Mehow 1 Denunciar post Postado Setembro 14, 2010 Galera estou com uma imensa dificuldade de projetar o banco de dados de um site de um laboratório fotográfico. No site terei que ter um sistema para fazer pedido de albuns. Os albuns possuem vários detalhes, e cada detalhe é um preço. Por exemplo tenho 3 tipos de Albuns: Fotolivro,Semi-box,livro Em cada album tenho várias opções: Fotos Vincadas Fotos Separadas Tamanhos das Fotos Capa Estojos e cada uma dessas opções muda o preço conforme o tamanho e a categoria de album Fotos Vincadas no Album Livro Tamanho 10 x 15 = R$110,00 Fotos Vincadas no Album Semi-box = R$ 150,00 já o Fotolivro não entra nessas categorias de vincadas ou separadas, ele é definido somente pelo tamanho Foto Livro 27x60 = R$ 250,00 Foto Livro 15x42 = R$ 180,00 etc.... e pode vir com caixa ou sem caixa Os albums semi-box e livro possuem Opcionais Foto Janela = R$ 15,00 Foto Moldura = R$20,00 etc... Possuem escolha de cor de capa escolha de orientação Horizontal e Vertical escolha de corte lateral Estojos(Tamanhos 10 x 15 e 15 x 21) Luva Simples = R$20,00 Estojo Luxo = R$55,00 Após o usuário escolhes todas as opções pertencentes ao album que ela quer, devo gerar um pedido com todas as opções escolhidas e com o valor final eu estava fazendo de uma maneira em que cadastrava categorias e subcategorias, exemplo: Categoria Tamanho => Subcategorias: 10x15, 15x 20 e numa tabela opções_album eu inseria quais subcategorias aquele album podia ter mas após analisar o negócio e ver que teria distinção por preço e pela categoria de separadas, vincadas... vi que não daria certo =/ ja não sei mais o que fazer, em ultimo caso só uma gambiarra mesmo colocando tudo dentro de uma tabela só http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif alguém me da uma ajuda de como deve ser a modelagem? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mehow 1 Denunciar post Postado Setembro 14, 2010 após quebrar um pouco a cabeça cheguei nesse resultado, mas ainda estou mexendo. desconsiderem por enquanto as tabelas de cotação que são do modelo anterior explicando as tabelas: tipocliente o cliente pode ser fotógrafo amador ou profissional somente o profissional pode criar eventos para disponibilizar fotos, mais tarde nesses eventos o cliente poderá comprar as fotos que selcionar (ainda por fazer essa parte) modelo album aqui vou cadastrar os 3 tipos: fotolivro, livro, semi-box sendo que livro possui características diferente, enquanto semi-box e livro tem as mesmas opções de escolha variando somente o preço conforme o tipo de foto e tamanho categorias modelo 1 - Tipo Fotos 2 - Caixa etc... subcategorias 1 => 1 => vincada 2 => 1 => separada 3 => 2 => Luva Simples tamanhos 1 => 1 => "10 x 15" => R$ 110,00 2=> 2 => "30 x 21" => R$120,00 --------------------------------------------------------- olhado dessa maneira ta ficando certo??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
giesta 29 Denunciar post Postado Setembro 14, 2010 me parece simples, qual a sua dificuldade? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Mehow 1 Denunciar post Postado Setembro 15, 2010 me parece simples, qual a sua dificuldade? a dificuldade vai ser na hora de desenvolver o sistema em PHP, porque em cada tipo de album terei que trazer somente as opções que dê para colocar naquele album, entende? e em cada album o valor muda dependendo a opção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites