perera 0 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2010 Olá, Eu criei um banco no MySQL com uma tabela clientes. Nesta tabela cliente 3 colunas: cliente_nome, cliente_sobrenome, cliente_cpf Até ai tudo bem, fui fazendo o sistema até que fui fazer um sisteminha de busca simples pra buscar um cliente específico. No caso ultilizei este SELECT SELECT * FROM cliente WHERE cliente_nome LIKE '%$pesquisar%' AND cliente_sobrenome LIKE '%$pesquisar%' OR cliente_cpf = '$pesquisar'"; $pesquisar é a variavel que pego do formulário Bem sou iniciante ainda mas o que eu queria era os seguinte: Quando pesquiso o CPF vai certo até porque não tem segredo o problema é no nome e sobrenome Eu queria por exemplo quando digitasse "Renan" Iria aparecer Renan ABC Renan BCD Renan CDE Mas quando digitasse "Renan A" Iria aparecer apenas o Renan ABC Mas se por acaso eu digitasse apenas "BCD" iria aparecer o Renan BCD Só que da forma que fiz não é possível. Ele não encontra nada. Como poderia pegar os dados dessas duas colunas? Obrigado, Renan. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
h4v3st 1 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2010 Utilizando o LIKE %$pesquisa% o retorno deve ser esse Renan... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
perera 0 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2010 Sim deu certo em partes. Por exemplo, Se eu digito Renan, ele vai achar os 3 Renan Se eu digito BCD, ele só vai achar o Renan BCD O problema é quando eu digito o nome com sobrenome. No caso por exemplo digito Renan ABC não encontra nada, Renan A também e etc. Eu queria que o SELECT conseguisse identificar as 2 colunas ao mesmo tempo, nem sei se isto é possivel. Agradeço pela resposta, Renan. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
h4v3st 1 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2010 perera, veja o manual aqui. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2010 Quando usar AND e OR no where separe por parenteses para ter certeza da condição desejada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites