Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Imamura

Sistema de Assinatura?

Recommended Posts

Olá pessoal! Eu sou novo no fórum e gostaria de dizer que gosto muito do fórum iMasters. Sempre que tenho dúvidas venho pesquisar aqui, pois é uma biblioteca muito boa de ser consultada. Mas a dúvida que surgiu foi a seguinte:

Como montar um sistema de assinatura em PHP e MySQL?

Esse seria um tipo de assinatura paga como o da UOL por exemplo, onde você vai e assina a uol pra ter e-mail, disco virtual e mais um monte de coisas por um valor X.

Eu estive pensando que esse seria um tipo de codificação que utilizaria 3 tabelas sendo elas:

"usuarios",

"produtos",

"assinatura".

Na tabela usuarios seria um cadastro de usuários normal.

A tabela produtos também carregaria dados normais de um produto.

E na tabela assinatura ( que seria serviço ) eu linkaria o usuário e o produto por um tempo determinado que seria fechado na compra do contrato e que o mesmo validaria as outras funções de e-mail, disco virtual, etc.

Estou certo na minha lógica ou não?

Alguém aí teria algum exemplo desse tipo de programação?

Obrigado desde já!

OBS: Alguém sabe como se chama esse tipo de serviço?

Alguém saberia me informar como funciona esse tipo de produto virtual? :ermm:

Ninguém sabe? :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acrescentaria pelo menos mais uma tabela para informar a situação do cliente, se ele está ativo, inativo, devedor, credor e coisa do genero.

Agora em relação ao sistema na verdade é uma loja virtual de principio, onde ele vai efetuar as compras dos serviços e etc... e depois vai ter um outro sistema onde ele vai usufruir destes serviços de acordo com os 'produtos' adiquiridos, certo?

Então começe a desenvolver baseando-se em uma loja virtual, depois você cria o outro sistema em paralelo para ele usar disco rigidos e etc. Só preste atenção que vai ter que ter + tabelas no seu banco

Compartilhar este post

Link para o post

Então eu poderia estar utilizando as tabelas já descritas e estar adicionando outras...

Então vamos supor que eu tenha as tabelas:

Usuarios

Produtos

Assinaturas

Status

A partir disso eu posso então saber o status do meu cliente com relação ao pagamento.

Nessas bases, onde eu encaixaria uma associação do cliente com o produto adquirido?

E muito obrigado desde já André da Silva, já está me ajudando a esclarecer as dúvidas que eu tinha.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso você faria a associação nas tabelas.

Por exemplo

Tabela usuario seria +- assim os campos:

idUsuario, nomeUsuario, senhaUsuario, emailUsuario, enderecoUsuario, bairroUsuario, etc...

Na tabela produto teria os seguintes produtos

idProduto, nomeProduto, precoProduto, etc...

Entao você criaria uma outra tabela por ex.: carrinho, onde você linkaria os produtos com os usuarios através dos id's

idCarrinho, fk_idUsuario, fk_idProduto, quantidadeCarrinho, etc...

Então poderia criar também uma tabela de pedidos onde você armazenaria o pedido do usuário com o status e etc...

Entendeu ?

+- isso ae :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Não há necessidade nenhuma de você ter uma tabela só pra armazenar o status de cada usuário, o status pode ser armazenado em um campo na própria tabela de usuários.

Eu criaria mais uma tabela para relacionar uma assinatura com os produtos contratados.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Pessoal! Desde já Muito Obrigado! Agora estou começando a entender realmente como posso fazer esse tipo de serviço e associação!

Leozitho, pelo o que o André da silva está dizendo, se eu utilizar uma tabela a mais eu posso ter mais controle da situação, se é o que eu entendi direito. Mas, utilizando também apenas 3 tabelas e assim colocando um campo na tabela dos usuários pra identificar o status do mesmo, também facilitaria muito, mas, vamos dizer assim nas tabelas:

tbl_usuarios

tbl_produtos

tbl_pedido //Onde seriam guardadas as informações do pedido e cada update faria uma mudança na tabela status.

tbl_status /*Aqui, guardaria as informações do status do cliente baseado em cada update nas IDs "X" da tabela pedido, ou seja, guardaria informações como pendente, ativo, não ativo, etc... */

Pode ser que soe meio confuso o que escrevi, mas, talvez também indifira o fato de ter 3 ou 4 tabelas, certo?

Desculpa por demorar pra responder, eu andei tendo o último dia muito cheio!

E continuo agradecendo! Obrigado aí pela ajuda para melhorar meu entendimento sobre isso.

Aguardo retorno!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.