Rafaaaaa 0 Denunciar post Postado Setembro 26, 2010 Se eu for usar os metodos de uma classe tenho que instanciar o objeto? O projeto é de uma calculadora simples. Arquivo Main import java.util.Scanner; public class Main { public static void main(String[] args) { Scanner ler = new Scanner(System.in); System.out.println("Digite 2 numeros"); int a = ler.nextInt(); int b = ler.nextInt(); /* Minha duvida é se tenho que criar o objeto calculadora pra executar Pq da forma q ta ate roda, mas é certo? Espero que tenham entendido */ System.out.println(calculadora.multiplicar(a, B)); System.out.println(calculadora.dividir(a, B)); System.out.println(calculadora.somar(a, B)); System.out.println(calculadora.subtrair(a, B)); } } Arquivo com os metodos (calculadora) public class calculadora { public static int multiplicar(int a, int B){ int resultado = a * b; return resultado; } public static float dividir (int a, int B){ int resultado = a / b; return resultado; } public static int somar(int a, int B){ int resultado = a + b; return resultado; } public static int subtrair(int a, int B){ int resultado = a - b; return resultado; } } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniloinf 3 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Nesse exemplo os métodos da classe calculadora são estáticos e não utilizam nenhuma variável do objeto calculadora, então você não precisa instanciar o objeto calculadora para utilizar os seus métodos. Leia mais em: http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=121 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafaaaaa 0 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Entendi. O prof da faculdade disse que tava errado pq nao instanciei o objeto calculadora, eu ja tinha lido alguma coisa falando que qndo fosse assim nao era obrigado a instanciar.. Era so pra ter certeza. Do jeito q conheco aquele prof, ele vai vim falar de boas praticas de programação pra nao aceitar meu codigo. []'s Rafael Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniloinf 3 Denunciar post Postado Setembro 27, 2010 Entendi. O prof da faculdade disse que tava errado pq nao instanciei o objeto calculadora, eu ja tinha lido alguma coisa falando que qndo fosse assim nao era obrigado a instanciar.. Era so pra ter certeza. Do jeito q conheco aquele prof, ele vai vim falar de boas praticas de programação pra nao aceitar meu codigo. []'s Rafael kkkkkkkkkk, boa sorte com esse professor aew o/ Uma dica: Você poderia criar o objeto calculadora recebendo os valores A e B e ai basta chamar os métodos, tipo assim: package forum; public class Calculadora { private double a, b; public Calculadora(int a, int B){ this.a = a; this.b = b; } public double soma(){ return a+b; } public double subtrai(){ return a-b; } // ... } Flws Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafaaaaa 0 Denunciar post Postado Setembro 29, 2010 Danilo obg pela ajuda, eu salvei o topico e levei no pendrive pra ele. Esse prof nao entende mto de Java, colocaram ele la pra tapar buraco ;x Ele olhou teu post ai disse "Ah, você fez com static... entao vou aceitar. Mas ta errado esse static ai, tinha que tirar e instanciar o objeto calculadora." Entao, é isso. Obg Danilo. Staff, dúvida resolvida. []'s Rafael Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites