Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Sobrecarga em servidores iniciou pane de 24 horas do Skype, diz CIO

Recommended Posts

Lentidão dos servidores sobrecarregados foi mal interpretada por alguns clientes, que travaram; entre eles, 30% dos supernós da rede P2P do serviço.

 

Depois de uma pane de aproximadamente 24 horas, que deixou dois terços dos usuários sem serviço, o CIO do Skype, Lars Rabbe, decidiu comentar o caso nesta quarta-feira (29/12), uma semana após o incidente.

 

De acordo com um post no blog da empresa, a falha - que ocorreu no dia 22 de dezembro - foi resultado da sobrecarga em servidores que, ao se tornarem mais lentos, causou panes nos PCs de quem utilizava a versão 5.0.0152 do Skype para Windows.

 

"Na quarta-feira, 22 de dezembro, um cluster de servidores de suporte, responsáveis por mensagens instantâneas offline, ficou sobrecarregado", explicou Rabbe. "Como resultado dessa sobrecarga, alguns clientes Skype tiveram lentidão nas respostas desses servidores."

 

O problema se agravou por causa de uma versão específica do cliente Skype para Windows. "Num versão [a 5.0.0152], a demora dos servidores sobrecarregados para responder não era corretamente processada, o que causava um travamento nesses clientes", detalhou.

 

Como 50% dos usuários de Skype utilizam essa versão, 40% deles tiveram problemas no uso do serviço de comunicação. Entre esses clientes estavam de 25% a 30% dos "supernós" públicos - supernós são computadores que fazem parte da rede P2P que serve de base ao Skype, mas que cuidam de funções adicionais.

 

Esses supernós também tiveram pane, como consequência do problema com o cliente Windows. Um supernó é importante, explicou o CIO, porque ele lida com responsabilidades adicionais, funcionando como um diretório e ajudando outros clientes Skype a estabelecer conexões.

 

"Quando um supernó falha, ele pode voltar ao ar, mas leva algum tempo para que volte a estar disponível como recurso de uma rede P2P", acrescentou. O resultado: a rede P2P do Skype foi deixada com até 30% menos supernós do que o habitual. "Isso causou uma sobrecarga nos supernós que ainda restavam disponíveis."

 

A partir daí, segundo ele, iniciou-se um efeito cascata sobrecarregando também os demais servidores e afetando parte dos milhões de usuários das versões 4 e 5.0.0.156 para Windows, outras plataformas como Mac, iPhone, Android, televisores e edições corporativas como o Skype Connect e Skype Manager.

 

"Lamentavelmente, esta sequência de eventos - sobrecarga de servidores, bug no Skype para Windows (versão 5.0.0.152) e a redução de supernós disponíveis - fizeram com que nossos recursos estivessem disponíveis para poucos clientes durante aproximadamente 24 horas", analisou o CIO.

 

Um dia depois da pane, todos os serviços foram normalizados e todos os participantes puderam voltar a utilizar o serviço.

 

“Entendemos o quanto é importante a confiança, segurança e qualidade do nosso software e trabalhamos duro para manter altos padrões de qualidade, como também para desenvolver novas funcionalidades e produtos", comentou o executivo, que completou:

 

"Também estamos aproveitando da melhor forma as lições que tivemos com este incidente, para analisar os nossos procedimentos e procurar maneiras de detectar os problemas mais rapidamente".

 

Rabbe ainda ressaltou que o Skype trabalhará ainda mais para manter a estabilidade da aplicação em todos os momentos, para impedir que casos como este se repitam no futuro.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/29/sobrecarga-em-servidores-iniciou-pane-de-24-horas-do-skype-diz-cio/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tinha que ter um windows no meio do bug... :P

 

Verdade :yes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.