBComboBox salva na tabela o item selecionado é só ligar o Data Source da tabela nas propriedades DBComboBox.

E depois de salva na tabela você consegue visualizar no DBGrid normalmente, pq ele você só visualiza o que está na tabela.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o DBComboBox salva na tabela o item selecionado é só ligar o Data Source da tabela nas propriedades DBComboBox.

E depois de salva na tabela você consegue visualizar no DBGrid normalmente, pq ele você só visualiza o que está na tabela.

Entedi, outra coisa, um cliente pode ter vários processos, por exemplo fulano tem 5 processos, 2 ele é reu, 3 ele é o autor do processo, como eu faço para localizar o cliente junto com todos os seus processos?

Outro detalhe, onde vou usar, vai ser usado mais de uma vez ao mesmo tempo, não vai dar algum conflito? Porque pelo que percebi, se abrir com o access aberto na tabela, ele nao carrega, vai acontecer o mesmo? Porque a necessida é ficar aberto em vários computadores

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia

1) No cadastro do Processo você adiciona um campo para identificar se ele é o AUTOR ou o RÉU, assim você consegue filtrar melhor os processos.

2) Quanto a trabalhar em rede não tem problema, somente o sistema acessando o BD, pelo menos 10 estações podem estar acessando o BD ao mesmo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia

1) No cadastro do Processo você adiciona um campo para identificar se ele é o AUTOR ou o RÉU, assim você consegue filtrar melhor os processos.

2) Quanto a trabalhar em rede não tem problema, somente o sistema acessando o BD, pelo menos 10 estações podem estar acessando o BD ao mesmo tempo.

Eu fiz por 2 RadioButton, mais o menos assim:

RadioButton2.Enabled := False;

Labelx.Caption := 'Autor (Cliente):';

Labelz.Caption := 'Réu (Parte Contrária):';

Labelx.Enabled := True;

DBEditx.Enabled := False;

DBEditz.Enabled := True;

DBLookupComboBoxZ.Enabled := True;

DBLookupComboBoX.Enabled := False;

Mais o menos assim, no programa ele fico mais complexo, se for cliente autor ou reu ele desabilita e ativa algumas coisas para o preenchimento. Agora outra dúvida, esse FastReport e pago, tem algum problema isso? Outro detalhe, como fazer uma lista de todos os clientes sair impresso?

Por exemplo:

Código | cliente | advogado

x | | advogado

ou seja, no quickyreport, todo cliente sairia apenas em uma pagina, eu quero imprimir todos, se possivel numa folha de a4 inteira.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o pacote do Fortes para o Delphi7, se você quiser eu envio para você po e-mail, pode ficar tranquilo ele não é pago.

No Fortes também da para imprimir todos clientes em 1 folha, isso tudo você pode configurar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o pacote do Fortes para o Delphi7, se você quiser eu envio para você po e-mail, pode ficar tranquilo ele não é pago.

No Fortes também da para imprimir todos clientes em 1 folha, isso tudo você pode configurar.

Opa envia para o meu email do gmail fazendo favor: vittor.oliveira07@gmail.com

Outra dúvida que me surgiu.

Tenho um BD.mdb com duas tables dentro tabela_cliente tabela_processos

no DataModule, tenho 2 adotable e 2 datasource, cada um ligado na sua tabela.

Na parte do Autor/Réu, liguei no datasource e no table do cliente, porém como vo colocar ele no grid dos processos que estão ligados no outro datasource?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu entendi bem você quer visualizar na tabela_processos o nome do Autor ou o Réu, uma opção seria copiar para essa tabela o nome do autor e do réu, sempe q você cadastrar um novo processo.

Nesse caso você criaria um campo Nome na tabela_processos, selecionaria as informações na tabela cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.