Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Chezz

[Resolvido] Refatoração/Analise de código PHP

Recommended Posts

Olá pessoal beleza?

 

Então... gostaria de saber dos mais experientes na área de manutenção e adptação de sistemas de terceiros. Gostaria de saber se vocês usam alguma metodologia para poder fazer a analise da estrutura do sistema assim como funciona os seus códigos fonte PHP. Estou com um sistema grande aqui e não sei por onde começar... gostaria do auxilio do pessoal para me indicarem tecnicas e ferramentas que possam me auxiliar! Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria diferente.

 

Primeiro, no bom e velho lápis e papel (ou não), pegue o sistema pronto e análise cada parte individualmente e defina a nova hierarquia se necessário.

 

Depois, se o sistema ainda não estiver nos moldes do MVC, implemente-o para separar cada camada e facilitar todo o seu trabalho.

 

Uma vez separado e estruturado, analise as queries (que agora fazem parte da Model) e analise cada uma, buscando melhoria de performance (como por exemplo substituir os * pelos nomes das colunas) e compare com a estrutura do banco de dados, verificando se ela já está otimizada ou se pode melhorar (como por exemplo removendo os UNIQUE's).

 

Veja quais componentes podem ser reutilizados. De repente, mesmo fora de um MVC, a lógiuca de Formulário de Contato já está pronto para simples adaptação.

 

Sites que precisam de reestruturação feitas por outro programador que não o primeiro, tendem a caracterizar necessidade de melhorias às vezes extremas. Portanto procure por todo código que poderia ser melhorado (loops aninhados desnecessários são os mais comuns).

 

Terminado o site, opcionalmente, analize o layout (que agora faz parte da View) buscando marcações desnecessárias.

 

Analise também os JavaScripts, já que são carregados no navegador, cada byte enxugado faz a diferença.

 

Use e abuse da extensão do Firefox YSlow. Seguindo as dicas, aquilo que vai para o usuário pode ser melhorado, gerando ganho de performance de até 50%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.