Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Deise Vicky

Trabalhando com JTabbedPane no NetBeans

Recommended Posts

Olá galera!

Estou fazendo uns protótipos de Telas para um projeto da faculdade e queria usar o JTabbedPane.

Até consegui criar uma página com algumas abas, mas o problema é na hora de adicionar os componentes.

A maneira que consegui fazer é a seguinte:

JButton button = new JButton("Button");
   JButton button1 = new JButton("Button Test");

JPanel panel = new JPanel();
   JPanel panel1 = new JPanel();

public Principal() {
       initComponents();
       setExtendedState(MAXIMIZED_BOTH);

configLayout();
       configEvents();
   }

private void configLayout(){
       jTabbedPane1.addTab("Aba 1", panel);
       panel.add(button);        

jTabbedPane1.addTab("Aba 2", panel1);
       panel1.add(button1);
   }

private void configEvents(){          
       button.addActionListener(new RegraBotao1()); 
       button1.addActionListener(new RegraBotao2());
       // RegraBotao1 e RegraBotao2 são duas classes que implementam as ações de cada botão!
   }

Até aí tudo certo, para cada aba do JTabbedPane eu adiciono um JPanel e em cada JPanel eu adiciono um botão.

O problema é o seguinte, já tentei adicionar outros componentes, como JTextField, JLabel, mas o problema está na hora de setar a posição dos componetes e também as outras propriedades de cada um.

Uma coisa que tentei fazer foi adicionar JPanel's já existentes, mas neste caso não consigo visualizar os componentes dele, ou seja, tenho um JFrame já criado, com botões, labels e TextFields, aí instancio ele e adiciono ao JTabbedPane, quando compilo o programa não visualizo nenhum dos componentes(Labels, TextField e botões).

Alguém tem alguma dica que eu possa utilizar para solucionar isso?

Desde já, obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagino que voce esteja tentando inserir um componente do tipo textfield num painel que e uma aba de um tabbedpane.

Talvez o problema seja o layout do painel (jpanel) que voce esta inserindo os componentes. Se o layout do seu painel for layout da borda (borderlayout) voce deve definir em qual posicao do painel ele ficara.

Exemplo:

JPanel panel = new JPanel(new BorderLayout());
panel.add(new JTextField(), BorderLayout.NORTH);

Compartilhar este post

Link para o post

Po, valeu pela resposta, mas consegui resolver o meu problema...

Foi muito fácil, achei em um tutorial.

É só ir no inspetor clicar no JTabbedPane e adicionar um JFrame, cada JFrame adicionado cria uma aba, e consigo dessa forma adicionar os componentes da paleta só arrastando.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que voce quis dizer adicionar um JPanel. Fazendo isso por uma IDE como o netbeans e realmente bem mais facil. As versoes mais recentes do netbeans deixam o layout como default o freelayout (desenho livre).

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que voce quis dizer adicionar um JPanel. Fazendo isso por uma IDE como o netbeans e realmente bem mais facil. As versoes mais recentes do netbeans deixam o layout como default o freelayout (desenho livre).

É, bem isso, um JPanel!

Valeu Vergil...

Engraçado que eu já tinha tentado fazer dessa forma antes mas não tinha dado certo. O bom é que agora eu consegui!

Estou com outras dúvidas a respeito desse componente do NetBeans.

Eu planejava criar um layout de tela mais ou menos assim:

Queria que tivesse um JTabbedPane com formulários de cadastro, um com formulários de listagem e outro com formulários de relatórios.

Só estou encontrando uma dificuldade. Eu queria que esses formulários dentro do JTabbedPane fossem indepentes do outro, como por exemplo, quando eu clicasse no Menu Cadastro, aparecessem apenas as abas de cadastro e todas as outras ficassem invisíveis, da mesma forma que clicando em listagem, aparecessem apenas as abas de listagem, e assim sucessivamente...

Como não consigo simplesmente colocar um JTabbedPane sobre o outro, pensei em adicionar apenas um componente com várias abas, e em determinados momentos mostrar apenas algumas abas e ocultar as demais, só que não estou conseguindo fazer isso...Alguém tem alguma ideia de como fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.