Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vittor Oliveira

"Problema" com banco de dados Access

Recommended Posts

Bom galera, fiz um programa para a advocacia, e acabou surgindo esse "pequeno problema", para poder utilizar em ordem alfabética, eu filtro a tabela dando F5 (comando que criei) para atualizar o programa.

O que eu queria é o seguinte, abrir o banco de dados (bd.mdb), selecionar a coluna "Nomes" e colocar em ordem crescente e que o programa, na hora que fosse aberto, ja identificasse isso, o que não ocorre.

 

Quando abro o programa, o DBGrid continua com a ordem invertida de nomes, não fazendo efeito essa alteração direta no banco de dados.

 

O que eu posso fazer?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi bem, você não quer usar o F5 para atualizar a ordem da tabela, então você pode adicionar o código q você usa no F5 no evento AfterOpen do componente de conexão, acredito q esteja em um Data Module, assim toda vez q você abrir a tabela o evento será disparado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, não é isso, vou mostrar mais o menos como eu uso:

 

http://img52.imageshack.us/img52/9721/imagemdfg.jpg

 

Essa lista é a de cadastro, se eu estiver cadastrando clientes com a letra A, e cadastrar um F, e voltar a cadastrar um de letra A vai ficar:

 

  • Abreu
  • Abrao
  • Faizão
  • Andeu

Então, como é possivel ver na imagem, eu criei um guia, Ordem Alfabética, que atuliza ao abrir o programa, carregando a lista de clientes em ordel alfabética.

 

O que eu quero é arrumar a outra lista, a lista de cadastro.

Então eu tentei diretamente pelo banco de dados, mechendo no proprio access, aparente la alterou, mas no dbgrid do programa abre normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitor pelo q percebi você está trabalhando com PageControl, o grid q você quer atualizar é esse q está na aba PRINCIPAL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitor pelo q percebi você está trabalhando com PageControl, o grid q você quer atualizar é esse q está na aba PRINCIPAL?

 

Isso, basicamente isso, eu tentei diretamente, mas nao consegui trabalhar com a query, então fiz outra query, entao é assim, quando seleciona o cliente na dbgrid, ele abre todas as informações no restante das pagecontrol, pela ordem alfabetica nao, pois é outra query, pois la so lista, eu queria acabar com ela e usar a da principal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse grid é ordenado pelo código do Cliente?

 

Qual componente você usa para conexão ADOTable ou ADOQuery?

 

Estou perguntado isso pq e acordo com a sua resposta é fácil resolver o seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse grid é ordenado pelo código do Cliente?

 

Qual componente você usa para conexão ADOTable ou ADOQuery?

 

Estou perguntado isso pq e acordo com a sua resposta é fácil resolver o seu problema.

 

Isso, porque é assim, vamos supor que no Principal, o DBGrid seja o 1, então existe outro, lá em Ordem Alfabética, que é o DBGrid 2 onde, tem uma query e um DataSource, ondem tem um order by cliente. Antes eu coloquei, para que fosse "atualizado" quando clicasse nas colunas, mas agora eu coloquei pra atualizar junto com o programa.

 

Já o DBGrid 1, que é da aba Principal, a conexão é feita através de um ADOTable.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A um tempo atrás precisei ordenar informações em um ADOTable mas deparei com um problema parecido, então mudei a conexão com a tabela para um ADOQuery, nele também pode se incluir, excluir, editar.

 

Tente montar uma só conexão com ADOQuery no dbgrid1 o principal ordenando por nome, a partir dai você realiza todas as sua operações no Banco de Dados.

 

Isso, seu consegui entender a sua dúvida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.