Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elektra

[Resolvido] Dicas para uso de uma tablet

Recommended Posts

Minha paixão é o Flash, mas desejo muito ter alguma noção sobre pintura digital para criar animações e formas não convencionais (apanho com a Pen Tool).

Uso o PS CS4 Ex (formação web), desenho a mão livre, conheço alguns sites respeitáveis com tutorias, mas nada com tablet. Adquiri uma Wacom Intuos.

Não preciso nada excepcional, coisa de principiante mesmo: como escolha das pontas da caneta, brushes do PS, uso da pressão, sobreposição de cores adequada.

Vale links do Youtube, tuto, livros, experiência pessoal.

Toda ajuda será bem vinda.

Abraços ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amiga Elektra tudo bem?

O papai noel foi generoso com você hein.. heeh uma INTUOS é meu sonho de consumo. Na verdade uma CINTQ mas o papai noel ainda não pode comprar(ops dar) rsrssr

bem, o que posso aconselhar é fazer exercícios para pegar a pratica da caneta. Tipo fazer circulos um ao lado do outro, depois linhas retas paralelas... depois diagonais... depois configurar o pincel para aumentar a opacidade de acordo com a pressão e ir fazendo DEGRADÊ e etc etc etc... muitas coisas dá pra se praticar com a tablet.

Tem muitos tutors incríveis no DA tb que ajudam bastante. Assim q eu lembrar onde coloquei uns links aqui eu posto pra você. Isso se o Coxão nao vier aqui primerio.. rsrs

so nao esquece de ir postando sua evolução aqui com o novo brinquedo.

grande abraço do seu amigo,

Pantoja

Compartilhar este post

Link para o post

Ô meu amigo, você não faz idéia quantos anos eu passei com vontade de ter esse brinquedo.

A doida aqui já fez a proeza de desenhar num plástico transparente e colar com durex no monitor da escola, meu PC de tão bom que era (um 486 de 5ª mão) não aguentava nem um programinha de gif animado. hahahhh

Dei um jeito e minha anima ficou bem legal. Ainda tenho os desenhos no grafite, devido a 'difuldade técnica' o uso foi bem limitado.

Vi um vídeo do uso da Cintiq, deu até medo de tão extraordinário, mas o preço é absurdo. A Intuos vai ser digerida em suaves prestações.

Tenho curso de PS, mas na formação web é voltado ao tratamento de imagens. Tenho vários livros e vivo baixando tutoriais. Quando puder faço um curso para aprender algumas técnicas (no momento tenho outras prioridades).

Eu já tô me lascando o bastante com o AS3 (pra animar no Flash), a tablet é pra 'relaxar'. Quem sabe eu consigo fazer algo para aquele portfolio que estou me devendo há séculos.

Tomara que você lembre dos links e que o Coxão apareça.

Abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post

ixe..... olha você na verdade ja sabe onde procurar.. Youtube é uma escola virtual

problema de alguns tutoriais feito apenas com imagens é que o passo a passo é muito rapido e falta detalhes

bom...alguns links que acho bacana:

Luz & Cabelo -

creio que esse vídeo sera a solução pra boa parte das suas dúvidas

Tutorial Rapido sobre Pintura Digital - http://2mindsstudio.deviantart.com/gallery/#/d33h69l

esse eu fiz, parece bobo mas é incrível como aprendi com ele...eu fiz um olho que ficou incrível, esta no meu blog

Coleção de tutoriais sobre PD da Sandra (de Singapura) http://sandara.deviantart.com/gallery/10727768

incríveis e muito fácil o aprendizado, tem bastante coisa sobre sobreprosição de cor, sombreamento, brushes basicos... ps.: em inglês

Pintura Realista - Avançado - Realism Tutorial

é um nível avançado mas aprende-se bastante sobre mesclagem de cores e iluminação

Tutorial completo sobre como pintar um rosto de personagem feito pelo Daniel Oldenburg (em portugues)

Labios - http://www.arenacg.com.br/forums/viewtopic.php?f=15&t=10&p=14&hilit=tuta#p14

Cabelos - http://www.arenacg.com.br/forums/viewtopic.php?f=15&t=11&p=15&hilit=tuta#p15

Acabamentos - http://www.arenacg.com.br/forums/viewtopic.php?f=15&t=12&p=16&hilit=tuta#p16

Mesmo Tutorial só que mais compato e em inglês - Face Painting Tutorial

dica: esse ArenaCG tem ótimos tutoriais de pintura digital na seção de Photoshop !

Digital Painting Tutorial : Hanagumori -

não é bem um tutorial, é um vídeo de uma pintura, mas aprende-se bem olhando a técnica...eu tenho uma imagem de um tutorial que ele/ela fez.. mas como nao tenho mas o link se quiser te envio, la ele/ela explica mais detalhado todo processo de pintura

Digital Painting - Blendagem

bem basicão... mas essencial para quem esta começando para aprender a mesclar cores, uma técnica diferente...

Outro básico .... mas bem explicadinho e em português. Feito pra mim por um amigo do deviantart, o grande Ricardo Mendieta

http://img262.imageshack.us/img262/8827/tutorialbyricardown.jpg

Mais uma coleção de belos tutos do Miguel Couto - http://shidoev.deviantart.com/gallery/7357736

Diferente do tutorial tradicionas este não é explicado, ele contem apenas o passo a passo de cada etapa, mas deposi que você aprender a ferramenta brush em si vai entender fácil o que foi feito em cada cena

Nesses dois grupos do devART (DigitalArtBR e Supermos do DA) tem uma área só de tutoriais de todo tipo que possa imaginar, basicos, intermediarios, avançado

http://digital-art-br.deviantart.com/gallery/24626773

http://supremos-do-da.deviantart.com/gallery/10965223

--------------

do mais eu recomendo procurar no proprio google por tutoriais especificos, no VIMEO, no Youtube, deviantART e CGSociety

--------------

caramba uma INTUOS... ?? ai sim... comprou a 4 ??

sonho de consumo, mas ainda ficarei bom tempo com minha genius capeta :D

minha dica é comece com dois tutoriais das bolinhas que postei, parece babaca e banal mas a maioria dos grandes ilustradores que conheço no deviantart me indicaram esses tuoriais de luz e sombra em bolinhas, você aprende a base da pintura digital (que nao é diferente da tradicional) !

outra dica... procure seu estilo de pintura digital, cada pessoa tem um...alguns fazes realismo, outros cartoon, detalhistas , mattepainting e por ai vai.... assim que focar no estilo que ira pintar estude ele como fazer, pois eu mesmo adoro mattepainting e sci-fi mas nao consigo fazer aquilo nunca pq o nivel de realismo é gigantesco ....por outro lado mesclei uma tecnica de vetorização com aquarela e pintura digital e criei meu proprio estilo

Compartilhar este post

Link para o post

bem, o coxão veio primeiro.... rsrssrs

Ohh Coxa, fala sério hein.. chamando a Diane de ELE? que isso rappa, é um pecado!

rsrsrs

abração mano Coxa e queria Elektra!

Compartilhar este post

Link para o post

Uhuuuu .... obrigadíssima coxao! :clap: (confesso, esperei ansiosamente por seu post)

... Panta preguiçoso, não levou fé em mim :P (brincadeira)

Eu já me lasco adoidado procurando tutos em Flash/AS3, quase nada em pt_BR, comecei curso de inglês na marra, me puxei aqui e passei pro módulo 2, lógico!!! (haja dindin $$).

Fiz curso AS3, adquiri livros (99,9% gringo), DVD e tal, mas ainda tenho muuuuuuito que ralar. Animar no Flash é paixão antiga (isso até dispensa programação, é amor mesmo).

Fico babando com alguns trabalhos do animamundi.

O uso da tablet que desejo não é nada que se compare a criações de um mestre no PS ou ilustrador, gosto do traço à mão livre, impossível repetir com qualquer ferramenta.

Posso até criar um portfolio simples, incomum jamais (creio sinceramente que eu tenha capacidade para esse feito), mesmo que tenha que me esforçar sem medidas, não importa quanto tempo.

Sim, sim, uma Intuos 4 média, é o máximo disponível aqui em Porto Alegre (coisa de aquariana metida). A máquina de lavar vai esperar, o ap tá caindo (e daí ?). Meio exagerada, sei lá, mas tô feliz da vida.

Olha só a bixa >> Clique aqui

Juro, se morasse perto lhe emprestava, pelo simples prazer de ver algo excepcional (claro que ia alugar um pouquinho, quase nada né). Aprecio arte com todas as forças da minha alma, esse ar me faz bem.

Vou conferir os links com carinho.

Beijo grande meu querido, valeu mesmo. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

só de ver essa foto do seu pc me dá vontade de guardar um pouco mai de $$$ e pegar uma Intuos também.... dizem que a média dela é boa, maior que isso já complica ... pelo menos foi o que me disseram alguns profissionais que ilustram com tablet !

qnto pagou na sua ?

Elektra não tem jeito os melhores materiais e tutoriais são em inglês, meu inglês é péssimo o pouco que sei aprendi com games e filmes, também lendo tutoriais na web, quebro um galho :D

Compartilhar este post

Link para o post

Custou R$ 1999, dei uma entrada gordinha (meu Natal) e parcelei o restante no cartão.

Comprei na Digimer, aqui em Porto Alegre mesmo.

Na Brasoftware, loja virtual respeitável (sou cliente há anos), está o mesmo preço. Tem outros modelos disponíveis.

Sobre o tamanho da tablet, ou facilidades de uso, não tinha conhecimento. Pelo que mencionou, acertei na escolha. A marca eu sabia que era bala, foi direto.

No inglês, a gente rala mas dá um jeito, já assisti um vídeo tutorial de PS (Camadas, Matt Kloskowski), como conheço as ferramentas e algumas técnicas, consegui me achar. Coisa simples, mas eu tava a fim de aprender, era extra de um dos meus livros. Me inscrever para um curso foi pura necessidade mesmo, a sintaxe do AS3 e o conteúdo indispensável são nesse idioma.

A gente nasceu brasileiro, rebolar faz parte.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: trocentos anos sem fazer nem um risco no papel, pra conferir o uso da caneta.

rosto350.jpg

@ coxao

Adorei os tutorias, nussss, baixei vídeo, img, tudo!!! Vou ralar pra conferir. Bom demais.

Encontrei no baú aqui em casa, na revista PS art digital (fev/mar 2009) - www.aps-artedigital.eu, um tuto do Antonio Paulo M. Batista com mesclagem de imagens e alguns outros recursos, com print das telas e configurações do PS.

20101225010125943.jpg

Resultado final:

20101225010630065.jpg

Autor do livro "Arte Digital - Técnicas de Ilustração Digital" publicado pela FCA. (referências da revista)

Impossível um 'iniciante' não lembrar de Van Gogh em termos de técnica de pintura digital, os olhos eram deficientes mas enxergavam longe.

Eu já vendi minha alma pro Flash/AS3, com técnicas do PS incluso. Eita nois! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

1º exercício, nenhuma técnica, mas gostei do resultado:

exerc1.jpg

Peço, por favor, considerar este tópico como [RESOLVIDO]

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o primeiro mesmo, sábado passado, eu tava cansada de estudar. Um calorão infernal, fui tomar uma cerva e furungar na tablet.

Claro que precisa melhorar muito, mas deixei para investir o esforço em algo que possa utilizar em um swf (força pra caramba a visão e minha lente tá vencida).

Observei o tuto da bolinha quanto às cores, mas a configuração dos pincéis e sobreposição de camadas foi no instinto. Aos poucos eu pego o jeito.

Quando eu tiver algo decente, mesmo simples, posto pra você conferir.

Grande abraço coxao.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa comigo, tento sim Pantoja ^_^ (vou me puxar)

Ainda essa semana devo mandar fazer a lente dos meus óculos, tá me fazendo muita falta, passo horas e horas no PC.

Eu tô me lascando de estudar AS3, me virar sozinha com livros não é fácil.

beijos my friend (voz legal que você tem, assisti um vídeo)

off topic >> li sobre sugestões para o PS, a minha vai para criar algum menu com o atalho Ctrl + Shift + Alt + E, Merge Layers que preserva as camadas originais - é bom demais, não usei o CS5, talvez já tenham adicionado.

Compartilhar este post

Link para o post

mto bom Elektra =D

fico feliz em ver interesse por pintura digital, afinal, arte é algo emocionante e tentador ehehe

vejo q adiquiriu um belo exemplar, tenho uma intuos ptk-440, modelo irmãozinho dessa tua..

bem, como foi dito pelos mestres panta e coxa, tutorias bons para acompanhar são os de video, e o youtube esta recheado de tutos e de speed painting inspiradores

mas caso goste de tutos em imgs, nao deixe de conferir o deviant art

aqui 1 unico link com dezenas de tutos EXCELENTES sobre pintura digital, direto do deviant: Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Gille New

Agradeço demais pelos tutoriais. Vou baixar tudo, com certeza.

Já visitei sua galeria no DA e gostei muito do que vi. Além da arte como um todo, você faz uso de cores de maneira fantástica. :clap:

Quando puder penso encarar um curso de design, gosto mesmo disso, mas por enquanto o Flash me exige adquirir conhecimento em programação, sem isso não se faz muita

coisa.

Grande abraço

ps: esses dias assisti no vímeo um tuto de Flash em árabe http://vimeo.com/15592463, ou algo parecido, não tinha fala, mas a didática era ótima, usava legendas, como o code é padrão, mesmo as explicações dava para compreender na boa. Postei um agradecimento em inglês e recebi retorno do autor, foi bem legal. A gente se vira né! = ]

Compartilhar este post

Link para o post

Elektra, vi um vídeo e lembrei de você na hora....

pra mim esse tutorial de pintura digital é simplesmente fantástico e muito bem explicado (in english, of course)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigada por lembrar de mim coxao.

Já favoritei o link. Vou assistir na madruga que a conexão aqui tá um lixo.

Eu que esperava uma dicas simples tô levando um curso completo. Bom demais.

Não tem nada, em março começo o 2º semestre do curso de inglês. Vamo que vamo.

Valeu mesmo. :grin:

(na boa, depois dessa vou ter que rebolar pra apresentar algo decente)

Compartilhar este post

Link para o post

Minha humílima contribuição. :grin:

Tutorial da bolinha com gradiente + sombra >> básico (em inglês), permite visualizar o tamanho dos pincéis, opacidade, movimento da caneta e uso de layers. Gostei!

Aos interessados, também recebi dicas valiosas e links com tutos excelentes >> Galeria de Criação (em tópicos de outros colegas). Vale conferir.

ps: com a permissão dos autores, devido ao número de visualizações, penso seja interessante linkar o conteúdo (acima mencionado) a este tópico.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tutorial de bolinha funcionou pra você Elektra ?

cara sinceramente pra mim nunca fncionou, sério.... pintar uma bolinha é muito diferente de pintar um personagem, um rosto.. são volumes diferentes, mas é legal pra quem nunca teve contato algum com pintura digital !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.