Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

duartecool

Problema na criação de classes

Recommended Posts

Olá pessoal. Tou com duvidas na criação de classes de um trabalho:

A finalidade do presente trabalho é desenvolver um sistema de gestão de uma escola de condução. A aplicação

deve gerir: alunos, funcionários (administrativos e instrutores) e veículos disponíveis na escola. A

escola de condução disponibiliza 3 tipos de cartas de condução: ligeiros, pesado e mota. Cada tipo de

carta tem um preço diferente.

A aplicação a desenvolver deverá incluir os seguintes requisitos:

Cada aluno pode ser identificado pelo número atribuído durante a inscrição. Para efectuar a inscrição

o aluno deve fornecer, obrigatoriamente: nome, morada, nº BI, nº fiscal, nº telefone e tipo

de carta de condução a que se inscreve. Sobre cada aluno são também mantidos actualizados o nº

aulas, de código e de condução, já frequentadas.

Cada aluno tem um conjunto de aulas de código, com um número mínimo de 15 e um conjunto de

aulas de condução, com um mínimo de 22, sem as quais não têm acesso ao respectivo exame.

Para cada aula teórica deve ser registado o dia e hora em que foi frequentada. Para cada aula prática,

deve ainda ser registada a matrícula do veículo utilizado.

Os funcionários são identificados pelo seu número de funcionário, mas quando são contratados

têm que fornecer os seguintes dados: nome, morada, nº BI, nº fiscal, nº telefone. Para cada funcionário

é ainda armazenada a função exercida, salário, nº de Segurança Social. Sobre cada instrutor

é necessário guardar informação sobre o curso de instrutor que frequentou.

Eu tenho duvidas se crio uma classe pessoa, com subclasses aluno, funcionários e instrutores?

eu não queria definir as classes mal e estar a repetir todo um conjunto de código..

Ajudem-me;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode criar sim uma superclasse Pessoa para aluno e funcionários, apesar de achar desnecessário. Herança não ajudaria muito nesta situação. Teria economia de atributos e métodos de leitura e escrita. Para um programinha a nível acadêmico até seria uma boa usar herança. Se for requisito da matéria, se o professor exigir, faça com herança. Caso contrário, não use. É bom que já larga o vício da herança.

Entidades: Aluno, Funcionario, Habilitacao, Veiculo, Aula, Curso.

Enum: TipoFuncionario (ADMINISTRATIVO, INSTRUTOR), TipoHabilitacao (A,B,C), TipoAula (TEORICA, PRATICA).

Relação: Aluno 1 X 0..* Aula

Funcionario 1 x 0..* Curso

Aula 1 x 0..1 Veiculo

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode criar sim uma superclasse Pessoa para aluno e funcionários, apesar de achar desnecessário. Herança não ajudaria muito nesta situação. Teria economia de atributos e métodos de leitura e escrita. Para um programinha a nível acadêmico até seria uma boa usar herança. Se for requisito da matéria, se o professor exigir, faça com herança. Caso contrário, não use. É bom que já larga o vício da herança.

Entidades: Aluno, Funcionario, Habilitacao, Veiculo, Aula, Curso.

Enum: TipoFuncionario (ADMINISTRATIVO, INSTRUTOR), TipoHabilitacao (A,B,C), TipoAula (TEORICA, PRATICA).

Relação: Aluno 1 X 0..* Aula

Funcionario 1 x 0..* Curso

Aula 1 x 0..1 Veiculo

Obrigado Vergil,

tava a pensar fazer dessa forma..

Agora pra todos,

gostava que me dessem mais opiniões;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.