Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Loko da Web

[Resolvido] PagSeguro

Recommended Posts

Após lendo varios artigos, ainda tenho algumas duvidas, mas antes d mais nada, gostaria de relatar o que eu entendi até agora.

- o cliente escolhe um produto e clica em comprar (sendo que neste 'comprar' contem dados do produto, vendedor e cliente dentro de INPUT HIDDEN ) que sera redirecionado para PagSeguro, cfe imagem abaixo:

checkout1.jpg

- Como podemos perceber, temos o nome da loja, email, site, telefone, abaixo temos o nome do produto, qtd, valor, total e cep.

- Qdo cliente preenche o CEP, sera necessario informar o dados do end do comprador, cfe abaixo.

checkout2.jpg

- Após isso, o cliente devera escolher a forma de pagamento, sendo que existe varias opções, cfe abaixo:

checkout3.jpg

- Escolhendo a forma de pagamento, sera necessario autenticar o comprador, caso ainda não tenha cadastrado no PagSeguro, pode ser feito rapidamente...e caso tenha, basta colocar os dados no form.

checkout4.jpg

- Após isso sera imprimido a mensagem q a compra foi realizada com sucesso, e sera redirecionado para o site que o vendedor configurou.

Então, apos verifcar esse processo em ação, gostaria de de esclarecer algumas duvidas.

- No painel do PagSeguro, em Preferencias ->Retorno automatico de dados, existe a opção de Ativar ou Desativar o url de retorno, eis a primeira duvida.

* Sendo que pelo que entendi esse seria, qdo toda a transacao for completada, apos aquela contagem de segundos que sera redirecionado para o site ?

- Logo abaixo temos um Token, que seria uma chave de seguranca para que o desenvolver tenha todas as possibilidades de trabalhar com o robo do PagSeguro.

- Entao com a Token gerada, abaixo temos uma classe para que o PagSeguro disponibiliza para os desenvolvedores, que tem o proposito de resgatar o status da compra, que seria:

1.Boleto: Aguardando Pagamento, Aprovado ou Cancelado

2. Cartao de Credito: Em Analise, Aprovado ou Cancelado

3. Debito: Aguardando Pagamento, Aprovado ou Cancelado

Eis as duvidas:

* Vamos imaginar o cenario que o proprio PagSeguro propos, temos uma loja virtual de Ebooks, o cliente compra um produto, sera redirecionado para a tela do PS, realiza todo o procedimento, e qdo chega no final apresenta a tela de "tudo ok", entao a url de retorno conteria alem da apresentar a tela d ok, estaria a classe para atualizar o banco de dados ?

*Se for dessa maneria, no momento receberia apenas o 'aguardando pagamento' e 'em analise', mas, como sera atualizado o restante da transacao ?

* Pelo que li, existe um 'robo' do PS que realiza essa tarefa em segundo plano,... boei geral nessa parte, que 'robo' seria esse ? e como ele vai executar a a classe ? via crontab... ??

* Entao, se o PS envia para meu BD o transacao aprovada do produto selecionado, eu teria que utilizar crontab para realizar a tarefa, qdo tiver o status aprovado, seria liberada a compra, sendo que cliente receberia um email contendo o link para download ?

No mais seria isso, agradeceria muito c alguem me ajudasse, visto que nao existe forum do PS para discutir sobre isso...

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

* Sendo que pelo que entendi esse seria, qdo toda a transacao for completada, apos aquela contagem de segundos que sera redirecionado para o site ?

Sim, de fato essa página servirá também para você dar update no seu banco ou gravar algumas informações necessárias do comprador ou do produto, como dar baixa no mesmo do estoque por exemplo.

* Vamos imaginar o cenario que o proprio PagSeguro propos, temos uma loja virtual de Ebooks, o cliente compra um produto, sera redirecionado para a tela do PS, realiza todo o procedimento, e qdo chega no final apresenta a tela de "tudo ok", entao a url de retorno conteria alem da apresentar a tela d ok, estaria a classe para atualizar o banco de dados ?

Conforme disse anteriormente , sim é nessa página que você fará isso,pois atraves do webservice deles , eles te retornam todas as informações necessárias para serem tratadas, lembrando que aqui tem todas essas informações e campos que são retornados.

*Se for dessa maneria, no momento receberia apenas o 'aguardando pagamento' e 'em analise', mas, como sera atualizado o restante da transacao ?

o pagseguro gera um post para cada atualização na transação, de aguardando até cancelado ou de aguardando até aprovado... ou em análise.. depende..

De fato, você terá vários registros no seu log, ou banco de dados por exemplo, e irá filtrar o necessário de acordo com sua regra de negócio

* Pelo que li, existe um 'robo' do PS que realiza essa tarefa em segundo plano,... boei geral nessa parte, que 'robo' seria esse ? e como ele vai executar a a classe ? via crontab... ??

Não se preocupe com isso, a própria biblioteca deles o faz, preocupe-se em apenas tratar o retorno dos dados.

* Entao, se o PS envia para meu BD o transacao aprovada do produto selecionado, eu teria que utilizar crontab para realizar a tarefa, qdo tiver o status aprovado, seria liberada a compra, sendo que cliente receberia um email contendo o link para download ?

na sua página de retorno pode fazer uma verificação de quando o status_transacao tiver valor de Aprovado, você executa uma rotina de envio de e-mail!

:D

Espero ter ajudado, eu tb passei por todas essas duvidas antes de implementar.. rs

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, de fato essa página servirá também para você dar update no seu banco ou gravar algumas informações necessárias do comprador ou do produto, como dar baixa no mesmo do estoque por exemplo.

Conforme disse anteriormente , sim é nessa página que você fará isso,pois atraves do webservice deles , eles te retornam todas as informações necessárias para serem tratadas, lembrando que aqui tem todas essas informações e campos que são retornados.

o pagseguro gera um post para cada atualização na transação, de aguardando até cancelado ou de aguardando até aprovado... ou em análise.. depende..

De fato, você terá vários registros no seu log, ou banco de dados por exemplo, e irá filtrar o necessário de acordo com sua regra de negócio

Não se preocupe com isso, a própria biblioteca deles o faz, preocupe-se em apenas tratar o retorno dos dados.

na sua página de retorno pode fazer uma verificação de quando o status_transacao tiver valor de Aprovado, você executa uma rotina de envio de e-mail!

:D

Espero ter ajudado, eu tb passei por todas essas duvidas antes de implementar.. rs

Putz... vlw mesmo !!! Agora sim deu pra enternder como funciona, tirou todas as minhas duvidas ! Ajudou muito, agora e colocar a mao na massa ! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.