Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

iCl4w

[Resolvido] Classes, variável $this e .inc

Recommended Posts

Olá,

Eu gostaria que alguém me explicasse essa fração de código em PHP:

class Iteracao implements Iterador {
private $obj;
private $count;
function __construct($obj) {
$this->obj = $obj;
$this->count = count($this->obj->data);
}
funtion pegariterador() {
return new Iteracao($this);
}

Estou estudando a Orientação a Objetos do PHP e me deparei com essas duas linhas de código que não entendi bem:

Sei que $this faz referência a atributos e/ou objetos da classe, mas o que essas duas referências seguidas fazem?

E se fosse assim?

$this->obj->data->content

Essa outra parte:

Essa função retorna uma nova instância Iteracao? Como usaria isso?

E como funciona o $this passado como parâmetro aqui?

E por último:

Usar arquivos .inc pra armazenar classes e/ou funções é seguro?

Agradeço a colaboração desde já...

Abçs...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A função count() retorna o número de elementos de uma variável

http://br.php.net/manual/pt_BR/function.count.php

Quanto ao uso da extensão .inc, nunca faça isso. Só irá expor seu código e senhas. O correto é deixar a extensão .php

Experimente buscar por "ext:inc mysql_connect" no Google

Quanto ao return new Iteracao($this); ele instância um novo objeto, passando o objeto que instanciou como parâmetro. Praticamente que um clone.

Compartilhar este post

Link para o post

$this não faz referência à classe, mas sim ao objeto atual da classe, ou seja, a instância da classe que está sendo executada.

Uma referência a classe em sí seria a palavra 'self'.

Exemplo, ignorando aquele parâmetro $obj do construtor:

<?php
$iteracao1 = new Iteracao(); // O $this dentro do construtor da classe Iteracao faz referência a $iteracao1
$iteracao2 = new Iteracao(); // Aqui o $this faz referência a $iteracao2
?>