Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ronaldo Lanhellas

[Resolvido] Problemas em select para DBGRID

Recommended Posts

Bom gente, estou a quase 1 semana (sim isso mesmo), quebrando cabeça para solucionar um problema que é o seguinte: Estou desenvolvendo um software para uma clinica, neste sistema tem uma área chamada AGENDA DE CONSULTAS, que eu irei por as consultas agendadas pela recepcionista.

A minha estrutura de tabelas para isso está assim:

TABELA AGENDA

campos:

DATA

HORA

PACIENTEID (campo fk da tabela PACIENTE)

MEDICOID (campo fk da tabela MEDICO)

Bem, eu peço em um formulario qualquer que o usuario preencha os campos Data,Hora,Medicoid e PacienteId. Até ae tudo bem !

Depois mostro os dados da agenda todos em uma DBGRID, ae começa o problema.

Primeiro Problema: a dbgrid me mostra as colunas assim( DATA, HORA ,PACIENTEID, MEDICOID), o que eu queria que fosse feito é mudar o PACIENTEID e MEDICOID para em vez de mostrar o ID do PACIENTE e do MEDICO, mostrasse o NOME. Ou seja, na dbgrid aparecesse assim:

DATA HORA NOME DO PACIENTE NOME DO MEDICO

Segundo Problema: na dbgrid ele mostra os dados de todos os dias, coloquei um DateTimePicker para pegar uma data selecionada pelo usuário, e gostaria de usar esta data para filtrar os campos mostrados no dbgrid, por exemplo: se o usuário escolher a data 23.08.2010, a dbgrid vai filtrar os campos apenas para esta data.

Bom aguardo "apressadamente" a resposta :D, pois preciso deste software completo até Quarta-Feira e só falta alguns detalhes e este é um deles !!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Para o primeiro caso você pode utilizar campos "lookup", procure no Google por lookup fields e terá uma série de artigos mostrando como fazer. No seguinte utilize a propriedade Filter do Dataset ou SQL se for possível.

Um abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

se você esta preenchendo o dbgrid com uma query, tragas os campos de nome na query já, fica mais fácil, ai você só adiciona no grid os field que você deseja apresentar. Se for ttable, a mesma coisa, use lookup e filtro.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.