Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo S. Paula

sistemas de ASP para ASP.NET

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Sou desenvolvedor ASP e estou tentando começar aprender ASP.NET, mas estou meio perdido, na realidade eu preciso entender inicialmente como funcionam algumas coisas, pois preciso transportar meus sistemas de ASP para ASP.NET, assim eu vou resolvendo meus problemas e aprendendo ao mesmo tempo. Vou enumerar algumas questões e se alguém puder me ajudar eu agradeço.

1) No ASP para fazer certas coisas, usava componentes instalados no servidor, hoje eu sei que muita coisa tem no framework.net. Estou tentando usar uma DLL de terceiro, no meu servidor funciona legal (adicionei como referência no meu projeto e rodou), mas quando eu transfiro para o provedor não funciona! Como resolver esta questão? Tem que registrar a DLL no provedor? Será que fazem isso numa boa?

2) Trabalho no ASP com arquivos de inclusão para ficar mais fácil. Por exemplo, crio arquivo para conexão com BD, outro para funções e classes. Qual é a melhor maneira de fazer isso no ASP.NET?

3) Vi o tal do web.config e fiquei assustado, tem um montão de configurações! Gostaria de saber se precisa de tudo o que está no arquivo web.config ou se dá para deixá-lo mais "básico", só com as coisas que realmente são necessárias.

4) Os hosts windows seguem algum padrão para hospedar ASP.NET ou terei o velho problema do ASP em relação aos componentes? Pois hoje eu tenho aplicações na internet que geram PDF com o ASPPDF, outros fazem upload com o ASPUPLOAD, etc...

Bom, acho que por hora é isso. Pessoal, to perdidão mesmo e to parado no tempo com o ASP! To antigo já...rs Preciso dar uma mudada, se não vou ficar pra trás (ou já tô?).

Preciso de alguém para me dar uma luz, assim eu consigo ter direção e saber onde estou pisando!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

No começo é normal mesmo ter essas duvidas já passei por isso que está pasaando xD

1)

A DLL que você vai utilizar na sua aplicação asp.net deve estar na pasta BIN.

recomendo você instalar a aplicação no seu IIS antes de mandar para o host para poder testar ela local.

Lembro que NECESSARIAMENTE o host precisa ter o mesmo framework que você usou para o desenvolvimento

ou posterior.

2)

Eu particularmente gosto de usar as famosas 3 camas.

Dividir em Processos, dados e entidades.

Então fica tudo em seu devido lugar e fica mais facil e rapido para fazer uma manutenção ai.

A conexao com o banco pode ser colocada no webconfig.

você retorna ela utilizando o ConfiguratinManager.ConnectionStrings("NomedaConexao")

Classe System.Configuration (tem que dar um imports dependendo da versão do framework).

3)

Ele já vem configurado com o básico

o webconfig é mais para colocar coisas de segurança, email e conectionstring... coisas assim por que fica mais facil de deixar dinamico, por exemplo se você manda um email sempre que acontece um errro.

eesse email pdoe estar configurado no webconfig por que você pode trocar ele e não ter o trabalho de compilar o site novamente.

4)

A unica coisa que você tem que ver é o framework.

entaõ se a hospedagem é windows verifique apenas o framework

atualmente (12/2010) o utlimo é 4.0

e para utilizar os componentes como são dlls basta estarem na pasta e tudo mais.

mas caso for utilizar algum serviço tipo

CDONTS para enviar email

ai o host precisa ter isso instalado ou outro tipo de envio.

mas sempre tem uma solução

esses problemas do asp classico never more

rs

espro ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Então vejo que realmente está tudo mais fácil, agora eu preciso pesquisar e estudar.

Muito obrigado pelas dicas.

Marcelo uma dica que para mim foi um parto é o seguinte, no ASP quando eu criava um site novo dentro do meu host o que eu fazia? Eu criava uma pasta nova e jogava os arquivo .asp dentro dela e pronto já estava rodando. ex: c:/inetpub/wwwroot/site2/ = http://localhost/site2

Com Asp.Net para cada site/projeto novo é preciso que você crie um Aplication, alterando as configurações do diretório no IIS.

Não sei se ficou claro, mas isso foi um paradigma para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Rocky, eu havia reparado isso já. A princípio eu não me aprofundei muito, mas obrigado pela dica!

Como estou começando, vou precisar muito de vocês. Espero que posso contar com a vossa ajuda nesta luta!

Uma abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, continuando minhas dúvidas de iniciante...

Em relação aos includes do ASP Clássico, eu usava para colocar funções do tipo: ValidaCPF(), ValidaEmail, etc... tudo em um arquivo validacoes.asp

Hoje eu aprendi a importar espaços de nome, então eu criei um arquivo validacoes.vb, coloquei na pasta AppCode e importei para um formulário.

Seria esta a melhor prática para usar funções comuns em arquivos separados no ASP.Net?

Eu usava os "includes" do asp antigo, para repetir topo, rodape e menu lateral no sites. Para este fim seria melhor usar User Controls?

Fico no aguardo!

Um abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.